Projeto londrinense Amigos do Banho está arrecadando verba para proporcionar acesso à ducha com banho quente a pessoas em situação de rua

 

O Projeto Banho de Dignidade é um projeto social itinerante, sem fins lucrativos, que não possui ligação com nenhuma instituição política, social ou religiosa, mas tem como objetivo proporcionar acesso à ducha com banho quente a pessoas em situação de rua, que tanto precisam e que aumentam gradualmente em todas as regiões do nosso país, incluindo Londrina.

Desenvolvido para contribuir para a melhoria da qualidade de vida, saúde física e mental das pessoas em situação de rua, garantindo um acesso mínimo à higiene pessoal e resgatando cidadania e dignidade dessa população, independente da situação social em que se encontram, para que o projeto possa existir, ele precisa da sua ajuda! Já parou para pensar que o banho diário que você toma todos os dias é um luxo para alguns? Que tal reservar uma porcentagem do seu 13º salário para ajudar àqueles que não tem acesso nem mesmo ao básico?

O Projeto Banho de Dignidade consiste em um reboque adaptado com dois chuveiros (masculino e feminino), que estaciona em determinados dias da semana em local de fácil acesso a pessoas em situação de rua para proporcionar um banho quente e demais benefícios decorrentes dele. Para que a estrutura possa ser viabilizada e o projeto se torne realidade, é necessário um valor estimado em torno de R$ 20.000.

O grupo de voluntários faz reuniões semanais para alinhar todas as ações e abriu um projeto de financiamento coletivo no Benfeitoria, cuja meta é chegar a R$ 15.000 até dia 29 de janeiro - caso não alcancem a meta estipulada, o dinheiro doado pelo site será automaticamente devolvido aos doadores.

“Sabemos hoje que grande parte das doenças, principalmente de pele, são relacionadas a falta de condições de higiene mínimas. Através do conhecimento de projetos semelhantes funcionando em diversos municípios do Brasil, surgiu também a ideia de implantar na região de Londrina, por possuir grande demanda de um serviço dessa natureza. Relatos de projetos semelhantes mostram o aumento da autoestima dessas pessoas, fazendo com que se sintam mais encorajadas a tentar mudar de vida. A ideia do Projeto Banho de Dignidade é abranger pessoas em situação de rua de ambos os sexos e de todas as faixas etárias. Estima-se hoje que existam, em média, 500 pessoas em situação de rua na cidade de Londrina. São pessoas migrantes, sem residência fixa. A predominância maior é de homens, com faixa etária entre 18 e 39 anos. Observamos que a população idosa em situação de rua, embora não seja a maioria, tem sido significativa. Os motivos, especialmente daqueles que estão na região central, é a dependência química – a grande maioria não aceita o tratamento”, explicam os voluntários do Amigos do Banho.

Além dos banhos, a ideia do projeto é seguir com parcerias para proporcionar também  cortes de cabelo e barba; doação de roupas e calçados em bom estado de uso; doação de alimentos (sanduíches, sopa, refeição);  kits básicos de higiene pessoal (pasta e escova dental, sabonetes, toalhas).

Saiba mais nas redes sociais dos Amigos do Banho: Facebook e Instagram
Faça a sua parte e doe clicando aqui.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais