Hoje vamos contar a história de Dona Iraci, uma simpática senhorinha de 73 anos, responsável e fundadora do Projeto Sabão. 
Dona Iraci nasceu em Londrina mas foi morar em Atibaia, cidadezinha de São Paulo, e por lá morou durante 30 anos. Sempre carregou consigo o sonho de voltar pra Londrina e desenvolver algum projeto social para beneficiar outras pessoas.

Em 2003 quando se aposentou, uma circunstância conveniente fez com que ela e o marido Francisco voltassem para cá. Chegando aqui, se envolveu com atividades da Igreja próxima de onde morava cuidando da Pastoral da Criança, e conforme o tempo foi passando ela foi se envolvendo cada vez mais com as pessoas e percebendo as necessidades da comunidade. Identificou que havia uma carência quanto à produtos de limpeza para casa, para lavar roupas, tomar banho, entre outras necessidades e foi aí que Dona Iraci viu a oportunidade de realizar seu maior sonho. Com muito amor e dedicação, se desdobrou para buscar pessoas que se voluntariassem ou que disponibilizassem matéria prima para que ela pudesse produzir sabão em barra para a população que necessitava.



Conforme a demanda foi aumentando e mais famílias precisando de sua ajuda, seu marido Francisco, junto com sua neta Daiane entraram para dar uma força nessa corrente do bem que estava nascendo. O projeto não se limitava apenas em fabricar sabão, começaram a se juntar para realizar doações de alimentos, roupas e tudo o que mais as famílias ao redor precisassem.

Com várias doações da comunidade, em uma casinha de fundo com um quintal bem grande na frente, construíram um barracão, que depois de pronto passou a contar com um bazar de roupas bem grande, onde recebem doações e as vendem por R$ 2,00, fora o que de fato é doado para as famílias que realmente não têm condições. O bazar conta com roupas, sapatos, utensílios, e até decorações para casa!



Fora o bazar de roupas e a produção do sabão, o projeto conta com aulas de pintura em tecido, aulas de informática para os idosos, psicólogo, além de disponibilizarem muletas e cadeiras de rodas para quem precisa, e todas essas ações são desenvolvidas e realizadas por voluntários de lá!



O Projeto Sabão já tomou uma proporção muito grande e mesmo depois de 15 anos, os responsáveis ainda são a Dona Iraci, seu Francisco, sua neta Daiane e alguns voluntários que ajudam sempre que necessário, até porque há muito trabalho por lá! O projeto não aceita doações em dinheiro, apenas coisas materiais como roupas, alimentos ou qualquer coisa que seja doada. 

Hoje são mais de 60 famílias atendidas por mês, fora as pessoas que aparecem por lá com alguma necessidade diária. E para ter o controle das famílias auxiliadas, todas elas devem preencher uma ficha de cadastro, para que o projeto visite e identifique qual é a real necessidade daquelas pessoas.

Além do suporte diário, todos os anos são realizadas festas em dias comemorativos como Páscoa, Festa Junina, Dia das Crianças e Natal e tudo o que é fornecido nas festas, também vem de doações. A comunidade por perto já está acostumada com as festas que sempre lotam o barracão de crianças e de muito amor. Dona Iraci se enche de felicidade vendo a casa cheia, com o coração grato por ajudar as famílias do projeto e sabendo que pode ajudar cada vez mais.

O objetivo do projeto é ajudar todos aqueles que estão realmente precisando de alguma coisa, independe do que for, Dona Iraci, Daiane e seu Francisco sempre dão um jeitinho de conseguir e não medem esforços para dar o melhor de si para quem precisa. Já ajudaram pessoas e famílias que hoje tem emprego fixo, estudam, e conseguiram crescer de alguma forma. Lembrando que as doações não são só materiais, mas também doações de amor ao próximo, que talvez seja o exercício de cidadania mais rico que exista e que faz com que acreditemos em um mundo melhor.



E tudo isso é só um pouquinho do que esse Projeto enriquecedor faz pela vida de muita gente! Um cafezinho só com Dona Iraci em uma tarde qualquer, não daria conta de tanta história linda e transformadora. E para quem tem interesse em apoiar o projeto, toda doação e ajuda é bem-vinda, até para quem gostaria de ajudar como voluntário, os braços estão sempre abertos para receber aqueles que pretendem ajudar!

Tem muita dedicação e amor envolvidos, para acompanhar de perto, acesse o facebook: Projeto Sabão Camar

Você também pode entrar em contato pelo:
(43) 33284134 ou (43) 984319865 Daiane

Endereço: Av. Alexandre Santoro, 630 - Estados, Londrina
Horário de funcionamento: Segunda, quarta e sexta: das 7:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00

Amar o próximo é a maior prova de humanidade que existe.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais