Neste dia 15 de Outubro, Dia dos Professores, nós do Londrinando queremos homenagear todos aqueles que fazem a diferença na educação, aqueles que compartilham conhecimento, propagam informações e contribuem para a consolidação de uma sociedade melhor. 

Sabemos que dar aula exige esforço, dedicação e muito preparo e que ser professor é ir além. Além da remuneração, além das atividades estabelecidas em contrato, além de uma simples profissão para se ganhar a vida. Professor quer saber o nome, quer saber as histórias, as origens, os desejos, os anseios. Professor se arrisca diariamente, sofre com as derrotas e vibra com as vitórias. Professor se envolve, mesmo quando tenta evitar e assim acaba por viver muitas vidas além da sua.

Professor põe a cara a tapa, não tem medo de se mostrar humano e vulnerável. Não tem medo de jaleco sujo de giz, de alunos rebeldes, nem de pilhas de provas para corrigir durante a madrugada. Mesmo com medo de errar, continua. Continua porque existe algo bem maior por trás desse medo. Ser professor é muito mais do que uma simples profissão, é uma das formas mais encantadoras do amor. Como já dizia Paulo Freire, “eu nunca poderia pensar em educação sem amor. É por isso que me considero um educador: acima de tudo porque sinto amor.” 

E foi para mostrar esse amor, que nós selecionamos 10 professores, de diferentes idades, diferentes disciplinas e diferentes escolas para responderem as seguintes perguntas:
O que é ser professor para você? Quais os maiores desafios da sua profissão nos dias de hoje?

O resultado foi encantador e você confere logo abaixo:
 


Professora: Larissa Fantaussi

Idade: 23 anos
Professora há 5 anos.
Disciplinas ministradas: Português, Matemática, História, Geografia e Ciências - Ensino Fundamental I

O que é ser professor para você?

"Ser professora é trabalhar com amor,  acreditar que a educação pode transformar a vida do cidadão, é uma construção diária entre o ensinar e o aprender. Ser professora é maravilhoso!!".

Quais os maiores desafios da sua profissão nos dias de hoje?

"Um dos meus maiores desafios como educadora é lidar com diferentes estilos de alunos, (sem limites, desmotivados, distraídos, impacientes, tímidos...), saber instigar a curiosidade, fazendo com que cada um aprenda e se mantenha motivado a continuar sua busca pelo conhecimento".

 

 
Professora: Mariana Iorio Castanheiro
Idade: 23 anos
Professora há 6 anos.
Disciplinas ministradas: Língua estrangeira moderna (inglês)

O que é ser professor para você?

"Ser professora para mim é ensinar e aprender a cada dia, e ajudar a construir o futuro pela educação. É se decepcionar e se emocionar. É fazer malabarismo em sala de aula para que os alunos se apaixonem por sua matéria, por suas aulas, enfim, ser professor é de alguma forma inspirar pessoas e tocar almas!".

Quais os maiores desafios da sua profissão nos dias de hoje?

"Vivemos um momento conturbado na educação de um modo geral, infelizmente nossa profissão não é valorizada como necessário! O maior desafio nos dias atuais é a incerteza de uma carreira! Com todas essas mudanças e a falta de incentivo e segurança que o governo nos passa é o que a cada dia desanima os que estão começando ou gostariam de seguir carreira na educação. Mas ainda com tudo isso, tenho certeza que o que me faz acordar todos os dias e lecionar é o amor pela profissão! Acredito que ser professor é um dom e você nasce com ele! Gostaria de fazer a diferença na vida de um aluno! Acho que isso já faria tudo valer a pena!".
 
 

Professora: Amanda Crispim Ferreira
Idade: 28 anos
Professora há 6 anos.
Disciplinas ministradas: Literatura - Ensino Fundamental II e Ensino Médio

O que é ser professor para você?

"Ser professora é acreditar que o outro pode ir além. É saber que ele é capaz de realizar grandes coisas e auxiliá-lo, conduzi-lo nesse processo. É estar em constante aprendizado, pois sabe que só ensina quem sabe aprender. É possibilitar o desenvolvimento do seu aluno e alegrar-se quando ele conquista vitórias, pois sabe que as realizações dele são suas também e, no meu caso, é acreditar na educação como fonte de transformação social, mesmo diante de todos ataques que ela (educação) e nós professores temos sofrido. Ou seja, é, apesar de tudo, acreditar, recomeçar e não desistir".

Quais os maiores desafios da sua profissão nos dias de hoje?

"Com certeza, o maior desafio são as condições de trabalho. A educação tem sido cada vez mais desvalorizada e professores e alunos são os mais prejudicados. Vimos recentemente a aprovação da PEC 241, que congela por 20 anos os investimentos em educação e saúde, ou seja, se hoje os recursos destinados à educação já são insuficientes, imagina após a vigência da PEC. Além disso, tem a questão de que, para muitos pais, acompanhar o desenvolvimento do filho também não é importante, visto que, para muitos, a escola é um “depósito de crianças” e não um ambiente de desenvolvimento social e intelectual. Enfim, acredito que isso é o que mais dificulta nosso trabalho e mais nos desanima, perceber que educação não é prioridade nem para governos, nem para a população".

 

Professora: Karlla Janaina Fantaussi Andrean
Idade: 29 anos
Professora há 7 anos.
Disciplinas ministradas: Português e Inglês - Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II

O que é ser professor para você?

"Ja ministrei aulas de Português de sexto ao nono ano e de Inglês de educação infantil ao quinto. Hoje em dia trabalho com Educação, não em sala de aula especificamente, trabalho com alunos de onze a quatorze anos no contra turno. Esse tipo de abordagem permite uma aproximação muito grande, podendo discutir vários temas e assuntos com mais liberdade e em clima descontraído. Nesses momentos conseguimos escutar e entender as ansiedades típicas da idade desses alunos e poder quem sabe, fazer a diferença..."
 
Quais os maiores desafios da sua profissão nos dias de hoje?
 
"A Educação na minha opinião, vai muito além do "B-A-BA", consiste em formar opinião, senso crítico, cidadania entre outros valores que vêm de casa, mas são colocados em prática no convívio social. Geralmente e na maior parte do tempo, esse convívio se dá no ambiente escolar, então cabe ao educador mediar as eventuais situações. Sendo mais necessário ainda, pois em dia atuais as experiências por meio às tão comuns mídias sociais, as vezes não permitem tais intervenções, apesar de serem situações reais e causarem problemas reais. Eis o nosso grande legado! Este sempre foi meu objetivo: ajudar a formar pessoas melhores!"
 
 
 
Professor: Fabio Luporini
Idade: 30 anos
Professor há 4 anos.
Disciplinas ministradas: Filosofia e Sociologia 
 
O que é ser professor para você?
 
"Ser professor é mais do que ensinar disciplina, é fazer com que o aluno tome gosto por aquilo que a gente está ensinando. É fazer com que o educando compreenda a importância do conhecimento, pois só assim ele abrirá a mente e o coração para aprender todas as coisas que forem necessárias e importantes de serem aprendidas. Para isso, nós professores usamos vários recursos, como por exemplo, eu já me vesti de Harry Potter para ensinar Aristóteles. Eu canto, eu brinco, faço com que os alunos participem da aula. No primeiro dia que dei aula na minha vida eu criei as expressões "pequenos filósofos" e "pequenos sociólogos", porque o processo de conhecimento do professor em relação ao aluno é transformá-lo em uma pessoa que pensa. Então trato eles como pequenos pensadores, pequenos filósofos e sociólogos. Isso virou a hashtag #pequenosfilófos e #pequenossociólogos que eles adoram utilizar nas redes sociais".
 
Quais os maiores desafios da sua profissão nos dias de hoje?

"Esse é o grande desafio, com toda a tecnologia disponível, é fazer com que a aula se torne interessante para o aluno, fazer com que o conhecimento se torne interessante e o faça querer buscar cada vez mais as coisas. Compreender e enteder, refletir sobre os assuntos, esse é o grande desafio e a grande missão dos professores".
 
 


Professora: Vanessa de Oliveira Salvador Fantaussi
Idade: 32 anos
Professora há 10 anos. 
Disciplinas ministradas: Português, Matemática, Ciências, História, Geografia - Ensino Fundamental I

O que é ser professor para você?

"Ser professora é ser essência , professor é a base que sustenta toda a sociedade, pois todas as profissões passam em nossas mãos. Todos os dias temos desafios, cada aluno é uma lição, cada planejamento  é um crescimento. Ao ensinar os alunos a gente aprende cada vez mais e, com essa aprendizagem, a gente ensina melhor. Amo ser professora".

Quais os maiores desafios da sua profissão nos dias de hoje?

"Acho que um dos maiores desafios pra mim é manter um contato muito próximo com cada aluno, muitos têm problemas familiares e não demonstram suas emoções. Eu uso muitas maneiras para fortalecer a relação professor-aluno, pra desenvolver os valores e atitudes que lhes permitam torná-las pessoas mais produtivas em seu meio social".

 


Professora: Sandra Cristina Fantaussi Harthman
Idade: 35 anos
Professora há quase 18 anos.
Disciplinas ministradas: 4º Ano do Ensino Fundamental I e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II

 O que é ser professor para você?

"Sou professora há uns 18 anos, mais ou menos, ou seja, grande parte da minha vida dedicada à Arte de Ensinar, mas também de Aprender, aprender muito, conquistar e, certamente, de reconhecer o quanto valeu a pena o caminho que escolhi e que ainda escolho para trilhar minha vida. Os desafios e as frustrações foram inevitáveis, contudo a motivação e o amadurecimento superaram qualquer um, pois serviram para impulsionar ainda mais o desejo de seguir adiante, de fazer o  melhor que pudesse na condição de educadora, profissão que escolhi ainda na imaturidade de menina, porém com a certeza de que era a que completaria a minha vida".

Quais os maiores desafios da sua profissão nos dias de hoje?

"Uma profissão que, como qualquer outra, possui muitos desafios, todavia que podem ser superados se o desejo e otimismo  forem  maiores  que o desânimo e  o pessimismo, acredito ser esse o pior problema na profissão: a falta de otimismo e do desejo de fazer a diferença, ou pelo menos tentar fazer, tudo isso devido a escolhas de ingressar nessa profissão apenas com o intuito de uma “estabilidade profissional”. Sei que muitos outros problemas, como a desvalorização por parte de  nossos governantes, atrapalham a boa atuação do professor, mas isso não pode desanimá-lo, apenas se seu desejo de continuar não for verdadeiro".

 

 
Professora: Cláudia Vanessa Bergamini
Idade: 40 anos
Professora há quase 20 anos.
Disciplinas ministradas: Literatura e Produção de Texto - Ensino Fundamental II e Ensino Médio

O que é ser professor para você?

"Cada profissão tem seu encanto, mas a docência nos permite sentir o outro de uma forma próxima, perceber seus medos e aquilo que provoca apreensão. Gosto de pensar que ser professora é muito mais que ensinar, pois está ligado a humanizar, transmitir conceitos, valores; enfim, penso que o professor tem um papel basilar na formação do aluno, papel este que caminha para além de conteúdos".

Quais os maiores desafios da sua profissão nos dias de hoje?

"Seduzir o aluno rumo ao conhecimento, despertando nele o gosto pela aprendizagem em tempos nos quais, a apenas um clique, se tem o mundo em uma tela, ainda que de modo superficial, hoje, é um desafio que o professor enfrenta".

 

Professor: João Luiz Gilberto de Carvalho
Idade: 43 anos
Professor universitário há 16 anos. Docente em cursos de pós-graduação há 12 anos.
Disciplinas ministradas: Marketing, Consultoria Empresarial, Trade Marketing, Varejo e Gestão de Marcas.

O que é ser professor para você?

"É poder compartilhar as coisas que mais gosto de estudar e poder fazer a diferença na vida profissional e pessoal de muitas outras pessoas. É poder mostrar um ponto de vista particular a respeito de vários assuntos que poderão ajudar a vida de outras pessoas. Enfim, é querer ajudar as pessoas a alcançar seus objetivos por meio do aprendizado".

Quais os maiores desafios da sua profissão nos dias de hoje?

"Atualizar constantemente os conteúdos, considerando a relevância dos assuntos discutidos, e manter a atenção e interesse dos alunos em sala de aula".

 

Professor: Aleksander Roncon
Idade: 45 anos
Professor universitário há 10 anos. Docente em cursos de pós-graduação há 8 anos.
Disciplinas ministradas: Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Competências Profissionais e Metodologia da Pesquisa em Administração. 

O que é ser professor para você?

"Em minha opinião, ser Professor é um processo de aprender a aprender contínuo, com o intuito de ampliar os horizontes do conhecimento. Ser Professor é ter habilidade de aplicar esse conhecimento para criar, inovar e revolucionar a sala de aula. Ser Professor é saber ser e fazer acontecer, é obter excelência e dividir suas vivências com os que passam por sua vida. Ser Professor é apontar o caminho para que o outro escolha qual trajeto é o melhor para sua carreira. Ser professor é ter a possibilidade de despertar, no outro, um olhar diferente de mundo".

Quais os maiores desafios da sua profissão nos dias de hoje?

"Atualmente, o maior desafio que enfrento nas salas de aula é a necessidade de desenvolver metodologias de ensino ativas capazes de despertar o interesse de uma nova geração de estudantes. Os indivíduos da Geração Z, de modo geral, não conseguem imaginar o mundo sem tablets e smartphones de última geração. Apesar de receberem muita informação, normalmente esses jovens não costumam se aprofundar em nada, daí a necessidade do desenvolvimento de metodologias que despertem o interesse desse pessoal que parece estar sempre “on-line”".

♥♥♥♥                                                                                                                                                                                                                                                                    
É muito difícil achar uma única definição sobre a importância do professor para a sociedade. Trabalho nobre, mas sem o reconhecimento merecido. Que hoje seja o dia para lembrarmos que a educação é uma semente que deve ser cultivada a cada dia, um ato contínuo e infinito. Seja na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio, na graduação ou na pós, o professor é o verdadeiro construtor de uma grande sociedade.

E você, já parou para pensar o que seria da humanidade se não existissem os professores? Você se lembra dos seus professores? Alguma vez você agradeceu tudo o que aprendeu com eles? Então, tente responder com sinceridade: para você, o que é ser professor?

A vocês, professores, o agradecimento pelo incrível dom de formar seres humanos, um verdadeiro ato de amor.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais