Eventos

Palhaço Ritalino comemora 10 anos de existência com programação especial no fim de semana

por Mariana Paschoal 11.04.19

Londrina se diverte e dá mais risadas há dez anos. Isso porque foi em 2009 que nasceu o Ritalino, palhaço londrinense que comemora uma década de trabalho e palhaçada na cidade com uma programação de humor durante todo o ano. Também faz dez anos que o ator que o interpreta, Tiago Marques, veio a Londrina para cursar Artes Cênicas e deixar a cidade mais engraçada.

Depois de terminar a graduação, ele ainda fez dois anos de circo para aperfeiçoar suas técnicas como palhaço, algo que ele já estudava antes mesmo de se profissionalizar no teatro, em 2007. “Sempre gostei muito do palhaço pela comunicação que ele tem e da imagem mais primária: você vê e já entende. Independentemente da classe social, todo mundo ri do palhaço junto, a informação chega da mesma forma para todos”, conta Tiago.

O Ritalino foi influenciado por esse gosto por palhaços que Tiago carrega desde criança e pela oportunidade de atingir todo mundo de maneira igual, algo que o ator preza por ser de origem humilde. O nome também foi inspirado em sua vida pessoal “fui diagnosticado com hiperatividade aos 17 anos e me foi receitado Ritalina. Eu não recomendo, mas parei de tomar por conta e acabei encontrando outras formas de me manter concentrado: ser palhaço foi uma delas”, relembra o ator que também comenta que encontrou na atuação e na comédia algo em que consegue canalizar toda a energia que possui.

Nessa trajetória, Tiago já viu de tudo no público. Ele disse que teve até gente que chorou na plateia. “Meus espetáculos são feitos para as pessoas rirem, mas já aconteceu de gente chorar por achar que foi poético e se emocionou com aquilo”. O ator também disse que é comum ouvir das pessoas que elas não gostavam de palhaços e que achavam que esse tipo de humor era algo sem graça e infantil, mas que depois acabaram mudando de ideia. Com os espetáculos “In Concertina” e “O melhor show do mundo... na minha opinião”, Ritalino já conheceu vários estados brasileiros. É tanto talento que o palhaço londrinense também já se apresentou em Portugal, na Espanha e no Peru.

Tiago enfatiza que fazer palhaçada é coisa séria e que ele trabalha para fazer as pessoas rirem em uníssono, para elas esquecerem dos problemas. “Isso, para mim, paga muito mais que dinheiro e aplauso”, confirma. Ele ainda complementa que comemorar dez anos como palhaço é um marco pessoal e para Londrina. Afinal, “ser palhaço e pregar um mundo de brincadeiras na cidade em meio a tanta violência é um ato político. Quando todos riem juntos, todos tornam possível um mundo em que, ao invés de armar, a gente está se amando”.

Programação de aniversário

Para comemorar os dez anos de Ritalino, o palhaço está com uma programação especial para esse fim de semana. Confira:

Espetáculo: “In Concertina”

Quando: sábado (13), às 20h, e domingo (14), às 19h

Onde: Divisão de Artes Cênicas da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205)

Quanto: contribuição espontânea

No espetáculo, o palhaço Ritalino, munido de sua concertina musical, realizará um concerto. Como as coisas não saem como o esperado, Ritalino inicia uma saga para vencer os obstáculos que surgem. O palhaço vive uma batalha que envolve partituras e bombas, melodia e marreta, o trágico e o cômico. Mesmo com a aparente falta de sorte, o palhaço realiza um concerto emocionante, levando a plateia ao riso e ao onírico. In Concertina trata da metamorfose... do efêmero. Daquilo que é extremamente delicado, mas que antagonicamente traz uma força extraordinária. E, como tudo no mundo e na vida, finda... Talvez, mais cedo do que gostaríamos de imaginar.

"Essa é a primeira etapa da comemoração dos dez anos do Ritalino, mas no segundo semestre tem uma segunda etapia com mais eventos", promete Tiago. Enquanto isso, a gente segura o riso e aguarda ansiosa pelos novos espetáculos! Para não perder nenhuma atualização da agenda do Ritalino, fique ligado no Instagram @palhaco.ritalino

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais