A Associação de Pais e Amigos de Portadores de Síndrome de Down – APS-DOWN nasceu de um projeto de extensão universitária desenvolvido pelo departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Esse projeto teve a duração de quatro anos (1989-1993) prestando atendimento às pessoas com Síndrome de Down nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia, em uma sala cedida pela Super Creche.

No decorrer desse trabalho, os pais das crianças envolvidas no projeto, sentiram a necessidade de se organizar e criar uma associação com o objetivo de lutar por melhores condições de vida, educação e integração social para seus filhos. Surge assim a Associação de Pais e Amigos da APS-DOWN, como sociedade civil, sem fins lucrativos e que atualmente é o referencial da Síndrome de Down em Londrina – Paraná. A Associação de Pais e Amigos de Portadores de Síndrome de Down – APS-DOWN foi fundada em 27 de novembro de 1993.

A primeira sede da referida Associação instalou-se na Rua Antonio Amado Noivo, 170, em Londrina – PR; e atualmente situa-se na Rua Plutão, 245, Jardim do Sol, Londrina – PR.

A Associação de Pais e Amigos de Portadores de Síndrome de Down – APS-DOWN mantém a Escola Novo Caminhar – Educação Infantil e Ensino Fundamental na modalidade Educação Especial, regulamentada a partir de 05 de novembro de 2012, conforme Resolução Nº. 6624/12, sendo uma instituição particular, sem fins lucrativos. Os objetivos principais da Escola Novo Caminhar estão centrados em manter atendimento educacional e terapêutico especializado, encaminhar e acompanhar os educandos com possibilidades ao ensino regular e mercado de trabalho e estimular estudos e pesquisas relativas aos problemas dos portadores da Síndrome de Down, prestando apoio e orientação aos pais por ocasião de nascimento e acompanhando o desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down vinculados à entidade.

Atualmente a Associação de Pais e Amigos de Portadores de Síndrome de Down presta atendimento terapêutico nos seguintes seguimentos: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social, paralelamente aos atendimentos educacionais e terapêuticos, contam com projetos de Alfabetização, Arte e Karatê, parcerias com Universidades (públicas e privadas), empresas particulares, grupos de voluntários e na área da saúde contamos com profissionais médicos, que dispões de trabalhos voluntários e com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Em janeiro de 2008 a APS-DOWN passa a manter também o Centro de Educação Infantil “Haydée Colli Monteiro”, conforme a deliberação n° 02/2007 – C.M.E.L. Este estabelecimento tem por principal finalidade prestar assistência educacional e social as crianças de 0 (zero) a 3 (três) anos da comunidade do Jardim do Sol e região.

Hoje, a APS-DOWN conta com 164 alunos matriculados na Escola Novo Caminhar e 51 alunos no Centro de Educação Infantil Haydée Colli Monteiro.

Todos os anos a Instituição promove diversas promoções para cobrir gastos e despesas. Mesmo conveniada com a Prefeitura de Londrina, o Estado do Paraná e com o SUS, os valores repassados são insuficientes para manter o caixa em dia. Sendo assim, necessitam de contribuição voluntária de pais, mães, responsáveis e de algumas empresas.
Para esse ano será realizado uma promoção de pizza, que ocorrerá no dia 10/11/2016, no valor de R$ 25,00 e todos estão convidados a participar!

PARA DÚVIDAS OU CONTRIBUIÇÃO, ENTRE EM CONTATO COM: 

Marco de Castro - Secretário Escolar
Contato: (43) 3338-9038
[email protected]

www.apsdown.com.br
www.facebook.com/apsdownlondrina

Informações da Assessoria de Imprensa - APS-DOWN
Fotos: Divulgação

 

 

 

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais