Planeta da comunicação está retrógrado desde o dia 17 de novembro. Mas o que a retrogradação significa na vida de cada um? Conversamos com o astrólogo Bruno Ueno para saber mais

Mercúrio está retrógrado desde o dia 17 de novembro e volta ao seu curso normal no dia 6 de dezembro. O planeta, que representa a comunicação, quando em movimento retrógrado, pode complicar um pouco a nossa vida. Há alguns astrólogos, como a Isabella Mezzadri, do Astrojourney, que alertam para que, nesse período, a gente sempre cheque as coisas duas vezes, chegue mais cedo aos compromissos para evitar contratempos e atrasos e até mesmo coloque película no celular e faça back-up de coisas importantes, já se preparando com antecedência para possíveis ruídos tecnológicos.

Mas nem só de panes no sistema vive Mercúrio retrógrado e as questões também podem ser internas e nos convocarem à revisão de pensamentos e padrões – ver de novo é, aliás, um resumo do que a retrogradação significa, já que, na prática, é o planeta andando para trás em relação à Terra.

Para saber mais sobre o que Mercúrio retrógrado significa, conversamos com o astrólogo londrinense Bruno Ueno. É ele um dos nomes à frente do Astrolíricas, que mistura arte e astrologia em suas leituras sobre o céu de cada dia sempre com muito lirismo, como o nome já deixa transparecer:

 

 “Mercúrio é o senhor da ambiguidade, da transição,da questão do saber. Ele conecta o mundo, as linguagens, então tudo o que está relacionado às conexões e às trocas é questão de mercúrio.  Quando Mercúrio fica retrógrado, todas as questões relacionadas à troca, ao comércio, ao aprendizado ficam doente. É como se Mercúrio estivesse debilitado. Mas isso vai depender muito de qual signo Mercúrio está percorrendo, para saber de que forma ele está andando para trás. Mercúrio em Sagitário [signo onde ficou a maior parte da retrogradação. No dia 30, Mercúrio entrou em Escorpião] já é uma posição de debilidade. Sagitário é um signo muito extremista e expansivo para Mercúrio. Mercúrio não fica à vontade em Sagitário. Então as pessoas não conseguem se ater às normas, não conseguem fazer negociações em que se visualizem os dois lados com harmonia. Ele retrógrado é justamente isso: um discurso muito fervoroso, muito radical, que fica sendo revisado e que fica mais débil ainda. É um período muito difícil para se fechar negócio, um período em que as pessoas podem acabar voltando atrás em coisas que disseram e que às vezes até saem de um extremo para partir para outro. Esse extremismo, esse atropelo da fala e do aprendizado, não necessariamente é só negativo. É aí que vem a parte de perspectiva. Às vezes você tem que errar em um discurso e em uma negociação para um aprendizado posterior. Então, o que Mercúrio está andando para trás, em algum momento ele vai voltar a andar pra frente de novo e vai atravessar esse mesmo caminho. Então talvez você veja que aquele erro acabou conduzindo a uma espécie de acerto.”  

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais