Que tal aproveitar as férias e o recesso de final de ano para viajar por meio da literatura dando livros de presente (para os outros e para si mesmo)?

 

Vivemos em um país que não se sai lá muito bem nos índices de leitura – são menos de 3 livros por ano, de acordo com os dados de 2016 do Instituto Pró-livro... Não por acaso, e para piorar, o mercado editorial passa atualmente por uma grande crise. Segundo informações publicadas pela Publish News, o nosso país encolheu em 29% seus números de livrarias e papelarias – na prática, isso significa menos 21 mil estabelecimentos desse tipo fechados na última década.

Recentemente, ganharam os holofotes a crise de dois gigantes do setor, a Saraiva e a Cultura, enquanto a Laselva também decretou falência e a Fnac saiu do Brasil. A situação, no entanto, é ainda pior para as pequenas livrarias, que foram as que mais fecharam nos últimos dez anos.

O cenário não soa muito otimista, mas acabou fazendo com que uma grande onda de incentivo à leitura contagiasse os envolvidos com o mercado editorial e também os apaixonados pela literatura. Luiz Schwarcz, o editor da Companhia das Letras, por exemplo, publicou uma verdadeira declaração de amor aos livros: “O que precisamos agora, entre outras coisas, é de cartas de amor aos livros. Aos que, como eu, têm no afeto aos livros sua razão de viver, peço que espalhem mensagens; que espalhem o desejo de comprar livros neste final de ano, [...] Todos os tipos de livro precisam sobreviver. Cada editora e livraria que fechar suas portas fechará múltiplas outras em nossa vida intelectual e afetiva”.

Nessa onda, nós do Londrinando já garantimos o nosso apoio e entramos na onda do #DêLivrosDePresente: nosso amigo secreto da firma foi totalmente feito de livros. É clichê, mas é real: tem coisa melhor do que poder viajar sem sair do lugar, só indo na onda de tantas palavras e histórias já escritas?


O resultado do amigo secreto da equipe Londrinando

 

CINCO LIVROS INDICADOS PELO COLETIVO VERSA

Para ninguém ficar perdido entre tantas opções, conversamos com as mulheres do Coletivo Versa, coletivo de poetas londrinenses voltado para as reflexões acerca da autoria feminina, que contribuíram sugerindo cinco livros para você mergulhar nos próximos dias:

 

Quarto de despejo: Diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus

“A literatura além do gramatiquês: de carne, sangue e cor preta. A literatura das marcas sociais e políticas escritas em um diário. A literatura que narra a história dessa mulher negra e pobre. Que narra a História desigual e excludente de um Brasil com muros invisíveis. Como bem disse Carolina Maria de Jesus ‘eu sabia que iria angariar inimigos, porque ninguém está habituado a esse tipo de literatura. Eu escrevi a realidade’”.

 

Um útero é do tamanho de um punho, de Angélica Freitas

“O útero é do tamanho de um punho é um livro de poesia que atesta o quanto a literatura de autoria feminina é de luta, de sangue, de gozo, de vagina. As mulheres sempre estiveram na literatura e por isso sempre foram resistentes. Assim, como esse livro, poesia pra mim é da ordem do viver, do lutar, do respirar. Poesia é resistência criativa, coisa que as mulheres sabem muito bem fazer!”

 

Nossa Teresa, de  Micheliny Verunschk

“Um santo suicida! Uma santa!? Uma menina!?! A leitura deste livro é arrebatadora, cheia de imagens fortes...estonteantes. Reflexões sobre santidade e fé, dor x sublimação, conforto x angústia permeiam este encontro. E esse perfume de rosas e essa cor exageradamente vermelha me inundam.”

 

O tempo, de Clarice Lispector

“O livro O tempo de Clarice Lispector, é uma chave diária para perguntas, respostas e formas de sair da caixa. A sua sinceridade, sua inquietação... ‘Meu destino é apenas ter um pensamento que ainda não tive" de que não se pode parar. Do seu maior cuidado ao seu grande pecado, é pela poesia que encontramos liberdade’.”

 

Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estés

“O calhamaço de 575 páginas pode até assustar alguns, mas o livro mais famoso de Clarissa é necessário, principalmente para as mulheres. Analisando mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem, a obra é um mergulho profundo no nosso mundo interior que remexe velhas conclusões e muda muito a forma como olhamos o mundo nós mesmas. É um livro para começar a ler nas férias e continuar com ele pelo ano todo, sem pressa e sem medo de se aprofundar no mais selvagem de você.”

 

LIVRARIAS E SEBOS LONDRINENSES

Deu até vontade de começar a ler já, né?  Para te inspirar, fizemos uma lista de principais livrarias e sebos da cidade para ninguém ficar sem um livrinho nas mãos nessas férias. Leia mais e faça com que as pessoas ao seu redor também entrem nessa com você: dê livros de presente. Boa viagem!

Livraria da Vila: Aurora Shopping, Av. Ayrton Senna da Silva, 400 Lojas 6 e 7 - (43) 3329-6776

Livraria da Silvia - JUNTUS Coworking - R. Goiás, 1774 -  (43) 99915-9339

Livraria Saraiva: Boulevard Londrina Shopping, Av. Theodoro Victorelli, 150 - Piso Superior - (43) 3575-3500

Livrarias Curitiba - Catuaí Shopping - Rod. Celso Garcia Cid, S/N - (43) 3294-8300

Ciranda - Música, Literatura e Brinquedos - R. Pref. Hugo Cabral, 656 - (43) 3325-6981

Sebo Capricho - R. Mato Grosso, 211 - (43) 3324-9460 | Pç 7 de Setembro,50 b - (43) 30288581 | R. Pernambuco, 391 -(43) 33575859

Nosso Sebo - R. Paraíba, 205 - (43) 3037-5003

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais