Diversidade

Semana do Arco-Íris: debate sobre políticas LGBTI+, e a 2ª Parada Cultural LGBTI+!

por Londrinando 29.08.18

Começou na última segunda-feira (27) a Semana do Arco-Íris: abrindo diálogo sobre políticas LGBTI+, evento que integra a 2ª Parada Cultural LGBTI+. Terão mesas-redondas, rodas de conversa e espaços de discussão sobre diversos temas pertinentes à realidade vivida por lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, intersexuais e outros.

Na segunda-feira (27), mais de 100 pessoas encheram o Anfiteatro Maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) para a mesa de abertura. O assunto foi “Temos família e seremos família”, tema da 2ª Parada Cultural LGBTI+. De acordo com Poliana Santos, uma das organizadoras do evento, a discussão foi de grande proveito. “Esperamos que as próximas mesas tenham um saldo positivo como a de ontem. Foi uma troca muito bacana, as pessoas interagiram bastante, contaram um pouco sobre suas realidades familiares, que foi o tema da conversa. Precisamos trazer mais esse debate, já que o seio familiar pode ser um espaço de acolhimento ou de expulsão da população LGBTI”, falou.

Londrina é referência na questão LGBTI+ com medidas como a Lei Municipal 8.812/2002, que estabelece penalidades aos estabelecimentos que discriminem pessoas em virtude de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Além disso, a Ouvidoria Geral do Município disponibiliza um canal de atendimento para denúncias deste tipo. As queixas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no telefone 3372-4530.

Para esta terça-feira (29), a pauta é “LGBTI+ na Política”. Compõem a mesa Dani Braz, Jussara Cardoso e Melissa Campus, com mediação de Poliana Santos. Aconteceu às 19h, na sede da Associação dos Professores do Paraná (APP), que fica na avenida Juscelino Kubitschek, 1.834.

“Saúde integral da população LGBTI+” será o tema da mesa de quarta-feira (29) e “Identidade de gênero e educação” está na pauta de quinta-feira (30). A Semana encerra na sexta-feira (31), com um debate sobre “O preconceito dentro do meio”, às 19h, na Divisão de Artes Plásticas (DAP) da UEL, localizada na Avenida Celso Garcia Cid, 205.

Casamento comunitário - Uma novidade para a Parada deste ano é a realização de um casamento civil coletivo, que vai ao encontro do tema “Somos família, seremos família”. Oito casais vão selar suas uniões diante de um juiz de paz e familiares. Será no sábado (1) a partir das 9h, no Espaço Mundial, que fica no cruzamento entre a avenida Santos Dumont e a rua Goiás.

2ª Parada Cultural LGBTI+ de Londrina 


(Fonte: Marilton Rodrigues) 

No próximo domingo (2), haverá uma passeata da 2ª Parada Cultural LGBTI+ de Londrina, evento que pretende reunir mais de 5 mil pessoas de Londrina e região. A concentração terá início às 13h, na Avenida Paraná, de onde parte rumo ao Zerão. O trajeto inclui as ruas Pernambuco, Pio XII e avenidas Higienópolis e Juscelino Kubitschek e encerra na Alameda Júlio de Mesquita Filho, que leva à Área de Recreação e Lazer Luigi Borghesi, o Zerão. “Prezamos por uma manifestação pacífica, e caso haja alguém que tente hostilizar o movimento, responderemos com respeito e amor”, afirmou Poliana.

Os presentes serão animados por dois trios elétricos durante o percurso. Ao final da caminhada, cantores, drag queens e outros artistas se apresentarão no palco do Zerão. A Parada vai receber caravanas das cidades de Andirá, Apucarana, Arapongas, Astorga, Barbosa Ferraz, Cambará, Cornélio Procópio, Maringá, Rolândia, Santo Antônio da Platina e outras.

Organizado pelo Movimento Construção, o evento conta com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio do Gabinete, secretarias municipais do Ambiente, Cultura e Saúde, Guarda Municipal, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).


Fonte: Prefeitura de Londrina

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais