Lugares

Fechado desde março de 2020, Parque Arthur Thomas será reaberto nesta sexta (28) para visitação

por Londrinando 26.01.22

Uma das áreas verdes mais importantes de Londrina, o Parque Municipal Arthur Thomas (R. da Natureza, no 155), será reaberto para a população na próxima sexta-feira (28) e o espaço poderá ser visitado de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. De acordo com a Secretaria, a princípio não haverá limitação do número de usuários que poderão ocupar simultaneamente o local, cuja área é de 85,47 hectares. Porém, os visitantes devem usar máscaras de proteção, levar seu próprio álcool gel e manter o distanciamento social.

Fechado desde março de 2020 devido à pandemia de Covid-19 e, posteriormente, para a execução de intervenções necessárias à sua reabertura, o Parque Arthur Thomas tem recebido diversos trabalhos de manutenção nos últimos dias. Entre eles, estão melhorias nas pontes, calçamento da área interna e pontos de ônibus que dão acesso ao Parque; limpeza e pintura do Espaço Ipê, onde os visitantes realizam piqueniques e são promovidas oficinas e atividades; desobstrução das trilhas; e reparos nos dissipadores de água pluvial.

O secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena afirmou que “Essa ainda não será uma revitalização total, mas buscaremos novos recursos para fazer as intervenções necessárias no interior do Parque. No momento, o que esperamos é que a população volte a ocupar esse espaço público tão importante, que proporciona o contato com a natureza. Por isso, estamos fazendo a reabertura e pretendemos realizar cada vez mais melhorias para os munícipes”.

Regras – O biólogo e gerente de Parques e Biodiversidade da Sema, Jonas Pugina, incentivou a população a prestigiar a unidade, lembrando que existem regras a seguir durante as visitas. “Os visitantes devem contemplar e observar a fauna e a flora, mas não devem interagir com elas. Não se pode alimentar, tocar ou capturar qualquer animal, nem extrair da vegetação qualquer fruto, raiz, folha ou flor, assim como se aventurar em locais que estão fechados ou não são trilhas oficiais”, frisou.

Ainda segundo Pugina, por razões de segurança não é permitido entrar no Parque com bicicletas ou levar animais de estimação, pois eles podem atacar ou ser atacados pela fauna silvestre, assim como transmitir ou ser infectados por zoonoses.

Características – Localizado no Jardim Piza, região sul de Londrina, o Parque Arthur Thomas é o último remanescente florestal de grande porte localizado na área urbana, a 3 km da região central.

Reconhecido como Unidade de Conservação desde 1994, é habitado por animais como quatis, macacos-pregos, tatus, cotias, cágados, lagartos e diversas espécies de aves, incluindo garças, jacus e sabiás-laranjeira. Sua flora também é rica, apresentando árvores como peroba-rosa, cedro, cajarana e pau-d’alho, entre outras. Além do lago situado no centro do Parque, uma de suas principais atrações é a Cachoeira do Beija-Flor, que tem 25 m de altura e possui um mirante, estando liberada para visitação.

Foto de capa: CK Turistando.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais