Londrinando, mostrando o que Londrina tem de melhor!

Clube Londrinando

Como fazer e dicas de make com glitter ecológico para o Carnaval

04.03.2019 15:36 / POR Mariana Paschoal

Como fazer e dicas de make com glitter ecológico para o Carnaval

Se você ficou em Londrina nesse Carnaval, aposto que já festou muito no fim de semana. Mas a folia ainda está longe de terminar. Até a Quarta-feira de Cinzas tem muita farra programada na cidade e o que a gente não pode deixar de fazer é caprichar na make e relaxar na fantasia.

Mas quando se trata de maquiagem de Carnaval, tem uma coisa que anda preocupando muitos foliões... Nos últimos carnavais, a discussão sobre o impacto que o glitter causa no meio ambiente tem sido acendida. E é verdade: o glitter realmente faz mal ao meio ambiente, isso porque ele é composto por microplásticos, o que faz com que eles não sejam removidos facilmente na hora de tratar o lixo e o esgoto.

Por não serem facilmente removidos no processo de tratamento de lixo e da água, esses microplásticos acabam voltando aos rios e mares e, assim, contaminam o solo e as águas salgadas e doces. Por estarem presentes nesses ambientes, o glitter pode atrapalhar a fotossíntese das algas, ser ingerido por animais aquáticos e caminhar pela cadeia alimentar até atingir a nossa própria dieta.

Enfim... Difícil pensar que algo que traz tanta cor e brilho às nossas festas possa causar tantos danos assim, né?

Felizmente, já existem alternativas ao glitter tradicional e ninguém precisa deixar de brilhar no Carnaval. E a gente traz uma dessas dicas aqui!

Como fazer glitter ecológico e vegano em casa?

O glitter ecológico vegano é uma das alternativas ao glitter tradicional feito de microplásticos. Também conhecido como bioglitter, esse produto e composto apenas por produtos naturais e que não causam danos ao meio ambiente. Outra grande vantagem é que ele é mutio fácil de ser feito e poucos ingredientes são necessários. Para fazê-lo, você só precisa de:

- ½ colher de chá de sal
- Corante alimentício (quantidade e cor de sua escolha)
- ½ colher de chá de mica prateada

O passo a passo é o seguinte:

- Reserve a mica e o sal em recipientes separados
- Tinja a mica e o sal separadamente com o corante de sua preferência (use a quantidade necessária para atingir a cor que deseja)
- Deixe o corante secar naturalmente na sombra (por cerca de uma hora)
- Depois de seco, misture o sal e a mica tingidos e PRONTO, seu glitter ecológico já pode ser usado!

(Vale lembrar que antes de usar, é importante fazer um teste de alergia, OK?)

Agora que você tem um glitter todo natural disponível, que tal umas dicas de maquiagem para pular esses últimos dias de Carnaval?

Você pode ir assim, toda sereia, por exemplo: 

 

Se você for mais "basiquinha", pode adicionar só um toque de glitter ecológico no rosto para curtir os bloquinhos:

 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.

Aquela make bem bloquinho para realçar os lindos acessórios @almaacessorios.oficial ???????????????? #carnaval #carnaval2019 #carna2019

Uma publicação compartilhada por Vanessa Faria (@vansmakeup) em

 

Uma sombra com glitter arrasa em qualquer lugar. No Carnaval é só sucesso:

 

Já deu para percebeu que dá para brincar à vontade com o brilho, né? E você já pode estrear esses arrasos de make, sem prejudicar o meio ambiente, hoje mesmo na Barbada de Carnaval, que tal? Depois mande fotos e conta para gente como foi e o que acharam!