Gastronomia

Volta ao mundo em Londrina: almoços casuais e encomendas especiais no Líbano do Raz

por Layse Barnabé de Moraes 29.03.19

 A chef Raquel Nabhan já trabalhava em casa antes, fazendo quitutes sob encomenda, mas foi há um ano que ela resolveu ampliar e abrir o seu próprio espaço, o Raz Gastronomia Árabe, lá no Mercadão da Prochet.

Desde sempre Raquel foi uma grande apreciadora desse tipo de gastronomia: “O arroz e feijão do dia a dia eram a culinária árabe lá em casa”, explica ela. Essa cultura se deve ao fato de os avós maternos de Raquel terem saído do Oriente Médio, buscando alternativas melhores do que a situação vulnerável da região. Eles se conheceram por aqui, fizeram do Brasil o seu lar, construíram uma família e por aqui ficaram.

Por conta da identificação com a gastronomia dos seus ancestrais, Raquel fez um curso de chef e começou a trabalhar com isso há dois anos: “Foi um ano trabalhando em casa e estou há um ano aqui”, conta ela.

Raquel explica que muita coisa que tem no Líbano, tem na Palestina e tem na Síria também... então ela mescla essas influências, mas se concentra mais na culinária libanesa: “Lá no Líbano, eles servem os mezzes, que são pratinhos, com tudo separado. Eles gostam de ficar horas comendo... São famílias grandes, que gostam de muita fartura. Não tem entrada, nem prato principal... é tudo comido ao mesmo tempo. E depois tem os doces árabes, que eles tomam com café não coado”.

O Raz trabalha com duas frentes principais: o buffet árabe e as encomendas - o buffet árabe funciona de terça a sábado e as encomendas, todos os dias da semana, inclusive aos domingos, o dia dedicado apenas a elas. “A gente tem o quibe montado, que faz o maior sucesso, disponível para encomenda e no buffet também. Além disso, todas as pastinhas do buffet a gente vende nos potinhos e faz encomendas”, reforça Raquel.

No buffet, há sempre os pratos tradicionais, como quibe cru, tabule, charuto de repolho e arroz com lentilha, mas todo dia há pratos especiais rotativos, como a moussaka, uma espécie de lasanha, à moda árabe.  “Mudamos dois ou três pratos por dia. De terça e quarta tem espetinho de frango com legumes e kafta grelhada, por exemplo”.

Além do almoço casual, o Raz também faz jantares árabes sob encomenda, montando até mesmo na travessa do próprio cliente. Aos vegetarianos, tanto no buffet quanto nas encomendas, há várias opções, principalmente entre as pastinhas (coalhada, babaganoush, hommus, tabule).

Quem quiser comer no Raz em algum horário que não seja o de almoço, além do buffet, há também algumas opções à la carte, como mix de frios, mix de salgados árabes, porção de kafta temperada e quibe cru. Nós experimentamos o buffet e afirmamos: é delicioso! Destaque para o quibe montado, uma proposta diferente e saborosíssima, super bem termperada, assim como as outras delícias do Raz.

Seja em almoços casuais ou encomendas especiais, Raquel deixa claro o seu propósito, alinhado com a história dos seus avós: “Nasci e cresci comendo essa comida. Amo o que eu faço”.

 

Vai lá:

Raz Gastonomia Árabe - Av. Harry Prochet, 305 Mercadão da Prochet (Piso Superior) -(43) 3351-4995

Buffet: R$ 49/kg na terça e na quarta e na quinta, sexta e sábado, R$ 55,90/kg (até as 14h20)

Horário de atendimento: das 10h às 18h30 de terça a sexta e no sábado até as 16h

Facebook | Instagram | Ifood

 

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais