A Prefeitura de Londrina, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) assinaram hoje (21/01) Acordo de Cooperação Técnica para iniciar a execução do projeto Cidades Inteligentes na Rua Sergipe.

O projeto tem como foco a adoção de novas tecnologias em ambiente urbano, por meio da instalação de soluções como inteligência artificial e conectividade, para beneficiar cidade, empresas e cidadãos. Serão investidos R$ 3,4 milhões pela ABDI na iniciativa, que prevê a instalação de luminárias inteligentes com câmeras, redes de wi-fi públicas, software de reconhecimento facial, semáforos inteligentes e software de monitoramento do movimento da rua. O projeto de Londrina deverá incluir, futuramente, testes com redes 5G.

Todo o sistema terá gestão unificada em um centro de controle operacional. Com isso, haverá impacto direto na mobilidade urbana, a partir da gestão inteligente dos semáforos, e na segurança, com a instalação de câmeras de reconhecimento facial e de placas dos veículos. 

O objetivo é que todo o comércio da via, que tem cerca de 400 CNPJs cadastrados, seja beneficiado com as tecnologias e assim possa qualificar a relação com seus clientes. Além do investimento em infraestrutura tecnológica, o projeto deverá incluir a disseminação de boas práticas em transformação digital entre as empresas da Rua Sergipe.  

A execução tem duração prevista de três anos, período em que terá condução e acompanhamento realizados pela ABDI e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), parceiros em projetos de Cidades Inteligentes no Paraná, além da prefeitura de Londrina. 

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Londrina

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais