Gastronomia

Londrina participa pela primeira vez do maior concurso de Comida di Buteco

por Londrinando 10.04.23

O Concurso acontece simultaneamente em todo o Brasil! São 45 cidades nos principais estados brasileiros e envolvem mais de 1.000 bares. Todos os participantes são empresas familiares que têm à frente de seus proprietários. A eleição será realizada presencialmente pelos frequentadores dos bares e por um júri técnico que deverá avaliar quatro quesitos: pestisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O voto deve ser colocado em uma urna que não está no próprio bar.

Nesta 23ª edição do concurso, o tema remonta aos primórdios da história: Ervas e Especiarias. Afinal, as ervas e especiarias são utilizadas nas cozinhas de todo o país, permitem apropriações regionais e possuem uma ampla variedade. Dessa forma, os butecos podem explorar e abusar da criatividade.

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa e como uma plataforma real para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: O BUTECO. O concurso tem a missão - “TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA”.

OS BUTECOS DE LONDRINA PARTICIPANTES SÃO:

1)  BAR DA PRAÇA

Isca de frango
Isca de frango empanada na farinha acompanhada de molho verde da casa.

Endereço:  Rua Deputado Fernando Ferrari, 963 | Campo Belo, Londrina – PR

Telefone:  (43) 3024-6020

A Isca de Frango é o carro-chefe do Bar da Praça. O petisco é o mais pedido dos clientes que frequentam o espaço e também pelos consumidores que pedem pelo aplicativo do iFood. “Os clientes dizem que nossa isca de frango não é seca, mas é macia e molhadinha por dentro. Ela é empanada na farinha; os clientes gostam muito do molho verde que acompanha o petisco”, explica Claudia Aparecida da Silva, chef experiente e convidada do Bar da Braça. Uma pequena porção de isca de frango atende duas pessoas, e uma grande é suficiente para quatro pessoas comerem. Claudia da Silva trabalhou em importantes restaurantes de Londrina. Há 3,5 anos ela montou o próprio negócio, servindo almoço (de segunda-feira a sábado) e no final de tarde (das 17h às 24h) de terça-feira a sábado funciona como bar.

2)  ASSADA E CIA

Endereço: Rua Visconde de Mauá, 168 – Sala 06, Mercado Shangri-lá | Jardim Tatiani, Londrina – PR

Telefone: (43) 3327-0805

Bolinho de Carne suculento. O Bolinho de Carne e a cerveja super gelada são as atrações do Assada e Cia; Cia, bar localizado no Mercado Shangri-lá. Os clientes salientam que o Bolinho de Carne produzido pela família Assada tem um sabor especial, pelo tempero com especiarias e, principalmente, pela qualidade e quantidade generosa de carne de primeira em relação aos demais ingredientes. O Assada e Cia funciona no mercado desde a sua fundação em 1968. O local é ponto de encontro dos londrinenses, principalmente, aos sábados e domingos.

3) BAR BRASIL

Bolinho de frango e queijo
Bolinho de frango sem farinha recheado com queijo mussarela.

Endereço: Rua Prefeito Hugo Cabral, 757 | Centro, Londrina – PR

Telefone: (43) 3323-4418

O saboroso Bolinho de frango da torcida. O Bar Brasil é o ponto de encontro dos londrinenses quando tem algum jogo importante dos times mais populares do Brasil e os internacionais. É lá que a torcida se reúne para assistir aos jogos. O local existe há 80 anos e foi fundado por um espanhol. Desde 2016 o Bar Brasil é de propriedade da família Souza, o casal Mara e Lourival Garcia de Souza e o filho Rhay é quem administram o espaço. O Bolinho de Frango (sem farinha) e Queijo é o preferido da clientela que admira o petisco por ser crocante e muito saboroso. O Bar Brasil funciona de terça à sexta-feira das 18 às 24 horas, no sábado até às 24 horas e no domingo das 17 às 22 horas.

3) BAR DO JAPA

Frango Karaagê
Frango frito oriental, macio por dentro e crocante por fora.

Endereço: Avenida Duque de Caxias, 2921 | Jardim Londrilar, Londrina – PR

Telefone: (43) 3026-5011

Frango Karaage é um petisco com sabor oriental e O bar do Japa como não poderia deixar de ser, tem um petisco com sabor da culinária oriental, o “Frango Karaage”. O prato, o preferido da clientela, é feito com frango empanado e frito, e temperado com molho tare que possui um sabor agridoce. “ O frango Karaage é macio por dentro, crocante por fora e ao mesmo tempo suculento”, explica Lorena, que juntamente com o marido Elton Silva Matsuda são proprietários. O Bar do Japa funciona de terça a sábado das 18 às 24h.

 5) TORRESMERIA

Supremacia de mandioca
Quadradinho de mandioca cremosa com queijos, manta de linguiça de pernil e vinagrete de ervas. Acompanha molhos de geleia de abacaxi com pimenta e molho chimichurri e especial pimenta da casa.

Endereço: Rua Fernando de Noronha, 725 – Loja B | Centro, Londrina – PR

Telefone: (43) 3037-0733

A Torresmeria surgiu por acaso e se transformou no principal negócio da empresária Paola Bonine. Ela possuía um salão de beleza, mas por causa da pandemia do Covid que afastou as clientes no auge da doença, Paola começou a fazer torresmo em uma barraca no estacionamento do seu salão de beleza para poder pagar suas contas. E o que era para ser um bico temporário se transformou em uma grande oportunidade. Faz um ano e meio que o Bar ganhou um espaço próprio ao lado do salão. A atração do bar é o Quadradinho de mandioca cremosa com queijos, manta de linguiça de pernil e vinagrete de ervas. Acompanha molhos de geleia de abacaxi com pimenta e molho chimichurri e especial pimenta da casa. Paola Bonine explica que o prato surgiu por acaso” Uma cliente muito especial me pediu para fazer um bolinho de mandioca com queijo, fui lá e fiz, mas me esqueci do ponto da mandioca e amoleceu demais. Para não perder a receita decidi reinventar o bolinho que agora se tornou quadradinhos de mandioca cremosa com queijos, e especiarias. Não satisfeita acabei incrementando ainda mais com uma manta linguiça de pernil e vinagrete com manjericão para agregar ainda mais sabor e aromas. Com certeza essa receita mesmo começando errado, fez o maior sucesso”, explica ela. A Torresmeria funciona de segunda a sábado, das 17 horas até às 23 horas.

  6) PARADA DO ESPETO

Panceta ao molho de maracujá
Panceta na mostarda acompanhada de molho picante de maracujá e verde.

Endereço: Avenida Jamil Scaff, 2047 | Conjunto Habitacional Alexandre Urbanas, Londrina – PR

Telefone: (43) 3326-6255

O Parada do Espeto foi fundado em 2017 pelo casal Alessandra Klen e Valdir Vinicius Moreira. A panceta assada na mostarda, acompanhada de molho agridoce, à base de maracujá e molho verde foi criação do Valdir Vinicius Moreira que gosta de testar novas receitas. O bar já servia panceta no espetinho e investiu em um cardápio mais elaborado. O bar funciona de segunda ao sábado, das 18 às 23h.

7) LÚPULUS

Dadinho de Tapioca à Italiana
Dadinho de tapioca com queijos coalho e parmesão, aroma de temperos italianos (manjericão, orégano, alecrim e tomilho) com geleia de pimenta dedo de moça.

Endereço: Avenida Santos Dumont, 790 | Boa Vista, Londrina – PR

 O A Lúpulus Choperia foi inaugurada em 2006, o proprietário é Mauro Farinha Junior. A casa oferece diversos tipos de chopes (pilsen, lager, ipa, puro malte, vinho e witibier) e uma grande variedade de cervejas e drinks. O cardápio da choperia tem pratos para quem quer jantar ou apenas beliscar. O happy hour é das 17 às 20 horas, música ao vivo todos os dias, com MPB, pop, rock e sertanejo. O dadinho de tapioca é o petisco mais pedido. Trata-se de uma receita brasileira de um petisco preparado com tapioca granulada, queijo coalho, parmesão, leite e temperos. É servido com geleia de pimenta, tudo produzido na própria choperia que funciona de segunda a sábado, das 17 às 24h. “A localização da Lúpulus foi pensada de modo a ficar fora do circuito habitual de bares e restaurantes, ambiente com grandes varandas e também ambiente interno, aconchegante e com ar- condicionado”, afirma o proprietário.

8) CONFRARIA 115

Bolinho de Feijoada
Bolinho de feijoada recheado com couve e carne seca.

Endereço: Rua Guararapes, 111 | Jardim Higienópolis, Londrina – PR

Telefone: (43) 3066-0398

Bruno Lucio da Silva inaugurou a Confraria 115 em setembro de 2009. O espaço abre diariamente a partir das 17 horas e vai até à uma hora da madrugada. O petisco escolhido para participar é o bolinho de feijoada, que foi inspirado pelo próprio concurso comida de buteco há algum tempo. Ele conta que há dez anos o prato foi premiado pelo Concurso e assim foi criada a receita. O local é movimentado, e o proprietário diz que pode ser definido como “boteco rock familiar do interior”. Bruno está à frente há 14 anos e sempre em constante evolução.

 9) BARILE ARMAZÉM

Bolinho Matuto
Massa de linguiça recheada com queijo colonial e banana, acompanha geleia de pimenta.

Endereço: Rua Paranaguá, 1146 – Salas 02 e 03 | Centro, Londrina – PR

Telefone: (43) 3323-1800

Bolinho Matuto, o mais pedido. Larissa Nogueira conta que o Barile Armazém foi inaugurado em 2017 pelo antigo proprietário, mas que desde abril de 2022 ela e sua equipe estão à frente, compartilhando amor e carinho através da sua gastronomia, coquetelaria e atendimento. A atração da casa fica por conta do Bolinho Matuto, feito com massa de linguiça e recheado com queijo e banana, guarnecido de uma deliciosa geleia de abacaxi com pimenta. O bar atende de terça à sexta-feira, das 17 às 24h. E aos sábados das 11 às 24h.

 10) MESTIZZO

Amo ela
Moelas marinadas em ervas e especiarias, cozidas, empadas e fritas.

Endereço: Rua Professor João Cândido, 893 | Centro, Londrina – PR

Telefone: (43) 99916-1274

Um clássico que irá voltar. Leonardo Tomoi Flauzino e Patrícia Palmieri Marconi (Pati e Leo) são os fundadores do Bar sem Fronteiras, o Mestizzo, inaugurado em outubro 2018 no mezanino do hotel Bristol. Em março de 2020 o bar começou a funcionar numa casa, no centro de Londrina.  Leo e a Patty moraram em Londres, Inglaterra, e de lá trouxeram boas ideias de drinques e quitutes especiais. O casal prepara pratos depois de várias experiências gastronômicas.  No bar, os mais pedidos são Gyoza, karaage, Ceviche, Mezze, Carne de onça, Nigirizushi Mestizzo, Falafal.  Todos preparados na hora! Para o Comida de buteco, o chef Leo desenvolveu uma receita exclusiva, para o evento: um queridinho clássico que ficou esquecido, mas volta com tudo! O Mestizzo abre de segunda a sábado, das 18 às 24h, nos finais de semana até à 01 hora.  Em breve irá abrir para almoço executivo, das 11h30 às 14h30.

 11) LANCHONETE CAROLLI

Coxinha sem massa
Coxinha cremosa de frango sem massa, acompanha molho verde.

Endereço: Rua Arcinto Sardo, 197 | Jardim das Américas, Londrina – PR

Telefone: (43) 3026-4086

À frente da empresa familiar (um sonho que começou lá atrás), Solange Vital de Souza Carolli foi adquirindo experiência e conhecendo o gosto da clientela. A Lanchonete Carolli foi inaugurada em 2000 e desde então só prosperou. Uma das porções preferidas é a Coxinha sem massa, que ela desenvolveu pensando nos clientes que evitam carboidratos, estão de dieta e desejam algo mais leve, já que, comida de buteco é mais calórica. A Lanchonete Carolli abre de segunda à sexta, das 17 às 24h e sábado, das 12 às 24h.

12) NICODEMO’S BAR & PETISCARIA

Bolinho de carne recheado
Bolinho de carne recheado de queijo mussarela, acompanhado de um saboroso molho de hortelã.

Endereço: Rua Joaquina de Oliveira Perfeito, 415 | Conjunto Habitacional Violim, Londrina – PR

Telefone: (43) 3326-2445

Ambiente simples e acolhedor. Nickolas Nunes Mezzomo está à frente do NicoDemo”s  Bar e Petiscaria desde junho de 2022. O espaço prima pelo ambiente familiar, simples, acolhedor aliado a um atendimento de excelente qualidade. A proposta é a de que o avô leve o neto, que o pai vá com o filho! O bolinho de carne é o petisco bastante elogiado e o diferencial está justamente no carinho e amor empregados em todas as preparações. A experiência do cliente é muito importante para a equipe do bar que abre de segunda, quarta e sexta das 15h30 às 22h, sábado das 10 às 22h e domingo das 10 às 20h. 

 

 13) CROQUE DO BACA

Croque Hot Hole- Buraco quente preparado com pão francês recheado com costela de porco desfiada ao molho barbecue e ervas finas, finalizado com mussarela maçaricada. Acompanha batatas fritas palito.

Endereço: Rua Deputado Nilson Ribas, 284 | Bancários, Londrina – PR

Telefone: (43) 99645-2000

Hot Hole é a atração. Carlos Eduardo Macarini Vidigal, o "Baca", como é conhecido, iniciou sua trajetória e experiência com bares em Florianópolis/SC, na praia de Jurerê. Depois de 16 anos retornou à Londrina e há 7 anos comanda o Croque Pizzettas Italianas. O cardápio da casa tem o Hot Hole, que é a sensação:  um buraco quente em um baguete do tamanho de um pão italiano recheado com costelinha de porco, temperado com Barbecue. Sem dúvida, o prato mais concorrido e elogiado. O Croque funciona de segunda à sexta das 16 às 24h. Ao sábado, das 11h às 20h.

14) JAMÔ BAR

Bolinho de costela
Massa feita a base de molho bechamel e costela desfiada, crocante por fora e suculenta por dentro.

Endereço: Avenida Waldemar Spranger, 1173 | São Jorge, Londrina – PR

Telefone: (43) 3351-6888

Gustavo Henrique Ramos Silva, dono do Jamô Bar, conta que o bar foi criado em 12/05/2018. "Foi no intuito de ser um local agradável, em que as pessoas se sentissem no quintal de casa com os amigos, com uma proposta até então diferente do que existia na cidade em relação ao tipo de música, tipo de ambiente e todo carinho dedicado nos drinks e comidinhas". O bolinho de costela, prato do concurso, tem como diferencial sua crocância, por se tratar 90% de carne e o molho de pimenta jalapeno que tem um toque muito especial. O bar funciona quarta e quinta, das 18 às 24 horas, de sexta, das 18 à 01 hora, de sábado das 17 à 01 hora. Aos domingos, o bar abre às 17 horas e fecha às 23 horas.

 

Mais informações: www.comidadibuteco.com.br

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais