Autoconhecimento! Com certeza você já ouviu essa palavra, ou esse assunto, mas está na hora de sair da teoria sobre esse processo e pôr em prática o quanto antes!

O autoconhecimento é tão importante para a vida pessoal quanto para a vida profissional e é cada vez mais um pré-requisito para que essas áreas da nossa vida tenham sucesso ou melhores resultados. É daí que você começa a entender melhor quem é, o que quer e como chegar lá.

Saber disso te ajuda a tomar decisões melhores e importantes como: mudar de cidade, ou ficar perto da família, com quem se relacionar, qual emprego quer ter, quais são os seus propósitos e como conquista-los, e várias outras milhares de coisas que fazem parte da vida. 

Por tanto precisamos trabalhar a nossa consciência, estar ciente de que cada vez mais coisas acontecem e mudam constantemente dentro e fora de nós, seja em pensamentos, emoções, sentimentos, ações, etc.

Para entender um pouquinho melhor como diz no livro -Flor Do Dia de Prem Baba-, “Conheça a si mesmo e conhecerá o universo. Aquilo que não está aqui não está em lugar algum. Por isso precisamos nos tornar exploradores da consciência. Essa é uma tarefa bastante desafiadora, porque dentro de nós existem recantos escuros, cheios de dor, sentimentos aterrorizantes e mortificantes. Mas isso faz parte da vida de um explorador de si mesmo. O seu trabalho é desenvolver o testemunhar, ou seja, é aprender a observar e deixar passar. E, aos poucos, você vai conhecendo quem você é de verdade. Você é aquilo que permanece.”

Então, a partir da consciência, é possível tirar suas conclusões próprias e verdadeiras do que é melhor e pior para sua vida, não tendo tanta influência de sentimentos negativos, como o medo, a raiva, o orgulho ou qualquer um que possa prejudicá-lo. Conhecer a si mesmo não é um trabalho tão difícil assim, mas é um exercício contínuo, pois estamos em mudanças o tempo todo, para te auxiliar nesse processo, veja algumas sugestões que te ajudarão a explorar-se mais:

- Trabalhe sua autoestima: A autoestima é constituída pelas crenças que temos acerca de nós mesmos. Essas qualidades, capacidades, e modos de agir e gerir as nossas emoções formam o nosso ser, e são aquelas que constituem a nossa autoimagem. Nunca se esqueça de agir de forma coerente com o que você pensa e sente. Acima de tudo, nunca deixe de confiar em si mesmo. Lembre-se de que cada um de nós temos a nossa própria percepção da realidade, e por isso não precisamos nos preocupar tanto com o que os outros pensam.


- O que te faz feliz: Quais lugares te trazem mais bem estar? Que atividades que te dão prazer? Com que tipo de pessoa você se sente bem? O que faz seus olhos brilharem? Tenha isso claro com você, aliás, se puder escrever tudo em um papel sempre, será mais fácil de saber aquilo que te faz bem.

- Identifique seus pontos fortes e pontos fracos: Se puder escrever também fica melhor para pensar, coloque seus pontos fortes de um lado (aqueles em que você é bom, elogiado e se destaca) e do outro, seus pontos fracos (que te prejudicam ou te atrapalham). Depois disso, pense em qual deles você deve dar prioridade para melhora-lo, não necessariamente precisa ser algum ponto fraco, mas um forte, que você pode se destacar ainda mais, quem sabe?

- Que marca quer deixar no mundo: Grandes ou pequenas, boas ou ruins, todos deixam marcas entre as pessoas com quem convivem. Então reflita por um momento: como você gostaria de ser lembrado? E como pode construir ou fortalecer essa percepção daqui para frente?

Esses são alguns exercícios que podem te ajudar a se conhecer melhor! Autoconhecimento é uma prática infinita e maravilhosa, você pode descobrir muitas coisas a seu respeito que não sabia! Explore-se, você vai gostar de saber quem você é. <3

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais