“Eu quero ajudar o planeta. O que eu posso fazer?”

Essa pergunta já deve ter passado pela cabeça de muita gente que nos lê aqui. E nós temos algumas respostas. Uma delas é comprar um voucher no ecofood, aplicativo desenvolvido aqui em Londrina e que colocou no holofote o termo e a definição de “salvar comida”. Pode parecer algo simples, mas a principal mensagem que a iniciativa quer passar à população é que até mesmo pequenas ações em nosso dia-a-dia já podem fazer uma grande diferença.

O objetivo prático do ecofood é reduzir o desperdício de alimentos no planeta. Para isso, eles viabilizam a compra de comida excedente nos restaurantes da cidade, como explica o cofundador da startup, Raphael Koyama: “com a compra dos vouchers que os estabelecimentos disponibilizam no aplicativo, o usuário compra uma comida de mesma qualidade (porque é a mesma comida consumida pelos clientes que vão até os locais). Não é resto que ele busca. É o alimento que foi produzido no mesmo dia, só que ia ser desperdiçado porque não ia ser vendido até fim do horário”.

Dois exemplos do que pode ser salvo:

Uma padaria, por exemplo, faz uma variedade de produtos para colocar na vitrine para ficar bonito e acaba não vendendo tudo até o fim do dia. Esse alimento excedente, que seria vendido normalmente para os clientes, pode ser salvo.

No caso de um restaurante self service, se você comprar um voucher de um deles, a marmita será montada com a mesma comida do buffet, enquanto clientes in loco ainda estão se servindo. “Quando a gente joga fora esse alimento fresco que não poderá ser reaproveitado no dia seguinte, a gente não joga só o alimento. A gente joga fora o trabalho de uma galera que se esforça e acorda cedo para fazer aquilo”, conta.

Usar o aplicativo ajuda todo mundo: o usuário compra comida de qualidade a um preço mais acessível e tem a oportunidade de consumir de maneira consciente e sustentável. Quem compra o voucher também ajuda os estabelecimentos a não jogar comida fora e a não pagar por esse descarte. E tudo isso ainda ajuda o planeta, já que os alimentos, quando decompostos na natureza, liberam os gases do efeito estufa. “A gente quer conscientizar as pessoas não só em relação ao desperdício de alimentos, mas também em relação a viver uma vida sem desperdícios e mais consciente”, afirma Koyama.

Como o ecofood surgiu?

“O ecofood começou a ser idealizado em julho do ano passado, em uma conversa de carro sobre desperdício de alimento”, relembra Koyama, que é engenheiro civil de formação. Os pais do cofundador e a esposa de seu sócio são donos de restaurante, então eles começaram a discutir e a entender como funcionava os restaurantes no quesito descarte de alimentos. “Começamos a pesquisar e nos deparamos com um cenário no qual um terço de tudo o que é produzido de alimento é desperdiçado. Isso representou 1,3 bilhão de tonelada em 2018, sendo que, no mesmo ano, 800 milhões de pessoas estavam passando fome no mundo”, relata o cofundador que viu ali um mercado grande para atuar e uma dor importante para ser resolvida.

Depois de estudar os cenários e encontrar a solução ideal para esse problema, o ecofood começou a operar em fevereiro deste ano com 30 restaurantes. Atualmente, cerca de 70 restaurantes têm vouchers disponíveis em Londrina e quase cem estabelecimentos estão em fase de treinamento. “Quando o restaurante topa entrar nessa causa com a gente, damos um treinamento para ensinar como cadastrar os vouchers e o que será disponibilizado dentro do aplicativo”, conta Koyama.

Com todo esse serviço, o ecofood já conta com mais de 25 mil downloads e 10 mil cadastros de usuários que querem salvar refeições. Desde fevereiro, mais de 9500 refeições foram salvas. Isso representa quase cinco toneladas de comida que o aplicativo e os usuários conseguiram salvar do desperdício.

Todos esses resultados foram reconhecidos. Em março, a startup recebeu um prêmio de Rony Meisler, presidente do Movimento Capitalismo Consciente do Brasil, em que foi considerada uma das dez startups mais conscientes do país entre duas mil indicações de empresas. “Com tudo isso, queremos mostrar que uma solução simples, quando boa, pode ser impactante”, conclui Koyama.

Para conhecer melhor o aplicativo, é só acessar o site do ecofood, que está disponível para iPhone e Android.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais