Bem-estar

Encontro apresenta técnicas inéditas em Londrina para lidar com o estresse do dia-a-dia

por Mariana Paschoal 29.05.19

Londrina vai ser palco, pela primeira vez, de uma experiência transformadora, principalmente para aqueles que consideram que têm pouca capacidade de atenção; reagem excessivamente às situações do dia-a-dia; têm níveis elevados de estresse, ansiedade e/ou dor crônica; desejam ter mais qualidade de vida, autoconhecimento e mudar a maneira como se relacionam com suas vidas, como pensam e como se sentem sobre as experiência diárias. A experiência se chama Vivência em Mindfulness e Qualidade de Vida e será passada em um encontro no dia 22 de junho aqui na cidade.

“Mindfulness é um estado de consciência, ou estado psicológico específico que acontece quando prestamos atenção à nossa experiência atual de forma intencional e sem julgamentos”, explica Mariana Matias, facilitadora de mindfulness e responsável pelo encontro. Ela conta que, quando cultivamos esse tipo de atenção, fica mais fácil viver o presente, ao invés de ficarmos presos em situações do passado e preocupados com o que pode acontecer no futuro.

Essa atenção é adquirida através da meditação. O objetivo da Vivência é oferecer um primeiro contato com a prática e promover a meditação baseada em mindfulness. “Como é um assunto relativamente novo, minha intenção é colaborar com a disseminação do tema e viabilizar o acesso para cada vez mais pessoas”, conta Mariana. Durante a vivência, os participantes irão realizar três práticas que são integrantes do “Programa de 8 Semanas -  Qualidade de Vida baseada em Mindfulness”. Todas as práticas têm a intenção de favorecer o autoconhecimento para o desenvolvimento de escolhas mais conscientes e para o autocuidado.

Ao fazer essas práticas, é possível perceber vários benefícios:

- Redução de estresse físico e psicológico com longa duração;
- Mudanças positivas no bem-estar;
- Menos propensão a se engajarem no humor deprimido e sentirem-se exaustos;
- Mais capacidade de controlar seus impulsos, sendo menos propensas a se envolverem em comportamentos automáticos relacionados ao uso de substâncias ou outros comportamentos desadaptativos habituais;
- Autorregulação emocional;
- Autoconhecimento e desenvolvimento da autocompaixão;

Estudos neurocientíficos também comprovam os seguintes benefícios:

- Mudanças nas áreas cerebrais associadas com a tomada de decisão;
- Aumento da atenção e empatia de pessoas que praticam regularmente a meditação mindfulness;
- A meditação aumenta a área do cérebro ligada à regulação das emoções e isso, melhora a atenção das pessoas, a capacidade de estar atento, melhora o desempenho no emprego, trabalho, a produtividade e satisfação;
- A meditação aumenta o fluxo sanguíneo, reduz a pressão sanguínea e protege as pessoas contra o risco de desenvolvimento de hipertensão, além de reduzir o risco e gravidade da doença cardiovascular;
- Praticantes de mindfulness apresentam menores índices transtornos mentais, melhor auto-imagem, são mais alegres, adaptados, maduros, autoconfiantes, conscientes, relaxados e auto-suficientes.

Certamente você que tá lendo já pensou em adquirir todas essas capacidades na vida, né? E também é bem provável que você tenha achado muito difícil atingir esse nível de evolução pessoal, que é algo que só é conquistado quando há um treinamento e ajuda profissional. E o mindfulness é justamente isso: “envolve um treinamento corpo-mente que possibilita as pessoas mudarem a maneira que se relacionam com as suas experiências, com o modo que pensam e sentem sobre suas experiências, especialmente em momentos de grande estresse”, esclarece Mariana. Ela ainda complementa que essa vivência, que será realizada aqui em Londrina, é apenas uma faísca para a prática da meditação baseada em mindfulness, mas as técnicas que serão apresentadas no dia podem facilitar o exercício desse tipo de medicação em casa.

Quem pode participar?

Mariana enfatiza que o mindfulness é para todos! Qualquer pessoa acima de 18 anos pode se inscrever no encontro que ela vai ministrar. “Não precisa ser meditador, pode praticar outras formas de meditação e também pode nunca ter meditado na vida”, confirma.

O primeiro lote está R$ 60 e os interessados podem conferir mais informações e se inscrever neste link.

Vai lá:


Vivência em Mindfulness
Onde: Contato Work (R. Fernando de Noronha, 956)
Quando: 22 de junho, das 10h às 11h30
Quanto: R$ 60

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais