Bem-estar

Londrina leva ouro e bronze na Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento

por Londrinando 15.12.20

Alunos da rede municipal de Londrina venceram a primeira edição da Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento (OIMC). Dentre as equipes do Grupo 1 (alunos do 4º e 5º ano) da rede pública, Londrina conquistou a liderança com medalha de ouro, e o terceiro lugar, com bronze. Além disso, foi destaque entre todos os times do Grupo 1, atingindo o nível Diamante.

Realizado em formato virtual, o torneio teve participação de quatro países e envolveu 4.611 estudantes, do 4º ano do Fundamental até o 1º ano do Ensino Médio, divididos entre rede pública e privada. A OIMC é uma realização do Instituto Alpha Lumen em parceria com a Hope Cup International.

O resultado foi divulgado no último sábado (5), mas a preparação vem de longa data. Os 16 estudantes da rede municipal que participaram da OIMC são atendidos pela Sala de Recursos para Altas Habilidade/Superdotação, e foram coordenados pela professora Fabiane Chueire Cianca.

Por meio da Sala de Recursos, os estudantes recebem um acompanhamento diferenciado, para que consigam desenvolver e evoluir suas altas habilidades. “Entendemos que eles precisam de um espaço apropriado para que possam crescer cada vez mais. E a ideia é estimular, não necessariamente o conteúdo escolar, mas a criatividade, o raciocínio, e buscar a área de talento. Precisamos tirá-los da invisibilidade, identificar e defender essas crianças”, destacou Cianca.

A professora explicou que os 16 alunos foram divididos em duas equipes – Pequena Londres, que cravou o primeiro lugar, e Esquadrão da Inteligência. Enquanto seis crianças fizeram as atividades de matemática, dois colegas de cada equipe eram responsáveis pelas questões de conhecimentos gerais. Assim, todos puderam participar e entregar o seu melhor.

“Nos inscrevemos para essa primeira edição despretensiosamente, queríamos participar para ganhar experiência. E confesso que me surpreendi, o mérito é todo dos alunos. Meu papel era coordenar, conduzir e deixar a chama da equipe acesa. Eles resolveram tudo”, contou a professora.

A primeira fase da OIMC ocorreu em setembro, com classificação e prova da etapa seguinte em outubro. “Nem todos os alunos tinham computador, alguns usaram o celular para participar. Importante frisar o apoio dos pais, que ajudaram as crianças”, frisou Cianca.

Na sequência dessa avaliação, a segunda etapa definiu os times colocados em terceiro lugar, no mês de outubro. Dentre eles, a equipe londrinense Esquadrão da Inteligência. E os finalistas enfrentaram um grande desafio em novembro, na disputa pelas medalhas de ouro e prata, com conteúdo exclusivamente de matemática. “Como as provas foram on-line, eles fizeram uma confirmação do desempenho, também on-line, mas dessa vez ao vivo. As crianças receberam a prova, todas no mesmo horário, e tinham que resolver as questões”, contou a professora.

E no sábado (5), foi divulgado que a equipe Pequena Londres não só conquistou a medalha de ouro entre escolas da rede pública, mas também se destacou entre todas as equipes do Grupo 1 e atingiu o índice Diamante. A premiação dos alunos e professores será com certificados e medalhas, mais um troféu para as escolas.

Além da OIMC, os estudantes com altas habilidades/superdotação da rede municipal de Londrina participaram também da Olimpíada Brasileira de Robótica, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e Mostra Brasileira de Foguetes.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Londrina

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais