Bem-estar

Marie Kondo estreia série no Netflix e te convida a encontrar alegria em cada coisa que escolher manter em sua casa

por Layse Barnabé de Moraes 14.01.19

Você já deve ter ouvido o nome de Marie Kondo por aí... seu livro “A mágica da arrumação”, publicado no Brasil em 2015, vendeu mais de 5 milhões de exemplares em todo o mundo, foi traduzido para 35 línguas e virou bestseller ao trazer o inovador método KonMari. E por que todo mundo de repente voltou a falar disso agora? A japonesa Marie Kondo ganhou uma série no Netflix! Segundo informações da plataforma de streaming, Ordem na casa com Marie Kondo mostra, em oito episódios de menos de uma hora, a famosa especialista em arrumação Marie Kondo ajudando clientes a colocarem ordem na casa e na própria vida, transformando lares com muita inspiração.

Acontece que a série mal foi lançada e muita gente se sentiu tocado e já entrou na mágica da arrumação junto com a Marie. No Twitter e no Instagram, por exemplo, não param de surgir relatos e imagens de gavetas, estantes e armários que passaram pela revolução da alegria.

O que alegria ter a ver com isso? Segundo a Editora Sextante, responsável pela publicação do livro da Marie aqui no Brasil, “A mágica da arrumação se tornou um fenômeno mundial por apresentar uma abordagem inovadora para acabar de vez com a bagunça. Aos 30 anos, a japonesa Marie Kondo virou celebridade internacional, uma espécie de guru quando o assunto é organização. Seu método é simples, porém transformador. Em vez de basear-se em critérios vagos, como “jogue fora tudo o que você não usa há um ano”, ele é fundamentado no sentimento da pessoa por cada objeto que possui. O ponto principal da técnica é o descarte. Para decidir o que manter e o que jogar fora, você deve segurar os itens um a um e perguntar a si mesmo: “Isso me traz alegria?” Você só deve continuar com algo se a resposta for “sim”. Pode soar estranho no começo, mas, acredite, é libertador. Você vai descobrir que grande parte da bagunça em sua casa é composta por coisas dispensáveis. Prático e eficiente, este método não vai transformar apenas sua casa – ele vai mudar você. Rodeado apenas do que ama, você se tornará mais feliz e motivado a criar o estilo de vida com que sempre sonhou”. Lembrando que, apesar de falarem sobre descarte e jogar fora, o legal mesmo é fazer uma seleção das suas coisas e doar o que está em bom estado.

Além de fazer com que a gente perceba que temos muito mais do que precisamos, talvez o mais bacana da série seja entrar em contato com uma forma diferente de lidar não só com a organização, mas com o mundo. A jornalista Marcela Braz, por exemplo, escreveu no Hypeness um texto sobre intitulado de “Como o método japonês de arrumação da Marie Kondo revirou minha vida por completo”. Nele, ela conta detalhadamente sobre como assistir a série e colocar em prática o método foi impactante na vida dela: “É aquela coisa: Comecei avaliando se uma moringa me fazia feliz e acabei terminando com um boy”, ela contou. A conclusão: “A ‘mágica’ da arrumação está rolando até agora. E não é bem uma mágica, na real. É uma escolha. Conheço pessoas que fizeram o método e curtiram, mas sem grandes dramas e epifanias. Para mim foi assim porque assim o escolhi, faz sentido? [...] E depois a poeira assenta, talvez eu me sinta menos assertiva e segura do que quero em novas frentes, mas o primeiro caminho para chegar lá foi traçado. Posso voltar a ele quando precisar. Basta me perguntar: isso me faz feliz?”.

E aí, já maratonaram Ordem na casa? Deu vontade de assistir?  Corre lá no Netflix e depois conta pra gente se bateu pra você o suficiente pra finalmente desapegar do que precisa ir...

 

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais