Bem-estar

Londrina segue determinação do Estado sobre a flexibilização do uso de máscara facial

por Londrinando 18.03.22

O município de Londrina já está seguindo o Decreto Estadual nº 10.530, de 16 de março de 2022, que trata da utilização de máscaras de proteção. Para a população adulta, a partir de hoje (17), conforme a nova legislação, o uso em espaços ao ar livre será opcional, enquanto em locais fechados (eventos, transporte público, trabalho ou comércio) será obrigatório. A liberação também vale para crianças menores de 12 anos, a critério dos pais, em espaços abertos ou fechados.

Na noite de ontem (16), a Prefeitura de Londrina publicou o Decreto Municipal nº 281/2022 revogando o Decreto Municipal nº 457, de 9 de abril de 2020, que tratava da obrigatoriedade do uso de máscara na cidade. O novo Decreto está publicado na edição 4586 do Jornal Oficial, de 18 de março de 2022. Com isso, fica valendo, em Londrina, o Decreto Estadual.

O Decreto Estadual nº 10.530 também determina a obrigatoriedade do uso de máscara facial para indivíduos que apresentem sintomas da Covid-19, em ambientes abertos ou fechados.

A decisão do Estado, pela flexibilização, levou em conta o bom desempenho da vacinação contra a Covid-19 no Paraná, na redução das formas mais graves da doença, com cobertura vacinal da população geral para a primeira dose e dose única de 93,07% e para a segunda dose de 87,43%. Também considera a taxa de transmissão (R0) no Estado, de 0,98 registrada em 8 de março deste ano, apontando a desaceleração da pandemia.

Em Londrina, os dados também demonstram uma desaceleração da pandemia. A taxa de positividade, dos exames de RT-PCR convertidos em positivos, chegou a 52,5%, em dezembro de 2021, caindo para 12,6% na última semana de março deste ano. O R0, indicador que mede a velocidade da pandemia, também apresenta tendência de queda no município. O índice, que no dia 11 de janeiro chegou a 1,49, agora está em 1,02, com expectativa de estar abaixo de 1 na próxima semana.

O prefeito Marcelo Belinati comentou sobre as novas regras válidas a partir do novo decreto estadual, enfatizando que, mesmo com a liberação parcial do uso de máscara, é importante as pessoas terem consciência de que a pandemia ainda está em curso. “Seria uma situação confusa e complicada Londrina desobrigar o uso de máscara e as cidades da região, como Cambé ou Ibiporã, determinar que isso é obrigatório, por exemplo. Não faria muito sentido, já que recebemos milhares de pessoas de outros municípios e até estados, então não tinha como ser diferente e o mais adequado é, neste momento, seguir as orientações das autoridades estaduais. Vamos continuar acompanhando e avaliando com atenção como isso caminhará. O mais importante é salientar que a liberação ocorre agora apenas para locais abertos, permanecendo obrigatória a máscara protetora em áreas fechadas, onde o risco de transmissão é muito maior”, frisou.

Escolas municipais – A Secretaria Municipal de Educação de Londrina informa que orientou, hoje (17) pela manhã, todas as unidades escolares sobre a nova determinação.

De acordo com a secretária da pasta, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a orientação visou informar os funcionários sobre a dispensa do uso de máscara facial, para as crianças de até 12 anos, para que elas não sejam impedidas de entrar nas escolas por não estarem usando a máscara.  “Lembrando que o uso é facultativo, ou seja, as crianças que quiserem continuar usando a máscara podem continuar”, ressaltou.

 
Com informações da assessoria de imprensa
 

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais