Diversidade

28 de Junho – Dia do Orgulho LGBTQ+ : 11 marcas que abraçaram a causa!

por Londrinando 28.06.18

Também conhecido como Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer e todos que se sentirem do Vale), esta data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual.
Dentro desse contexto, separamos 11 campanhas publicitárias de grandes marcas que se mobilizaram e se mostraram a favor da causa e da luta junto com os LBGTQ+.  Dá uma olhada: 

Coca-Cola

Uma ação de endomarketing “Essa Coca é Fanta” aconteceu na sede da Coca-Cola no Rio de Janeiro, e teve como objetivo provocar, em tom divertido, esse termo preconceituoso que todo LGBT já teve que ouvir. As latinhas preenchidas por Fanta Laranja circularam no Dia do Orgulho LGBTQ+ e não foram comercializadas.



Doritos

O Doritos Rainbow também fez parte da 21ª Parada do Orgulho LGBTQ+ e seu lucro foi destinado à Casa 1, que acolhe jovens que foram expulsos de casa. Através da doação online, você recebia uma embalagem do produto em casa e apoiava jovens LGBTQ+.

Vick

O posicionamento inesperado da Vick conquistou o coração de muitas pessoas. A campanha mostrou situações que casais LGBTQ+  passam diariamente, tendo que lidar constantemente com o medo e opressão em momentos de afeto com o seu parceiro. “O poder do toque é para todos” passa uma mensagem importante sobre diversidade e respeito.

 

Netflix

A Netflix já se posicionou diversas vezes à favor da comunidade LGBTQ+  e em “Veja além da ficção” mostrou pessoas reais contando sobre sua relação com os personagens LGBTQ+  das séries autorais da Netflix, como Orange Is The New Black e Sense8, e como a representatividade é importante em suas vidas.

 

Gol

Geralmente as campanhas que lutam para quebrar algum tabu escolhem um alvo; seja ele o preconceito racial, sexual ou ligado a alguma outra questão. Mas, e quando uma marca resolve retratar a superação de vários paradigmas numa única ação? Foi o que fez a Gol no trabalho "Entre tantos destinos, eles escolheram o amor".

 

Google

Para promover o Google My Business, e na onda do tema "transição de gênero", a marca lançou comercial mostrando e apoiando a transformação física de um homem que se identifica como mulher.

 

Magnum

O comercial do sorvete Magnum, traz drag queens e mensagens de apoio à diversidade de gênero: “Magnum acredita que todos devem satisfazer seus prazeres pessoais. Não importa quem você é ou no que você sente prazer; a Magnum quer inspirar todos aqueles que buscam prazeres a se satisfazerem.”

 


Absolut Vodka


A fabricante sueca de bebidas faz anúncios direcionados ao público LGBTQ+ desde a década de 1980, ainda nos seus primeiros anos de existência. Destaque para a campanha Colors Limited Edition, que trouxe frases de apoio à diversidade sexual e orgulho gay.




Burguer King

No dia do Orgulho LGBTQ+, o Burger King trocou todas as coroas de seus pontos de venda por coroas estampadas por um arco-íris. A ação foi um sucesso, e no dia da Parada, era visível a quantidade de pessoas utilizando as coroas em suas cabeças.




Wells Fargo

Este vídeo doce mostra duas mulheres que aprendem a linguagem de sinais para se comunicar com sua filha que acaba de ser adotada, um exemplo da prevalência dos valores da família independente do sexo.

 

Mercado Livre

Para comemorar a data (e estimular as vendas), a companhia publicou vídeos com jovens presenteando suas mães. O interessante da campanha é que ela foge do lugar comum reservado às figuras maternas. Em vez do clichê da mãe zelosa e que sonha em ganhar produtos para a casa, o Mercado Livre preferiu apostar em mensagens que se alinham com os tempos de hoje.

 

Marcas de muito potencial e respeito saíram do armário para lutar junto conosco, mas isso é algo que precisa ser cada vez mais frequente. Muitas das campanhas e ações foram feitas no Dia do Orgulho LGBTQ+ e em outros momentos comemorativos, o que é demais, mas precisamos lembrar que orgulho é todo dia. Sabemos que esse é um assunto que gera bastante discussão, por estar em evidência e por grandes marcas se envolverem em momentos propícios, mas o que não podemos anular é o alcance que o assunto tem quando grandes nomes se envolvem na causa. E quanto mais pessoas atingidas positivamente, mais o movimento ganha força.


Viva o Orgulho LGBTQ+  família! Seja quem você é. :)

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais