Londrinando, mostrando o que Londrina tem de melhor!

Boulevard Londrina Shopping sedia exposição de Pop Art com realismo cinematográfico

01.04.2019 16:21 / POR Londrinando

Boulevard Londrina Shopping sedia exposição de Pop Art com realismo cinematográfico

A partir de hoje (1º), o Centro Cultural do Boulevard Londrina Shopping contará com a exposição inédita "Portraits: PowerGuys", uma segunda fase do recente ensaio visual do arquiteto Christian Steagall-Condé intitulado "Portraits: PowerGalz" que exibiu painéis de mulheres intérpretes de heroínas no cinema, vistos por mais de cinco mil pessoas, incluindo likes da atriz Uma Thurman e da apresentadora Elle DeGeneres no Instagram do artista.

A exposição no Shopping traz agora atores atuais e clássicos da indústria do cinema como músicos e compositores. A pesquisa inédita de Steagall-Condé reflete a paleta cromática e a forma como se constrói a sensação visual das luzes, meios-tons e sombras, em tons contemporâneos da Arte Urbana. No trabalho estão referências gráficas às técnicas utilizadas na pintura de Rembrandt e Vermeer, atualizadas com pigmentos contrastados e sintonizados com o espírito visual da atualidade.

Consagrado pelo movimento da Pop Art, o ensaio traz o impacto vivo da nitidez e das tintas hiper saturadas, deixando em dúvidas se as telas são pinturas ou impressões digitais, em parte, devido à proposta das imagens finalizadas estarem em altas resoluções, não com o realismo fotográfico, mas sim cinematográfico.

Uma outra pesquisa incorporada ao ensaio vem do campo da física, em óptica, que provoca sensações como a de estar sendo seguido pelos olhares dos personagens retratados e ainda a de perceber, a partir de cinco metros de distância, o protagonismo das imagens trazido pelos efeitos da escala e da proporção. De perto, os retratados se posicionam a uma distância similar a uma conversa, a menos de 30 cm do observador.

Durante a exposição, uma surpresa intrigante vai desafiar a percepção de cada visitante para a descoberta de qual característica os retratados têm em comum além de serem homens e celebridades. Para desvendá-la será necessário contemplar cada tela individualmente e estudá-las para apontar a solução do enigma. Quem tentar decifrar o segredo fará parte de um grupo que participará de um sorteio de uma tela pessoal da pinacoteca do artista que será entregue como um presente natalino.

Vai lá:

Exposição "Portraits: Powerguys"
15 telas em acrílicas sobre canvas
de Christian Steagall-Condé
de 1ª a 30 de abril no Espaço Cultural do Londrina Boulevard Shopping
Acesso e estacionamento gratuitos

(Com informações de assessoria de imprensa)