O e-book Pequeno manual de escrita afetiva: escrever do lado de dentro, escrever do lado de fora, da jornalista e Mestra em Estudos Literários Layse Barnabé de Moraes, acaba de ser lançado.

O projeto, que tem patrocínio do PROMIC (Programa de Incentivo à Cultura), é um convite à escrita em dois movimentos: primeiro o dentro, mergulhando nos mundos internos e universos íntimos; depois, emergir do eu para o fora: observando o outro e o entorno, as ruas, a cidade.

O livro, que tem projeto gráfico da designer Gabriela Campaner, convida quem lê a pensar a escrita como um território de afeto, por isso escrita afetiva, que diz respeito ao que nos move, convoca e atravessa, não ocupando necessariamente uma posição amável, delicada.

“O Pequeno manual foi pensado para que a criação literária seja experimentada através do encontro consigo e com o outro sem amarras, regras e fórmulas fechadas. Acredito muito que todos têm uma história para contar, então o livro pretende abrir espaço para que a escrita invada a vida e seja encarada de mãos dadas com o sentir livre e fluido”, completa Layse.

Na publicação, que pode ser baixada gratuitamente por este link, há um compilado de propostas de escrita, provocações e questionamentos que convocam à criação a partir da observação do eu e do mundo ao redor. “A intenção é que os escritos surjam do universo íntimo (não necessariamente baseados em fatos autobiográficos) de cada um e que a escrita afetiva surja como uma possibilidade e um caminho”, explica a autora.

Sobre a autora:

Layse Barnabé de Moraes é jornalista, Mestra em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Doutoranda em Letras pela mesma instituição. Este e-book é um recorte de sua vivência como pesquisadora de literatura e principalmente como ministrante de oficinas de escrita. Ela também divide seus escritos, leituras e cursos no @coracaononsense.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais