Cultura

Festival Internacional de Música de Londrina é confirmado para dezembro

por Londrinando 02.08.21

A 41ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) foi confirmada para acontecer entre os dias 5 e 11 de dezembro deste ano. O evento será realizado virtualmente, pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia da Covid-19. Uma parte da programação artística do festival terá caráter educativo e didático, sendo que alguns espetáculos serão em formato híbrido seguindo as normas de segurança estipuladas pelos decretos municipais e estaduais.

Segundo a assessoria de imprensa do festival, o 41º FIML terá seu eixo pedagógico com aulas on-line, privilegiando a formação musical em diferentes propostas para composição, improvisação e arranjo, história da música brasileira contextualizada, instrumentos diversos, formação de coros, oficina de jazz e choro, a formação do educador musical em contextos inclusivos e coletivos. Em breve a direção do festival divulgará os cursos que serão ofertados e o período de inscrição via site do evento (https://fiml.art.br/).

A abertura oficial do Festival de Música está programada para o dia 5 de dezembro. Neste dia, haverá shows com grupos de Londrina. No dia 10 de dezembro, em comemoração ao aniversário de 87 anos de Londrina, será realizado um show com o cantor e compositor Ivan Lins, acompanhado da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel) e que deve ser realizado no Teatro Universitário Ouro Verde, com transmissão “ao vivo” (live streaming).

Em 2020, a pandemia da Covid-19 alterou o formato do festival. Com isso, o FIML se tornou mais compacto, mas manteve o dinamismo, a qualidade e a diversidade na oferta dos cursos. No eixo pedagógico do evento, foram realizados 35 cursos, oficinas, lives e masterclasses, com 41 professores, ministrando aulas em salas virtuais para cerca de 700 alunos de todo o Brasil. Os organizadores avaliam que a edição foi um sucesso.

Seminário Internacional – Em outubro, abrindo a programação da 41ª edição do FIML, será realizado o I Simpósio Internacional de Educação Musical, uma parceria interinstitucional entre o Festival, Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME), UEL e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

A conferência de abertura está confirmada com a presidente da ISME, Emily Akuno. A educadora do Quênia vem desenvolvendo reconhecido trabalho na área da Educação Musical, mundialmente baseado no respeito à diversidade cultural.

Segundo a diretora pedagógica do festival, Magali Kleber, a sua proposta vai muito além de uma visão eurocêntrica, já superada, e traz os valores culturais para uma perspectiva pedagógica, de valorização das práticas musicais tão diversas que encontramos pelo mundo, em comunidades e grupos sociais que tem a música como identidade.  Estão previstas, ainda, a participação de importantes conferencistas de diversos países.

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida e como presidente da Associação de Amigos do FIML, Marco Antônio de Almeida. A realização é da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná; Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal da; Universidade Estadual de Londrina/ Casa de Cultura; e e Associação de Amigos do FIML.

Texto: Dayane Albuquerque, com informações da assessoria do festival

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais