Diversidade

“Deixem as mulheres envelhecerem em paz” mobiliza a internet e promove reflexão sobre a passagem do tempo

por Londrinando 21.01.19

Na última semana, após Xuxa Meneghel, que hoje tem 55 anos, postar uma foto sem maquiagem, dezenas de comentários críticos no seu Instagram, julgando a sua aparência e apontando a passagem do tempo de uma forma cruel, fizeram com que houvesse uma mobilização na internet: Deixem as mulheres envelhecerem em paz. Muito além de uma simples hashtag, esse imperativo que invadiu as redes sociais é uma forma de refletir sobre como a passagem do tempo tem sido vista quando falamos no gênero feminino.

Audrey Hepburn, por exemplo, esse ícone unânime de mulher, eterna bonequinha de luxo, morreu em 1993, aos 63 anos, só que, quando se referem a ela, sempre a mostram jovem. Por quê? A resposta é bem clara, infelizmente: a velhice invisibiliza as mulheres. É como se não existíssemos ou não tivéssemos mais tanto valor quando alcançamos certa idade - e isso pode acontecer bem cedo.


(Reprodução)

Em contraponto com homens mais velhos, por exemplo, são eles os charmosos, mesmo grisalhos; a nós, toda uma pressão para pintarmos os cabelos e nos submetermos a procedimentos invasivos para alcançar um padrão irreal e inalcançável. Diane von Fürstenberg já mandou a letra: "Meu rosto carrega todas as minhas memórias. Por que eu iria apagá-las?"

 

 

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais