Diversidade

Empreendedorismo feminino: o trajeto profissional da cabeleireira londrinense Fátima Martins

por Laysa Beretta 28.02.19

Batemos um papo com a fundadora de uma das maiores redes de salão de beleza da cidade e viemos contar tudinho pra vocês...

Fátima é uma mulher de prosa boa e riso fácil. De cara, a gente entende um dos segredos do seu sucesso e ela, a certa altura, também reconhece: “acho que o fato de eu ser bastante comunicativa me ajudou bastante com as clientes”.

No ramo há aproximadamente 30 anos, Fátima analisa com facilidade o seu trajeto profissional. Nos contou o nome e o endereço do seu primeiro salão no centro de Londrina, que, de acordo com ela, tinha o tamanho da sala de espera de um dos seus salões hoje e uma equipe composta por quatro pessoas. Ela chegou a trabalhar 12 horas por dia antes de abrir a unidade do Shopping Royal, em 2008.

Ser cabeleireira não era um sonho de infância, ela confessa. Na época, gostaria de ser cirurgiã dentista, mas, por curiosidade e também porque desejava entrar no mercado de trabalho com mais agilidade, matriculou-se junto com um amigo em um curso profissionalizante e, depois disso, não deixou de trabalhar e se aperfeiçoar. A verdade é que ainda que essa carreira não estivesse nos planos iniciais da empresária, “as coisas foram acontecendo com o trabalho” e, mesmo gerenciando quatro estabelecimentos e aproximadamente 115 funcionários, Fátima não deixa de atender pelo menos duas ou três clientes por dia.

“Eu adoro o que eu faço, parece que eu faço brincando”, ela nos diz, referindo-se ainda ao seu trabalho. Além dos atendimentos e de cuidar das redes sociais dos salões, Fátima participa de um quadro sobre beleza no programa da Cloara Pinheiro, todas as quintas-feiras.

Hoje, a rede de salões Fátima Martins é composta por quatro estabelecimentos: o primeiro, aberto em 2008, fica no 2° piso do Shopping Royal Plaza; há ainda um salão e uma barbearia no Shopping Boulevard, abertos em 2013 e 2016, respectivamente, e o mais recente, aberto em 2017, que fica no terceiro piso Shopping Aurora. Visitamos o último e podemos atestar as qualidades do lugar (selo Londrinando, hein!). O salão é super bem decorado, limpo, organizado, clima gostoso, cafezinho fresco e, o mais importante, clientes sorridentes.  

Quando o assunto é a gestão dos estabelecimentos, a empresária destaca dois nomes: Miriam, sua filha, responsável pela administração financeira e Ricardo, seu grande amigo, que, segundo ela, cuida de tudo e mais um pouco.

Perguntamos para Fátima quais eram os diferenciais dos seus salões e ela apontou três fatores: atendimento personalizado, estrutura e funcionários. Atendimento personalizado porque, além das comandas individuais, absolutamente tudo o que é utilizado nas clientes é descartável, desde as toalhas que secam os cabelos até o saco plástico que envolve os alicates após o uso (todo alicate é levado diretamente à estufa de esterilização no fim do atendimento). A diferença com relação à estrutura deve-se, sem contar o amplo espaço, ao fato de que a empresa conta com estoque e estoquista próprios. Quer dizer, há uma infinidade de cores de tintas ou cremes para hidratação (o salão trabalha com as marcas L’oréal e Keune, por exemplo) sempre disponíveis e um funcionário gerindo a quantidade e a validade dos produtos. Por último, mas não menos importante: os profissionais da casa - segundo Fátima, estão por lá há bastante tempo (os mais novos estão, pelo menos, há quatro anos) e têm bastante liberdade para trabalhar.

Antes de nos despedir, perguntamos o que ela sentia quando pensava em toda a sua caminhada profissional e no que conquistou até hoje. Com bastante franqueza e simplicidade, Fátima disse que não imaginava nada disso. Não deixa de reconhecer que sempre teve bastante visão e comprometimento com relação às campanhas do salão, mas nada foi planejado de forma calculada: “eu fui trabalhando, fazendo as coisas naturalmente e tudo foi acontecendo”. Nada como trabalhar com carinho naquilo que a gente gosta, né?

Ah! E nós, que não somos bestas nem nada, não deixamos o salão sem conhecer todas as promoções disponíveis para vocês neste mês. Prestem atenção: tem combo formanda (penteado + maquiagem + cílios) por R$ 234,00; combo corte + hidratação + escova por 79,90; micropigmentação por 10x de 39,99 e combo mechas (mechas + hidratação + corte e escova) de 249,90 a 399,90. Aproveitem!

Vai lá:

Fátima Martins Cabeleireiros 

• Royal Plaza: (43) 3344-3050
• Boulevard Shopping: (43) 3344-3040
• Aurora Shopping: (43) 3344-3070

Site | Instagram | Facebook

 

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais