Aquela história de tomar remédios sempre que sentir o primeiro sinal de qualquer coisa pode fazer mais mal do que bem. É remédio para dormir, para desinchar, para tratar um resfriado… Você já parou para pensar que essas propriedades de cura podem ser encontradas em plantas medicinais e que você pode ingerí-las através de chás?

A agroecóloga Natalia Schmeiske sim! E foi para difundir esse conhecimento a cada vez mais pessoas que ela deu início à Chacura há um ano e dois meses aqui em Londrina. A ideia da Chacura, que é uma empresa artesanal de chás, já estava na cabeça da Natalia há três anos: “em paralelo com minha graduação em agroecologia, estudei plantas medicinais, fiz cursos com curandeiros no litoral do Paraná e fui conhecendo esse universo, com testes de plantios, de secagem, de tinturas e, aos poucos, a Chacura foi tomando forma”, conta.

E para a alegria dos amantes de chás londrinenses e daqueles que têm curiosidade em conhecer esse universo, Natalia já começou ambiciosa, lançando uma linha de oito chás funcionais com benefícios específicos. São eles:

  • Respire: chá antigripal que também ajuda a combater a rinite e a sinusite. As plantas usadas na mistura ajudam a liberar a respiração, aumentar a imunidade e possuem ação antinflamatória.
  • Yin: chá para as mulheres tomarem antes e durante o período menstrual. Ele auxilia no alívio das cólicas menstruais, acalma e cicatriza o útero.
  • Clean: infusão depurativa que auxilia na limpeza do fígado. Ideal para quem tem colesterol alto.
  • Com Alma: infusão sutil, age como chá calmante. Ele é doce e cítrico ao mesmo tempo e pode ser tomado quente ou gelado.
  • Red Tea: é um composto diurético que acelera o metabolismo e auxilia no emagrecimento saudável.
  • Equilíbrio: esta infusão é um laxativo leve de uso diário. Ela colabora no funcionamento do fígado e do intestino.
  • Todo Dia: receita adaptada com Melissa Brasileira, é um chá digestivo docinho para ter tomado após as refeições.
  • Kids: um chá docinho e colorido para as crianças, é calmante e auxilia na digestão.

Como são ervas para infusão, a Natalia tomou o cuidado de colocar um infusor de brinde em todas as embalagens dos chás. Cada uma custa R$ 23 e rende 30 xícaras. 

“Todos os chás são misturas de plantas medicinais e, fora o Todo Dia que é uma receita adaptada, todas as receitas foram criadas por mim”, conta Natalia que tem um espaço em casa para fazer a seleção e a secagem das ervas para depois montar as embalagens que chegam aos clientes. Ela faz questão de enfatizar que prioriza o uso de plantas orgânicas, sem uso de veneno. “O Paraná é o maior produtor de plantas medicinais do Brasil e a maioria deles não usa veneno”, conta.

Além dos chás, A Chacura também trabalha a educação ambiental com a população, que é algo que Natalia sempre prezou dentro da agroecologia. Ela dá cursos e workshops de plantas medicinais, preparação de chás e, no ano passado, ela lançou um curso de tintura medicinal, que é outro produto disponível na empresa. Para não perder nada dessas agendas, é só seguir o Facebook e o Instagram da Chacura.

E para comprar os chás, você encontra a Chacura todos os sábados, na Feira de Orgânicos da Vecta Store, das 8h às 12h, na Rua Bento Munhos da Rocha Neto, 1225. Lá, ainda dá para bater um papo com a Natalia sobre todos os benefícios das ervas que ela usa para fazer as infusões.

Os chás também são revendidos em outros pontos da cidade: no Café com Propósito, que fica na Rua Espírito Santo, 1123; na Farmácia Vivah, que fica na Rua Quintino Bocaiúva, 527; e na Green Produtos Naturais, na Rua General Tasso Fragoso, 2.

 Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais