Eventos

Personal organizer: como a arte da arrumação pode garantir sua saúde mental

por Mariana Paschoal 10.04.19

Se você já experimentou a sensação de paz interior depois de organizar os cômodos da sua casa, ou do trabalho, sabe como é importante para a nossa saúde física e mental viver, ou trabalhar em um lugar onde as coisas estejam em seus devidos lugares. A vida parece que flui melhor, não é mesmo? Mas nem sempre é possível manter tudo em ordem. Às vezes a nossa rotina corrida atrapalha, a gente não tem ânimo suficiente e, quando tem, não usamos as técnicas ideais para manter os espaços corretamente adequados.

É aí que entra o trabalho do personal organizer. Essa profissão surgiu há cerca de 30 anos com o aumento do consumismo nos Estados Unidos e da quantidade de itens que se acumularam dentro das casas. Para resolver esse problema, que ainda é muito presente em muitos locais, o profissional da organização faz uma avaliação do cliente e do espaço que irá realizar o trabalho, identifica o problema e os objetivos e aplica as técnicas para garantir o bem-estar, a economia de tempo e de espaço da pessoa que o contratou.

As técnicas profissionais de organização podem ser aplicadas em todos os cômodos de uma casa, ou ambiente de trabalho. Janete Ferreira é personal organizer em Londrina e conta que o que mais pedem para organizar são os guarda-roupas, documentos, maquiagens, medicamentos e dispensas de cozinha, por exemplo.

Não foi à toa que Janete escolheu a profissão para chamar de sua. Após um episódio de crise de ansiedade no antigo trabalho, ela teve que parar para organizar a mente e focar em sua saúde e família. Enquanto organizava a própria vida, Janete encontrou na possibilidade de trabalhar com consultoria de organização um propósito: se ajudar e ajudar outras pessoas a também encontrar uma melhor qualidade de vida, bem-estar e paz interior - que, ela assegura, são alguns dos principais benefícios adquiridos após ter os serviços de um personal organizer contratados.

As técnicas

Poucos espaços de casa são mais bagunçados que os guarda-roupas. É tão fácil juntar tudo o que ficou desorganizado, jogar lá dentro e fechar as portas para ninguém (nem você mesmo) ver. Quem nunca fez isso? É por isso que eles são uma das principais demandas dos clientes da Janete. Sendo assim, fomos conferir como ficou o de uma das últimas clientes dela para explicar a vocês algumas das técnicas utilizadas pela profissional.

“Além das dobras para ganhar espaço e não amassar as peças, prezo também pela funcionalidade: todos os itens de um guarda-roupa ficam visíveis para seu usuário”, esclarece Janete. Segundo ela, quando não vemos tudo o que temos, podemos esquecer do que já existe e isso nos leva a fazer compras desnecessárias. Quantas vezes você já parou na frente do seu armário e pensou que não tinha roupa para ir em tal ocasião? Janete sustenta que todo mundo, se olhar bem lá no fundinho, vai encontrar a peça que precisa. E é por isso que a organização profissional se faz tão necessária. “Ao ver tudo o que você tem, organizado em uma disposição que leva em consideração as combinações de looks, por exemplo, você economiza tempo e dinheiro, aumentando a qualidade de vida”, afirma.

Para ajudar a condicionar os olhos e a cabeça em relação às peças que o cliente possui, Janete utiliza etiquetas e cria compartimentos com objetos que podem ser encontrados em casa, como caixas de sapato, de ovos e de perfumes.

A personal organizer disse que a frase que ela mais escuta em seus atendimentos é “eu não me lembrava que tinha isso”. Com esse tipo de reação, ela aproveita para aplicar outra técnica da organização: o desapego. Sempre através de sugestões, e não de ordens, Janete então orienta o cliente a avaliar se ele ainda precisa daquela peça, ou se pode se desfazer dela, assim como outros itens esquecidos, ou em desuso.

“A maior parte das pessoas que me procura ou está em processo de mudança, ou está no meio de uma bagunça e não sabe por onde começar”, conta a personal que, antes de começar os trabalhos, sempre entrevista os futuros clientes para saber quais são as dores deles. “Faço isso porque tem o cliente que quer apenas organizar o espaço e tem aquele que quer passar por um processo profundo de desapego e, para isso, é preciso de uma preparação igualmente profunda”, explica.

Ao ser questionada sobre os feedbacks mais interessantes de seus clientes, Janete relembra de uma que foi diagnosticada com depressão e não tinha ânimo para arrumar as coisas. Ao terminar o processo de organização, essa cliente comemorou dizendo que foi a transformação da vida dela e que, por causa da Janete, ela era uma nova pessoa. “Às vezes as coisas não funcionam, não fluem, e você não percebe que é porque você está no meio de uma bagunça, então só de iniciar esse processo você já percebe uma melhora na qualidade de vida”, esclarece Janete.

“Você não precisa de tudo o que tem para ser feliz. Depois que você consegue organizar tudo, você percebe que tem tempo e espaço para aproveitar o que realmente importa na vida”, enfatiza Janete ao falar sobre a importância de ter um serviço de organização personalizado em casa, ou no trabalho.

Como contatar a personal organizer

Para entrar em contato com Janete, saber valores, detalhes e contratar seus serviços de personal organizer, é só enviar uma mensagem pelo Instagram @janete.personalorganizer, ou pelo WhatsApp (43) 99998- 3748.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais