Londrina recebeu, na manhã desta terça-feira (19), os primeiros lotes da Coronavac – vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. A entrega oficial, feita pelo Governo do Estado do Paraná, ocorreu no Aeroporto de Londrina.

A cidade recebeu 13.960 doses, que foram distribuídas entre os 21 munícipios da 17ª Regional de Saúde.

A primeira etapa da campanha de vacinação, que se iniciou nesta tarde, contemplará dois públicos prioritários: os trabalhadores do setor de saúde que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus e os idosos residentes e profissionais atuantes em instituições de longa permanência.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, o objetivo é que todas as doses do primeiro lote sejam aplicadas até a próxima sexta-feira (22). Ele informou que a chegada do segundo carregamento está prevista para ocorrer em 14 dias. “É um momento histórico, que é traduzido pelo sentimento de esperança. Com a chegada da vacina, estamos no início do fim de um sofrimento de mais de dez meses, que atingiu a todos nós. É preciso destacar o papel dos profissionais da saúde que, em um momento de incertezas, medos e angústias, vêm cuidando da população de forma dedicada e cumprindo o compromisso firmado em sua formação, de atender e amar ao próximo”, disse.

Já o Secretário Estadual da Saúde, Beto Preto, ressaltou a importância de que, mesmo com o início da vacinação, sejam respeitadas as normas de saúde e segurança. “Gostaria de homenagear os profissionais de saúde que estão na linha de frente desta luta. A vacinação traz alegria para os nossos corações, durante este período tão difícil. Peço a todos que continuem respeitando as medidas de segurança como o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização frequente das mãos. Junto à Coronavac, essas medidas são essenciais para que possamos vencer a pandemia”, enfatizou.

Início da vacinação – Após o recebimento das primeiras doses, o Hospital Universitário (HU) de Londrina – unidade de referência para Covid-19 no munícipio – iniciou a aplicação da Coronavac em seus funcionários. A primeira pessoa a ser imunizada na cidade foi a enfermeira Maria de Fátima Hirth Ruiz, servidora do HU e da Prefeitura de Londrina – onde atua pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Para ela, a vacina representa a culminação do esforço de todos os profissionais da saúde, em especial aqueles que fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS). “O SUS tem oferecido toda a cobertura necessária e suprido as nossas demandas, enviando os materiais e equipamentos de que precisamos. Para mim, ser parte do HU e do SAMU e atender a tantos pacientes é uma vitória. Sinto orgulho de saber que a minha profissão faz a diferença”, concluiu.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Londrina.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais