Bem-estar

Obras de revitalização do Bosque Central avançam e a previsão é encerrar em agosto

por Londrinando 29.06.21

O projeto de revitalização do Bosque, que é considerado um dos principais patrimônios histórico, cultural e ambiental do Município, prevê a retomada do conceito jardim-bosque, valorizando as características originais do espaço e mantendo ao máximo a área verde na região central de Londrina. Tudo pensado para proporcionar espaços de interação, contato e convívio com pessoas de diferentes gerações.

Quando finalizado, haverá um alargamento das calçadas, construção de bancos, pequenos palcos, mesas e alguns elementos que permitirão a realização de brincadeiras para as crianças, assim como pista de caminhada, corrida e ciclismo e barras de exercício físico, além de passagens elevadas nos cruzamentos com a Rua São Paulo e Rio de Janeiro, que vão promover a integração do Bosque com outras áreas públicas centrais da região, como a Praça Sete de Setembro e a Praça Primeiro de Maio com a Concha Acústica.

“O bosque recebeu os novos caminhos, que interligaram saídas que não existiam antes, como as ligações entre a Av. São Paulo e Av. Rio Janeiro, ficando mais fácil de as pessoas transitarem e depois vai receber mobiliário urbano, espaço para o playground, o food truck na área central, e as mesas como tinham antes, mas reformuladas. Será um espaço melhor para a população”, disse a engenheira da empresa San Pio Construtora EIRELI, que está executando os trabalhos, Amanda Castro.

Algumas árvores foram retiradas do local, para que a revitalização pudesse avançar e dar lugar a uma melhor circulação de pessoas, diminuição de área de pouso para os pombos e melhor aeração do espaço. Sobre isso, o secretário de Ambiente, Ronaldo Siena, explicou que foi feita uma análise por parte dos órgãos públicos, como a Sema, o Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que é quem autoriza a retirada de espécies nativas e que após o término das obras, a Sema continuará monitorando a situação dos pombos.

“Fizemos o levantamento florestal daqui, que passou pela análise da SEMA, que por sua vez pediu algumas alterações no trajeto para poder diminuir a erradicação das árvores, e que teve autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Também vamos fazer o acompanhamento do comportamento das aves a partir da entrega da obra e vamos buscar novas alternativas ou até mesmo um conjunto de alternativas para tentarmos diminuir a quantidade de pombos aqui”, pontuou o secretário de ambiente.

No futuro próximo, quem passar pelo local verá que além da parte estrutural do Bosque, a iluminação pública também será diferente. Ela terá efeitos cênicos e projeções coloridas voltadas para as copas das árvores, o que garantirá a sensação de mais segurança para aqueles que quiserem passear, usufruir das áreas de lazer ao ar livre ou ainda ali permanecer para contemplar. O bosque já era um cartão postal e vai ganhar uma importância ainda maior no coração dos londrinenses.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Londrina

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais