Bem-estar

Autoridades cobram conscientização da comunidade para conter a pandemia

por Londrinando 29.03.21

O prefeito de Londrina participou, na manhã da última sexta-feira (26), da reunião e da entrevista coletiva do Comitê de Crise de Londrina realizada na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na ocasião, foi apresentado o relatório da 17ª Regional de Saúde, com dados epidemiológicos da Covid-19 e situação atual do sistema de saúde da região de Londrina.

O Comitê de Crise é composto por autoridades sanitárias, Ministério Público, e representantes de hospitais públicos e privados. O enfoque da reunião, transmitida ao vivo pelas redes sociais da UEL, foram as medidas aplicadas para conter a transmissão pelo novo coronavírus. Embora Londrina sinalize redução do índice de casos positivados, a procura pelos serviços de saúde se mantém estável.

Questionado sobre um possível endurecimento das medidas restritivas de circulação, o prefeito lembrou que, por ser referência na assistência em saúde a dezenas de outras cidades, Londrina deve acompanhar as determinações instituídas pelo governo estadual.

“A pandemia tem um caráter nacional, estadual, isso é fato. Londrina é referência para 100 cidades da região, o que adianta fechar aqui e deixar tudo aberto? Não resolve. Fizemos várias reuniões entre prefeitos, mas não se chega a um consenso, porque cada um pensa de uma maneira, como um reflexo da sociedade”, citou.

O prefeito lembrou que desde março de 2020 Londrina mantém várias restrições de funcionamento aos serviços não essenciais. No entanto, ainda é grande o número de denúncias e irregularidades, como aglomerações em festas, jogos, entre outras.

“A grande questão são os locais onde as pessoas se reúnem sem máscara. A festa, o churrasco, a confraternização em família. E é extremamente delicado conduzir e reprimir esse tipo de coisa. Só tem um jeito: a consciência das pessoas. Enquanto as pessoas não entenderem que elas têm de cuidar delas mesmas, será difícil”, afirmou.

Para Marcelo, a conscientização de cada pessoa é a única forma de impedir a transmissão, respeitando o uso de máscaras, o distanciamento social e a vacinação. “A responsabilidade é de cada um de nós, de cada cidadão. Se a gente não se cuidar não tem jeito, pode fechar o mundo. Temos que ter união de todos, de todas as esferas de governo, dos hospitais, das entidades representativas do setor produtivo mas, principalmente, da população”, reforçou.

O prefeito admitiu que, de forma estratégica, novas determinações a serem adotadas em caráter podem ser aplicadas no município para frear a circulação do vírus. “As medidas precisam ser efetivas e nós as tomaremos, em conjunto, caso seja necessário, mas dentro de uma estratégia estadual e regional. Londrina recebe e representa 100 cidades, até mais, pois temos pacientes de todo estado. E vamos seguir nessa linha, respeitando os técnicos estaduais. Caso medidas adicionais devam ser tomadas, nós as tomaremos em conjunto com os demais municípios”, disse.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Londrina

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais