Bem-estar

Confira como funcionarão os serviços municipais durante o feriado de 12 de outubro

por Londrinando 08.10.21

A Prefeitura de Londrina informa como será o funcionamento dos serviços municipais no período do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, no dia 12 de outubro, quando também é comemorado o Dia das Crianças. O prefeito Marcelo Belinati decretou ponto facultativo na véspera, dia 11 de outubro, para as repartições públicas municipais. Assim, não haverá expediente na sede administrativa da Prefeitura e também nas secretarias e órgãos municipais, sendo que os atendimentos serão retomados normalmente na quarta-feira (13).

O Decreto nº 1.108 pode ser acessado, na íntegra, pelo Jornal Oficial do Município, edição 4.456, publicado na última terça-feira (5).

O fechamento nos dias 11 e 12 incluem órgãos como a Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD), Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (Procon-LD), Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml) e outros.

Durante todo o período de feriado, não haverá interrupção nos serviços considerados essenciais, incluindo os de urgência e emergência, saúde e segurança. Os órgãos que prestam essas atividades deverão escalar os servidores de acordo com a exigência, para que não ocorra a descontinuidade dos atendimentos e a qualidade do serviço não seja comprometida.

Saúde – Tanto na segunda-feira (6) como na terça (7) terão funcionamento normal os plantões dos Prontos Atendimentos do Maria Cecília (18 horas) e do União da Vitória (16 horas), bem como do Jardim Leonor (24 horas), além da UPA 24 horas Maria Angélica Castoldo (Centro-Oeste).

Também continuarão funcionando, sem interrupção, o plantão do CAPS III, o Pronto Atendimento Infantil (PAI), a Maternidade Municipal Lucilla Balallai e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU).

Até terça-feira (12), ficarão fechadas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Policlínica Municipal, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I e o CAPS AD. O funcionamento retorna na quarta-feira (13).

As exceções serão as UBSs que estão realizando exclusivamente a vacinação contra Covid-19. No sábado (9), das 7h às 19h, estarão abertos o Centro de Imunização (CCI) da Zona Norte e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim do Sol, Alvorada, Eldorado, Ouro Branco e Vila Casoni.

No domingo (10), também das 7h às 19h, funcionarão para vacinação o CCI Norte e as UBSs do Alvorada e Ouro Branco. Já na segunda-feira (11), das 7h às 19h, todas as unidades mobilizadas para vacinação de Covid-19 ficarão abertas. E na terça (12), dia do feriado, haverá vacinação no CCI Norte e unidades do Eldorado e Jardim do Sol, seguindo o mesmo horário dos dias anteriores.

Educação – Na rede municipal de ensino de Londrina, todas as unidades escolares estarão fechadas nos dias 11 e 12 de outubro, e, portanto, não haverá aulas nas escolas municipais, Centros Municipais de Educação (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos conveniados. As atividades serão retomadas, regularmente, na quarta-feira (13), com a realização das aulas no modelo atual em vigência, conforme estabelece a Secretaria Municipal de Educação.

Defesa Social – Durante todo o final de semana e período do feriado, a Guarda Municipal de Londrina (GML) continuará operando normalmente, 24 horas por dia. Haverá trabalho de patrulhamento das áreas públicas, espaços de lazer, parques, praças, lagos, pistas de caminhada, ciclovias, academias ao ar livre e demais espaços similares.

Além disso, prosseguem igualmente o serviço de videomonitoramento da GML e as ações de fiscalizações de estabelecimentos suspeitos de descumprir os decretos municipais que regulam o funcionamento de comércio, indústrias e outros segmentos. A população pode registrar denúncias e ocorrências pelos telefones 153 (Guarda Municipal) e 199 (Defesa Civil).

Acesf – O órgão não terá atendimentos administrativos em sua sede durante este final de semana e feriado. A retomada das atividades será na quarta-feira (13). No entanto, os atendimentos funerários continuam funcionando normalmente, 24h, todos os dias da semana, inclusive no feriado. Informações gerais sobre os serviços da Acesf podem ser obtidas pelo site https://acesf.londrina.pr.gov.br/ .

Como forma de reduzir os riscos de contágio e transmissão de Covid-19, a Acesf orienta para que apenas um representante familiar compareça até a sede da autarquia para realizar os devidos encaminhamentos.

Fazenda – No período do feriado, não haverá atendimentos na Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda. O funcionamento retorna juntamente com a reabertura da sede da Prefeitura, na quarta-feira (13).

No entanto, o sistema on-line segue disponível ao público para agendamento de horários e demandas diversas, incluindo a adesão ao Programa de Regularização Fiscal (Profis) e outros débitos e taxas municipais.

A página geral da Secretaria Municipal de Fazenda pode ser acessada clicando aqui.

Trabalho, Emprego e Renda – A Agência do Trabalhador (SINE) e demais serviços realizados nesta sede estarão suspensos no dia 11 de outubro. Mesmo assim, uma série de serviços continuam disponíveis para a população, por meio do Portal da Prefeitura, no endereço www.londrina.pr.gov.br/sine.

Agricultura – O Restaurante Popular, localizado na Rua Professor João Cândido, 14, Centro, ficará aberto normalmente na segunda-feira (11), das 11h às 14h.

Cohab – Também estará fechada a sede da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld), que volta a atender o público na quarta-feira (13). Durante o feriado, é possível encaminhar mensagens para o órgão por meio do formulário eletrônico (clique aqui).

Ambiente – A sede da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) não funcionará no dia 11 de outubro, e serão realizados apenas serviços operacionais. E, por conta da pandemia, o Parque Municipal Arthur Thomas também continua fechado para o público.

CMTU – Os setores administrativos e de atendimento ao público da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) estarão fechados na segunda (11) e terça-feira (12), retornando ao expediente regular na quarta, a partir das 8h. O Terminal Rodoviário de Londrina terá o serviço normal das equipes operacionais, com recesso apenas das atividades administrativas.

Na terça-feira (12), feriado nacional, os ônibus do transporte coletivo circularão com as tabelas de domingo. E na véspera, segunda (11), adotarão os horários referentes aos dias úteis.

As feiras livres, feiras da lua e feiras gastronômicas terão funcionamento normal em ambos os dias. Na véspera do feriado, os agentes municipais vão atuar no monitoramento e fiscalização do trânsito em escala reduzida. Já na terça (12) farão a organização do tráfego no Terminal Rodoviário e no entorno do Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova.

Os serviços de remoção de entulhos, desobstrução de bueiros, capina e roçagem do mato, entre outros, serão suspensos no feriado e voltarão à normalidade na quarta-feira (13).

Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) dos bairros Nova Conquista e Vista Bela permanecerão abertos para o recebimento de resíduos até as 17h de segunda-feira. Depois disso, o atendimento será suspenso e voltará ao normal na quarta (13).

A coleta do lixo, responsável pela retirada do rejeito e do orgânico, será realizada sem alterações. Por outro lado, o recolhimento do material reciclável será feito de acordo com a escala de cada cooperativa. Ecorecin, Cooper Mudança, Cooper Região e Coocepeve adiantarão o trabalho para segunda. Cooper Refum e Coopernorth irão atuar na terça-feira mesmo, sem pausas, enquanto a Cooperoeste transferirá o atendimento para quarta.

Para conhecer a cooperativa responsável por cada área no município, o morador pode acessar o endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br, na opção “Mapa da Coleta Seletiva”.

 

Texto: Renan Oliveira e assessoria da CMTU

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais