Em tempos difíceis, é natural procurar por respostas. Não por acaso, o boom da astrologia nos últimos anos tem se mantido firme e em ascensão. E daí chegou 2020... Este ano que impôs limites e nos tirou muita coisa por conta da pandemia. Um ano que agora está, finalmente, acabando. E o que fazemos com isso?  “Final de ano é um momento propício para fazer uma retrospectiva do que construímos e do que vamos expandir a partir dessas construções. É também um momento de limpeza, estendendo essa energia de purificação para a nossa casa e nossa vida, escolhendo o que e quem vai seguir com a gente. O calendário astrológico na verdade se inicia dia 21 de março, mas não dá para negar que o nosso calendário, o gregoriano, finaliza um ciclo em dezembro para iniciar outro em janeiro, nos impactando e nos afetando com essa energia de finalização e recomeço”, explica Lúbia Flor, da Brumália, que trabalha com tarot e astrologia como convites para o autoconhecimento.

Flor acredita que astrologia e tarot são potentes ferramentas de autoconhecimento e, como o final de ano é um tempo de revisão e planejamento, essas ferramentas nos ajudam a pensar com mais clareza: “Os oráculos não existem para adivinhar o que está acontecendo ou o que irá acontecer na nossa vida, mas sim para auxiliar compreensões para nossos potenciais essenciais e apontar quais energias estarão disponíveis para a gente”, esclarece ela.

Segundo ela, cada vez mais as pessoas estão despertando para a espiritualidade porque os dias estão difíceis e, nos momentos de crise e de dificuldades (e num ano tão atípico e árduo como 2020), as pessoas procuram se entender, se conhecer... logo, há essa busca maior por abordagens holísticas: “Acredito muito que os momentos de crise e dificuldade são propícios para que a gente se movimente e perceba as ferramentas que estão disponíveis”, reforça ela. E é aí que entra essa infinidade de ferramentas de autoconhecimento: “Para mim, autoconhecimento e espiritualidade são uma coisa só, um exercício do nosso espírito, quando a gente para e olha para a gente, em como estamos nos sentindo em cada momento”.

Lúbia Flor, da Brumália | @brumalia.flor
Lúbia Flor, da Brumália | @brumalia.flor

Para quem está buscando esse tipo de olhar, Flor explica que a consulta com o tarot mitológico, tipo de tarot que ela usa, serve para clarear os nossos sentimentos e pensamentos do presente, sendo requisitada num momento em que há confusão e desejo de olhar com mais atenção para alguma questão, tentando entender melhor, precisando tomar uma decisão. “O tarot acredita que o sofrimento é causado pela confusão, então quando conseguimos enxergar as coisas com mais clareza, por piores que sejam os obstáculos, conseguimos lidar de uma maneira melhor. Então a função de uma consulta de tarot é gerar alívio através da compreensão”.

Já o mapa astral não fala sobre o momento presente, mas diz sobre as nossas potencialidades essenciais: “É muito abrangente e fala da nossa trajetória pela vida aqui no planeta terra, do momento que a gente nasce até o momento que a gente morre. Então é uma ferramenta de autoconhecimento porque entendemos a partir do nosso mapa como lidamos com as coisas, como as coisas se encaminham para acontecer... então, nesse trabalho com o mapa, passeamos pelas casas astrológicas e cada uma delas rege assuntos muito diversos sobre a nossa vida. Há a casa da identidade, dos relacionamentos com os pais, dos nossos desejos, dos nossos propósitos, das finalizações e recomeços e outras... Existe assunto infinito num mapa astral e olhar para isso é uma potência, porque a gente consegue se sentir melhor com quem é e perceber o quanto a nossa energia é única. Na minha opinião, também gera alívio... alívio de ser quem a gente é”.

 

Para ficar de olho

Flor destaca que no dia 21 de dezembro deste ano temos para a astrologia um fenômeno importante que é a conjunção de Júpiter e Saturno no signo de Aquário: “O planeta da expansão e o planeta das estruturas estão no signo da revolução, das questões sociais, da liberdade, da tecnologia, do olhar para o futuro. Então nos será pedido e cobrado originalidade, quebra de padrões, coletividade, liberdade e igualdade. Cada pessoa é afetada de maneira individual, mas esses fenômenos dizem sobre o coletivo”, explica ela. Já a partir do dia 21 de março de 2021, o ano novo astrológico vira e passa ser regido pelo planeta Vênus: “Para entender melhor a energia de 2021, é preciso pensar nessa conjunção de Júpiter e Saturno e também nessa regência venusiana, que fala sobre desejo, relacionamento, amor, paz, harmonia e equilíbrio. É legal perceber as energias em conjunto. Podemos compreender que essa revolução será feita pelos afetos e que nós vamos repensar as estruturas dos relacionamentos, tendo em pauta o amor romântico e os relacionamentos abertos, por exemplo, se a gente comparar a energia venusiana com a energia de Aquário.”

Conectada com as energias que sobressaem a respeito de 2021, Flor escolheu uma palavra para definir as potencialidades de cada signo para o ano que vem, ressaltando que isso é apenas uma potencialidade e cada pessoa é única e tem seu próprio céu atravessado por outras singularidades. Confira:

Áries: expansão

Touro: flexibilidade

Gêmeos: Propósito

Câncer: Reinvenção

Leão: socialização

Virgem: experimentação

Libra: essência

Escorpião: amadurecimento

Sagitário: comunicação

Capricórnio: resgate

Aquário: prioridade

Peixes: autoconhecimento

E aconselhamento de flor sobre a entrada em 2021 com base no tarot mitológico ficou por conta desta carta:

“É uma lâmina da corte, então fala de potencialidades do nosso interior que podem vir a ser catalisadas por pessoas do nosso convívio. É uma carta que fala sobre o amor, o amor sobre o universo feminino, o contato com o lado sensível da alma. O conselho para a entrada de 2021 é se basear nas artes, na poesia, na música e se deixar sentir. Com essa carta do cavaleiro de copas a gente se depara com a dimensão volátil, sensível e mutável do elemento água, que como um riacho está cheio de vida e em movimento constante. É uma carta que fala sobre a fluidez dos sentimentos, o quanto é importante a gente não querer engarrafar os sentimentos. Eles são água e precisam fluir para serem cada vez melhores”.

Há um poema do poeta francês Mallarmé que sempre me guia ao pensar sobre oráculos: “Um lance de dados jamais abolirá o acaso”. Assim, abertos ao que desejamos saber, mas também ao que nos escapa, desejo a vocês um bom final de 2020, dentro das possibilidades e limitações do anormal ano que estamos finalizando agora: com responsabilidade, cuidando dos nossos e pensando também na coletividade, como bem me pede o meu signo solar, Aquário. 

Feliz Natal e um Ano Novo cheio de esperança — estamos precisando! 

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais