Bem-estar

Cinco UBSs abrirão no feriado de Tiradentes para vacinação contra a gripe

por Londrinando 19.04.21

Cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abrirão no feriado do dia de Tiradentes, próxima quarta-feira (21), para dar seguimento à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, que iniciou na segunda-feira (12).

Nesta primeira fase, a campanha está atendendo somente crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias), por isso o agendamento deve ser feito apenas por este público.

No feriado, estarão abertas as UBSs do Jardim Tókio, do Santa Rita, do Parigot de Souza, do Itapoã, do Armindo Guazzi e do Centro, das 8 às 17 horas. Para receber a vacinação neste dia, será preciso agendar um horário e o local de vacinação, no site da Prefeitura (clique aqui para ser direcionado). O agendamento já está liberado hoje, sexta-feira (16). Foram ofertadas 400 vagas por UBS. No ato da vacinação é necessário ter em mãos um documento pessoal e é desejável que se tenha a Carteira de Vacinação.

Desde o início da campanha, em Londrina, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão ofertando a vacinação, com exceção das que aplicam exclusivamente as doses contra Covid-19 ou de atendimento para pacientes com sintomas respiratórios. A população pode se imunizar em 38 unidades, distribuídas na zona urbana e rural de Londrina, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Com exceção do feriado, cujo agendamento está sendo feito pelo site da Prefeitura, para os demais dias da semana o horário deve ser marcado por telefone, direto com a UBS de referência. Clique aqui para conferir os endereços e telefones das unidades.

A campanha está prevista para acontecer até o dia 9 de julho e os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas, de forma escalonada. Para esta primeira fase, o município de Londrina recebeu 18 mil doses da vacina trivalente, que protege contra as três cepas do vírus que tiveram maior circulação recentemente: linhagem A H1N1 e H3N2 e linhagem B/Victoria. A aplicação é em dose única, exceto para crianças que estejam recebendo pela primeira vez. Neste caso, os pais ou responsáveis também precisam agendar a segunda dose.

Nesta primeira etapa, o município estima vacinar 36.112 crianças, 5.259 gestantes e 864 puérperas. Na sequência, a campanha se estenderá para os povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos e demais grupos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários.

Calendário – Em maio, inicia a segunda etapa da campanha, voltada aos idosos com mais de 60 anos e professores da rede pública e privada. Em junho e julho acontece a terceira etapa, que visa imunizar pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, e forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medias socioeducativas.

A campanha de vacinação contra a gripe coincide com a imunização contra a Covid-19. A recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Londrina

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais