A Expo Japão, um dos maiores eventos da cultura japonesa do estado do Paraná, vai até o dia 19 de junho na Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL). Uma grande festa com intensa programação que reúne arte, cultura, gastronomia, esportes, exposição de produtos, palestra, workshops, e outras atrações.

“Nossa expectativa é a melhor possível. Sentimos que a cidade e toda a região estão aguardando a Expo Japão, e esperamos superar o recorde da edição de 2019, que foi de 35 mil pessoas nos cinco dias de festa”, revelou Luciano Matsumoto, coordenador geral do evento.

Instalada em uma área de mais de 5 mil metros quadrados, a Expo Japão contará com atrações tradicionais e contemporâneas, como a Cerimônia do Chá, Taikô (tambores japoneses), Bon-Odori (dança tradicional), Matsuri Dance (dança contemporânea), Ikebana (arranjos florais), Bonsais (árvores em miniatura), desfile de vestimentas japonesas, demonstrações de artes marciais, entre outros.

O Espaço Nerd, sucesso entre os jovens, estará presente novamente na festa apresentando as tendências da cultura contemporânea oriental como o K-pop, oficinas de mangás, área para games, presença de cosplayers, além de espaços dedicados a personagens atuais como os das franquias Star Wars e Harry Potter.

A sede da ACEL fica na Rua Archiles Pimpão Ferreira, 2.300, Estrada do Limoeiro. A Expo Japão está acontecendo desde quarta-feira, e nesta  sexta-feira funcionará  das 18h às 22h, sábado e domingo das 10h às 22h. Os ingressos custam R$ 5,00 (meia) e R$10,00 (inteira), mas crianças até 4 anos e idosos acima de 65 anos têm entrada franca.

A programação completa e atrações da Expo Japão 2022 podem ser consultados no site oficial do evento, www.expojapao.com.br.

Gastronomia oriental

Oito restaurantes que reúnem o melhor da gastronomia oriental confirmaram presença na Expo Japão deste ano. Os visitantes vão poder contar com uma infraestrutura com Praça de Alimentação e capacidade para atender 2 mil pessoas. Além disso, haverá também food trucks, cafeteria e doceria.

Eventos Agrícolas

Nesta edição os eventos agrícolas estão concentrados em um mesmo espaço, com a 59ª Exposição Agrícola, que mostra a diversidade da produção da zona rural de Londrina e região, e o 9º AgroInovatec, evento técnico e de formação da Expo Japão.

A expo agrícola, juntamente com a 9ª edição do AgroInovatec, está focada na sustentabilidade social com a exposição de produtos orgânicos, espaços para a exposição e áreas de comercialização de diversos itens.

“Tivemos menos de dois meses para organizar os eventos agrícolas, então optamos por fundir o evento tradicional com propostas mais tecnológicas trazidas pelo AgroInovatec, sempre visando a sustentabilidade do pequeno produtor. Com a demanda da atual sociedade é focada em alimentos saudáveis, a programação de palestras vai focar na experiência de agricultores e de entidades como o IDR e a Universidade Estadual de Londrina”, explicou um dos coordenadores do evento, Tumoru Sera.

Crianças e idosos

Todos os anos, a Expo Japão abre espaço para vinda de aproximadamente 300 alunos de escolas públicas da cidade, uma oportunidade para que que eles entrem em contato com a rica cultura oriental. A tarde com as crianças está agendada para quarta (15) a partir das 14h.

Na quinta-feira (16) a organização divulga o resultado do projeto “O Japão que inspira”, realizado anualmente junto aos alunos da rede pública de ensino. A iniciativa da ACEL, em parceria com a Expo Japão e apoio da Secretaria Municipal de Educação, vai premiar os melhores trabalhos no palco principal a partir das 12h.

A terceira idade também tem programação garantida na tarde de sexta-feira (17) com apresentações, passeios, recreação e hora do lanche. No dia 18, Dia da Imigração Japonesa está programado o Culto In Memorian aos imigrantes japoneses. A celebração será com o monge do Templo Honpa Hongwanji de Londrina.

Pavilhão Cultural

Um espaço muito procurado pelo público é o Pavilhão Cultural, local que traz exposição de objetos, vestimentas, ikebana (arranjos de flores), bonecas e um local exclusivo para a tradicional Cerimônia do Chá, realizado de quinta a domingo às 14h, com participação aberta para o público.

Também estão programadas apresentações de kotô (instrumento de cordas japonês) na quinta (13h30), sábado (12h e 15h15) e domingo (11h e 14h30).

Site: www.expojapao.com.br

Com informações da assessoria de imprensa.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais