A psicóloga Fabiana Lopes e a estudante Suzane Lopes Hasua, portadora de paralisia cerebral, participaram nesta terça-feira (31) de uma palestra seguida de debate com acadêmicos do curso de Educação Física da UEL. O objetivo foi mostrar a experiência da mãe e filha na superação das adversidades da patologia, que pode ser definida como uma lesão de uma ou de mais partes do cérebro, que causa alterações do movimento, da postura, do equilíbrio e da coordenação motora.

A palestra foi realizada na sala 910 do Centro de Educação Física (CEFE), direcionada a estudantes do 2º, 3º e 4 º anos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), dentro da disciplina de Educação Física Inclusiva.

Suzane tem 27 anos e é cadeirante. Para se comunicar ela utiliza uma tábua com letras e frases. O recurso é usado por ela para manifestar impressões, desejos e sentimentos. Esta comunicação alternativa possibilitou que a moça concluísse o Ensino Médio. O professor Ronaldo José Nascimento, responsável pela disciplina, explica que a proposta em convidar as duas para uma palestra é poder mostrar em sala de aula um caso real de superação física e psicológica.

Ele explica que os alunos de Educação Física recebem a formação necessária para poder trabalhar com a pessoa com deficiência. Mas, segundo o professor, a atuação demanda estudos e até pós-graduações que possam capacitar o profissional e torná-lo especializado. "Nós acreditamos que são novas portas que se abrem para profissionais e para as pessoas que necessitam", finaliza.

Fonte: Agência Uel
Foto: Divulgação

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais