Projetos Sociais

Projeto Patinhas Unidas resgata, trata e encaminha para adoção animais de rua de Londrina

por Mariana Paschoal 27.03.19

Quem tem um bichinho de estimação em casa sabe: é difícil imaginar nossos companheirinhos abandonados e sozinhos na rua. Pois essa é a realidade de aproximadamente 50 mil cães e gatos de Londrina. É difícil quantificar quantos animais vivem nas ruas, mas essa esimativa vem se repetindo desde 2002.

Alguns projetos trabalham para diminuir a população de animais abandonados e para achar famílias com muito amor para dar a esses bichinhos. É o caso do Projeto Patinhos Unidas. O Projeto foi idealizado em 2016 pela Mônica Maroca, que já trabalhava como taxista de animais domésticos. A intenção era acolher os animais de rua de Londrina e encontrar pessoas responsáveis e interessadas em adotá-los. Para realizar esse objetivo, Mônica junto um grupo de protetoras e uma delas, a Bianca Araújo, conversou com a gente sobre essa iniciativa superbacana.

 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.

Machinho, encontrado ontem na Rua Guaporé, super dócil. Procuramos dono ou adotante responsável.

Uma publicação compartilhada por Projeto Patinhas Unidas (@patinhasunidaslondrina) em

 "Atualmente trabalhamos em um grupo de sete protetoras. Cada uma abriga os animais, ou fica responsável por hospedar em um hotelzinho. Depois de acolhidos e tratados, eles são encaminhados à adoção responsável", explica Bianca, que conta que, nesses três anos de atividades, aproximadamente mil animais já foram atendidos.

 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.

Gatinho macho, 3 meses. Estava na rua sendo maltratado por “humanos”, conseguimos amansar, hoje em dia adora um colo e um carinho! #adote

Uma publicação compartilhada por Projeto Patinhas Unidas (@patinhasunidaslondrina) em

O trabalho não foi ignorado. Ao perceber a relevância do Projeto Patinhas Unidas, o Shopping Royal Plaza convidou o grupo a fazer uma feira de adoção fixa, todo segundo sábado do mês. Agora, o foco é também encaminhar os animais tratados a essa feira. "Durante a feira, deixamos a caixinha da 'pancinha cheia' disponível, assim como rifas e bazar de roupas, nos quais as pessoas podem fazer doações, pois contamos 100% com amigos e simpatizantes da causa animal", explica Bianca. Todo o valor das doações é revertido para a castração dos animais adultos, ração e tratamentos dos animais que são resgatados.

Adoção responsável

Apesar da necessidade de encontrar famílias para os animais encontrados, o grupo de protetoras é bem cauteloso na hora da adoção. "O processo de adoção é feito através de entrevista e termo de responsabilidade do adotante, que inclusive implica na obrigatoriedade da castração futura do animal, resultando na diminuição dos animais de rua", esclarece Bianca. Atualmente, as sete mulheres estão responsáveis por 75 animais.

 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.

Fêmea, aproximadamente 1 ano, super dócil e adora uma companhia! Está procurando uma nova casa, onde tenha amor e carinho. #adote

Uma publicação compartilhada por Projeto Patinhas Unidas (@patinhasunidaslondrina) em

 Interessados em conhecê-lo e adotá-los, podem ir à feira de adoção do Royal Plaza todo segundo sábado do mês, ou acessar o Instagram e o Facebook do Projeto Patinhas Unidas.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais