Não gostar de musculação, ou de ambiente de academia já deixaram de ser desculpas para evitar a prática de exercícios há muito tempo. Se exercitar e cuidar da saúde não precisam mais ficar restritos a apenas uma opção. Existem várias atividades dinâmicas e diveridas que podem se encaixar melhor no seu gosto.

Para te motivar a sair do café, fizemos uma lista com seis dessas opções. Confira:

Pilates

Controle do corpo através da mente: esse é um dos objetivos do Pilates que, justamente por essa função, se chamava Contrologia. Quem nos contou isso foi a Pollianna Bedin, proprietária do Estúdio Body Trend que oferece essa modalidade de exercício físico.

“Ao contrário do que alguma pessoas pensam, o Pilates extrapola o corpo e trabalha também a mente, pois é ela que controla todas as nossas funções motoras”, explica. Os benefícios corporais oferecidos pelo exercício, inclusive, são uma resposta do nosso controle mental. Através dessas características, o Pilates trabalha o equilíbrio, a coordenação, a tonificação, o fortalecimento, a postura, a respiração e a reabilitação ortopédico.

Pollianna frisa que o Pilates deve ser visto como mais que um exercício físico, mas também como tratamento. O Estúdio atende alunos que não gostam de fazer exercícios em academia e vê o Pilates como uma alternativa, até pessoas que usam a modalidade como tratamento de problemas de saúde como a LER e a hérnia de disco, por exemplo.

A responsável pelo Body Trend esclarece que é importante fazer essa diferenciação porque, ao contrário de outras atividades físicas, o Pilates não trabalha com emagrecimento, mas sim de mudança de composição corporal: “não trabalhamos a parte aeróbica, mas conseguimos mudar as formas do corpo e perder medidas através do alinhamento da postura, por exemplo”, conta Pollianna. Sabe aquela barriguinha que te incomoda tanto? Às vezes ela nem é gordura e sim má postura.

Uma das principais vantagens do Pilates é que ele é muito dinâmico. Cada aula é um exercício diferente e envolve exercícios suspensos, no solo, aula de bola, e tudo o mais.

Os horários do Body Trend são bem flexíveis e os interessados podem agendar o horário de preferência para eles. Vale lembrar que pessoas de qualquer idade podem praticar o Pilates. No Estúdio, Pollianna atende pacientes de 13 a 92 anos.

Vai lá:
Estúdio Body Trend
Av. Rio de Janeiro, 835
Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 7h às 21h; sexta, das 7h às 20h; sábado, das 8h às 13h
Facebook | Instagram

Dança

Zumba, ballet, danças árabes, danças urbanas, jazz, pilates solo, stilletto, dança de salão, ballet contemporâneo, samba de gafieira… O mundo da dança é vasto e as opções são variadas. Todas essas modalidades podem ser feitas na Casa da Dança.

Jéssica Magalhães, professora na escola, dá aula de Zumba e explica que a intenção do espaço é oferecer ao aluno a oportunidade de fazer uma atividade física sem precisar ir à academia - uma ótima opção para quem não gosta dos equipamentos e repetições de exercícios.

Percebemos que é uma ótima opção principalmente quando a Jéssica explica que as aulas de lá são voltadas para os benefícios que aulas proporcionam e não necessariamente aos passos exatos de cada tipo de dança. “A dança é divertida, não é maçante. Na Zumba, por exemplo, a gente troca a playlist toda semana. Nosso foco é na diversão”, explica.

Além da prática de uma atividade física, a dança proporciona benefícios como a queima de calorias, emagrecimento, tonificação muscular, coordenação motora, melhora da memória, da autoestima e da socialização. Na Casa da Dança, interessados de qualquer idade, a partir dos três anos, podem agendar uma aula experimental e, quem sabe, se dedicar a essa atividade por muito tempo.

Casa da Dança
Avenida Garibaldi Deliberador, 885 e Avenida São João, 758
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 21h30; sábado, das 9h30 às 17h
Facebook | Instagram | Site


Ballet

Ballet clássico, ballet de repertório, técnica de ponta, técnica masculina e Pas de Deux: essas são as modalidades de ballet que estão disponíveis na Gesto’s Ballet, uma escola que está há mais de 20 anos na cidade e já conquistou mais de 280 prêmios na dança.

Um dos professores da escola é Murilo Soares, que nós explicou que, até há pouco tempo, existia um estigma de que o ballet era só para criança, mas isso não existe mais. “O ballet é para todos e, além de ser uma arte, é também um exercício”, esclarece.

O professor e bailarino também explica que esse tipo de dança não traz benefícios apenas para o corpo, mas também para a alma. “Gostamos de dizer que o ballet é uma arte que contempla o corpo”, continua.

Alguns dos benefícios que o ballet oferece a quem o pratica são: trabalho com todos os grupos musculares, alongamento, melhora a postura, reduz desvios de coluna, fortalece abdômen, fortalece a parte estrutural da musculatura, melhora a flexibilidade e o tônus muscular. Ou seja, o ballet é um treino fisicamente completo, que trabalha o aeróbico e o anaeróbico.

Na Gesto’s, interessados de qualquer idade podem se matricular e há turmas de manhã, tarde e noite.

Gesto’s Ballet
Avenida Tiradentes, 1241 e Rua Raposo Tavares, 990
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 21h; sábado das 9h às 15h30
Facebook | Instagram | Site

Mahamudra

O Mahamudra nasceu em 2013 como uma filosofia de vida, com a ideia inicial de buscar o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito como base do ser humano. Quem explica é Bruno Peloy, coach Mahamudra em Londrina e um dos idealizadores da filosofia.

Para alcançar o objetivo do total equilíbrio, os treinos são realizados ao ar livre e começam com uma base meditativa e com técnicas de respiração. Depois, o coach traz um momento de autoconhecimento, de desbravamento dos limites do corpo e da mente através da preparação física, na qual ele trabalha as capacidades de força, resistência, flexibilidade e potência. “Os treinos são bem completos e vão além do exercício físico. Eles promovem uma mudança de hábitos, de pensamento… Mudança de vida mesmo”, explica Peloy.

Os treinos começam antes do nascer do sol e depois do por do sol. Eles têm uma conexão com a natureza e os horários acompanham isso. “Cada treino é um desafio para eles. Eles se exercitam para alcançar o desafio e, com isso, praticam a autosuperação e o autoconhecimento”, esclarece o coach. Cada aula dura uma hora e é realizada no Zerão, com dois professores para dar assistência.

O coach Peloy deixa claro: “quem vem para o Mahamudra buscando crescimento de massa e emagrecimento acaba encontrando outras coisas que extrapolam os limites do corpo”.

Mahamudra Brasil
Zerão
Horário dos treinos: segunda, quarta e sexta, às 5h50, 6h50, 18h30 e 19h30; terça, quinta e sexta, às 5h50 e 19h
Facebook | Instagram | Site

Crossfit

Talvez o exercício mais próximo da musculação dessa lista seja o Crossfit, mas não se engane: a pegada e o dinamismo do esporte são outros.

Melhora do condicionamento físico, velocidade, explosão, resistência cardiorespiratória e coordenação motora são alguns dos benefícios que os praticantes de Crossfit percebem ao começar os treinos. Quem garante é o proprietário da Crossfit Tratore e fisioterapeuta, Eduardo Gonçalves.

Para alcançar esses benefícios, o crossfit de lá trabalha em três pilares: cardiorespiratório, movimentos de levantamento de peso olímpico e movimentos ginásticos. “É bom esclarecer que qualquer pessoa pode fazer o Crossfit. Aqui adaptamos os exercícios e os objetivos de acordo com cada indivíduo”, esclarece Eduardo.

Essa é uma das características da escola que não foca em atletas e sim em oferecer saúde à população em geral que busca a prática de algum exercício físico. Os interessados têm direito a agendar três aulas experimentais para sentir como são os treinos, já que eles não se repetem. Cada aula dura uma hora.

Crossfit Tratore
Avenida Arthur Thomas, 2310
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 6h às 21h30 e sábado, das 11h às 12h
Facebook | Instagram

Circo

“Circoterapia” é a palavra que os alunos da Zirkus usam para descrever as aulas de circo de lá. A escola atua no ramo de artes circenses e eventos e existe há seis anos. Como professores, eles têm profissionais experientes da ginástica olímpica. “A base das acrobacias do circo vem toda da ginástica olímpica e artística”, explica Gabriel Hilário, representante comercial da Zirkus.

Por lá, as turmas são divididas por idade e não por nível de avanço. “As aulas são divididas internamente. Os alunos fazem uma rotação com determinado professor durante a aula e fazem um pedaço da aula ali, depois eles trocam. Nenhum aluno fica deslocado, ou sem saber quais passos fazer”, descreve Gabriel que também confirma que dentro da Zirkus tem espaço para todo mundo, tendo experiência em atividades físicas, ou não.

Outra coisa que é respeitada durante as aulas é o tempo de desenvolvimento de cada aluno. Ninguém é forçado a fazer movimento nenhum. O que é trabalhado na escola é a superação de limites: “os alunos percebem que o corpo evolui a cada aula e ficam emocionados quando superam cada limite”.

E assim como os espetáculos circenses, histórias surpreendentes já marcaram a trajetória da Zirkus. O Gabriel contou duas. Uma é o caso de um aluno que usava cinco remédios diferentes para depressão e cujo psicólogo recomendou uma atividade física dinâmica e divertida. Ele encontrou isso na Zirkus e, depois de um tempo, deixou de tomar os medicamentos e conseguiu superar a doença. Circoterapia, né?

O aluno Jhonatas Santos Lima é outro exemplo de superação por lá: ele começou sem saber nada e hoje é um dos aprovados no casting do famoso Cirque de Soleil, só aguardando ser chamado. Outros vários alunos da escola londrinense estão na Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro… Enfim… São muitos talentos a serem comemorados. “A paixão pelo circo começa do nada e nos contagia. Tem aluno que largou tudo para seguir carreira no ramo”, comemora Gabriel.

Se você ficou interessados, pode fazer uma aula experimental e experimentar esses movimentos contagiantes também! A equipe da Zirkus só pede que você entre em contato antes para agendá-la.

Vai lá:
Zirkus
Rua Mossoró, 395
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 21h30 e sábado, das 9h às 14h
Facebook | Instagram 

E aí? Qual atividade é mais a sua cara? Ficou com vontade de praticar alguma delas? Conta pra gente!

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais