Colocar meninas em contato com tecnologia robótica. Esse é o objetivo do projeto “TechNinas”, criado pelas professoras do departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Silvia Galvão e Maria Bernadete França. O projeto é realizado em escolas públicas e oferece atividades práticas e teóricas com as alunas. O objetivo é incentivar as meninas a terem interesse nas áreas de computação, engenharias e ciências exatas no geral.

Segundo dados do último Censo da Educação Superior de 2015, as mulheres brasileiras ocupam aproximadamente 29% dos cursos nas áreas de engenharia e 41% na área da ciência. Silvia Galvão ressalta que o TechNinas foi idealizado pensando justamente no baixo índice de participação feminina nesses cursos.

A professora também afirma que desde 2018, quando o projeto começou, a ideia foi bem aceita pelas escolas “As meninas sentem-se intimidadas com a presença dos meninos na faixa etária na qual nos propusemos a trabalhar, além da falta de referência feminina e a ideia de que os cursos de engenharias, computação e exatas seja uma opção apenas para homens”, acrescentou.

O TechNinas já passou pelo Colégio Estadual Albino Feijó Sanches e pelo Colégio Olavo Garcia Ferreira da Silva e é um projeto ministrado por professoras e 19 monitoras estudantes de graduação.

Com informações de Maria Caroline Monteiro – assessoria de imprensa da Agência de Inovação Tecnológica da UEL

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais