Diversidade

Começa hoje (27) a 4ª Semana Diálogos sobre Políticas e Cultura LGBTI+

por Londrinando 27.09.21

A Mostra de Cultura LGBTI+ de Londrina promove, a partir de hoje (27) a quarta edição da Semana Diálogos sobre Políticas e Cultura LGBTI+. Nesse ano, a programação leva o nome de Semana Megg Rayara, em homenagem à professora paranaense, e os encontros vão tratar de temas pertinentes para as vivências de pessoas LGBTI+.

Dentre os assuntos que serão abordados pelos convidados, estão a representatividade e a visibilidade, modos de expressão da identidade, o consumo consciente (pink money) e o envelhecimento. Os diálogos, transmitidos no ambiente digital, serão realizados até 1° de outubro, sempre às 20h, com mediação pelo Coletivo Movimento Construção, que organiza a Mostra de Cultura LGBTI+ junto da produtora cultural PÁ! Artística.

Segundo a integrante do Coletivo Movimento Construção, Mariana Valle, essa é uma oportunidade de promover conversas de peito aberto e combater a desinformação. “É preciso, mais do que nunca, criar pontes e espaços de diálogo para que possamos romper a barreira da ignorância”, defendeu.

Para a realização da Semana Diálogos, serão respeitadas todas as normas de segurança sanitária. A série de debates faz parte do eixo formativo da Parada LGBTI+ de Londrina, organizada pelo Coletivo Movimento Construção. O objetivo é aliar a alegria da Parada com momentos de debate e reflexão sobre as demandas da comunidade.

Hoje (27), a abertura do evento conta com as presenças da ativista Renata Borges e do advogado Paulo Carneiro. Borges é idealizadora da Marcha da Visibilidade Trans e Travesti do Paraná e da Parada LGBTI+ de Apucarana. Carneiro é especialista em Direitos Humanos, além de sócioproprietário na empresa Carneiro, Vicente & Colli – Advocacia Humanista. Para assistir essa e as demais transmissões, basta acessar uma das páginas da Parada LGBTI+ de Londrina no YoutubeFacebookInstagram ou Linkedin.

A Semana Diálogos busca trazer momentos de reflexão e informação sobre assuntos relevantes para a comunidade. “Enxergamos na Semana de Diálogos uma oportunidade de reverberar a importância dos temas que envolvem a população LGBTI+ na busca de uma sociedade mais justa e com equidade de direitos”, explicou Poliana Santos, membro do Coletivo Movimento Construção e mediadora do primeiro encontro.

A Mostra de Cultura LGBTI+, que promove a Semana Diálogos, é beneficiada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura de Londrina. Este ano, a Mostra será realizada no dia 17 de outubro e transmitida ao vivo pela internet. Com o tema “Cidadania”, as atrações foram escolhidas por meio de um chamamento público e serão divulgadas nas próximas semanas, contemplando sete categorias: teatro/performance, canto/grupos musicais/bandas, música eletrônica (DJs), dança, literatura, fotografia e artes visuais.

Semana Megg Rayara

A 4ª edição da Semana de Diálogos traz a professora Megg Rayara como homenageada da edição. Rayara foi escolhida pela organização devido a sua longa trajetória de enfrentamento aos preconceitos. Em 2016, tornou-se a primeira travesti negra doutora em Educação do Brasil. Hoje, ela ocupa um lugar de prestígio na academia como pesquisadora e docente na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A homenageada participa do debate sobre as singularidades do envelhecimento LGBTI+ na terça-feira (28). Na ocasião, a historiadora carioca Heliana Hemetério e o professor Regis Moreira acompanham Rayara no debate mediado por Mark Sales.

 

Programação completa:

Segunda-feira (27)

Abertura: Representatividade e Visibilidade LGBTI+ como dínamo para lutas políticas

Convidados: Renata Borges | Paulo Carneiro

Mediação: Poliana Santos

Terça-feira (28)

Envelhecimento LGBTI+: singularidades, mudanças e permanências

Convidados: Megg Rayara | Heliana Hemetério | Regis Moreira

Mediação: Mark Sales

Quarta-feira (29)

Pink Money: consumo (in)consciente?

Convidados: Haigo Porto | Daniella Motta | Polyana Ferrari

Mediação: Guilherme Lupin

Quinta-feira (30)

Ser LGBTI+: Expressão e Pluralidade de nossas Identidades

Convidados: Léo Ribas | Urse Brevilheri

Mediação: Mariana Valle

Sexta-feira (1°)

Encerramento: Aquecimento MOSTRA DE CULTURA LGBTI+

Convidados: Ex-integrantes e atuais membros do Coletivo Movimento Construção, produção e curadores.

 

Texto: Juliana Gonçalves, com informações da assessoria de imprensa da Mostra de Cultura LGBTI+ de Londrina

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais