Quem vê hoje as paredes cheias de cultura e arte, nem imagina o peso das histórias que carregavam essas mesmas paredes, antes cinzentas e tristes do antigo Cadeião de Londrina.

O prédio, único que ainda pertence a década de 1930 em Londrina, já foi uma cadeia pública por mais de 50 anos e por isso ficou conhecido na época como o “Cadeião da Rua Sergipe”. Em meados dos anos 90, depois de uma transferência dos presos para um outro local e várias intervenções do governo para que fosse demolido, professores e alunos de arquitetura da UEL, na época, não deixaram isso acontecer. Após um acordo entre o Sesc e a Prefeitura, o Sesc Cadeião Cultural foi um presente que Londrina recebeu por seus 80 anos.

Foram necessários meses para a restauração e reconstrução do lugar, e depois de mais de duas décadas fechado, foi aberto ao público. Localizado bem no centro da cidade e de fácil acesso é um espaço para quem tem sede de cultura, arte, literatura e mais uma diversidade de atividades que o espaço oferece.

Hoje o novo Cadeião ainda tem muito da sua história preservada, o “Espaço Memória” conta com duas celas originais, para que as memórias da realidade do presídio fossem preservadas e para que novas gerações conheçam essa parte da história do município.



Na cidade onde o café é referência mundial, não podia faltar um ponto de encontro e lazer para os frequentadores da escola. No “Café Cultural” espaço que antigamente era ocupado pelos presos quando tomavam banho de sol, agora inspira cultura. Sempre rola alguns encontros como o “Café Com Que?”  em que jovens e profissionais de forma aconchegante e descontraída se encontram para trocar experiências artísticas em geral.


O espaço cultural conta com uma Sala de Espetáculo, o Cine Sesc, uma Sala de Leitura com aproximadamente 3 mil títulos, Salas para Oficinas e Cursos nas mais variadas linguagens artísticas, Espaço Conexão incentivando o uso sustentável e consciente de novas tecnologias, Salas de Ensaio onde são realizados ensaios artísticos, cursos e workshops.

Além de todas essas salas importantes, o Sesc Cadeião conta com um Atelier de Arte e uma Galeria que abre espaço para obras diversas e exposições de artes, pintura e desenho, geralmente acompanhadas de ações educativas que embelezam ainda mais os corredores da escola.



O espaço é inteiramente movido a cultura com diversas atividades gratuitas e pagas como as aulas de teatro, cursos na área de música, artes plásticas, oficinas, shows, debates e apresentações.

O cenário deprimido e sem vida do Cadeião de décadas atrás fica apenas nas lembranças, cedendo espaço para os ampliadores de horizontes, curiosos, experimentadores da diversidade e fantasia, disseminando a cultura, a arte e o conhecimento.

O horário de funcionamento é de terça à sexta das 10:00 às 21:00 e sábado e domingo das 10:00 às 18:00, o Sesc Cadeião Cultural fica na Rua Sergipe nº 52, e qualquer pessoa pode ir visitar o espaço nesses horários e conhecer um pouquinho mais do que o Sesc tem para oferecer!

Para mais informações acesse o site: https://www.sescpr.com.br/unidades/sesc-londrina-cadeiao/

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais