Para devolver à sociedade tudo o que ela proporciona, a Faculdade Pitágoras vai além de ser uma instituição de ensino: ela também oferece serviços essenciais às pessoas que mais precisam. Aqui, vamos conhecer três deles: o Núcleo de Práticas Júricas, a Clínica de Fisioterapia e a Clínica de Psicologia. Além de proporcionarem a experiência da prática da profissão aos alunos, esses três serviços também realizam atendimentos gratuitos, ou com valores simbólicos à comunidade. Confira:

Núcleo de Práticas Jurídicas

O Núcleo de Práticas Jurídicas da Pitágoras tem como objetivo dar a oportunidade do acesso à Justiça à população que não tem condições econômicas para tal. Por outro lado, se tratando de um serviço ofertado por uma instituição de ensino, o NPJ também tem o intuito de formar academicamente o aluno de direito da Universidade, para que ele esteja apto a exercer a atividade no mercado.

O atendimento do Núcleo só se dá a pessoas carentes, ou seja, ela não pode ter uma renda superior a dois salários mínimos. As ações que o NPJ da Pitágoras aceita para analisar abrangem questões de Família, Cível e, eventualmente, ações penais de menor complexidade.

O NPJ funciona às segundas-feiras, das 19h às 21h30 e às quintas, das 8h20 às 10h30, por ordem de chegada. Os passos do atendimento são os seguintes: a pessoa passa por uma pré-triagem para identificação da eventual demanda. Depois disso, ela vai ao encontro de um aluno que fará o histórico do primeiro atendimento. Na sequência, o fechamento é feito por um profissional, um professor, que dá as orientações e a partir daí é possível saber se a ação terá continuidade, ou não.

Para ser atendimento, é só comparecer no Núcleo que fica no campus da Pitágoras, na R. Edwy Taques Araújo, 1.100.

Clínica de Fisioterapia

A Clínica de Fisioterapia da Pitágoras atende todas as especialidades da fisioterapia que são preconizadas para a formação acadêmica dos alunos. Eles atendem nas áreas de neurologia adulto e pediátrica, ortopedia, traumatologia, reumatologia, saúde da mulher, saúde do idoso, pediatria geral, fisioterapia cardiorrespiratória, fisioterapia uroginecológica, além de uma grande gama de patologias, disfunções e lesões da comunidade.

Esses atendimentos são feitos por demanda direta, que são os pacientes que procuram a clínica diretamente, e através de uma parceria com a Prefeitura para receber pacientes que são encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde. Nesse caso, os pacientes já passaram por consultas médicas e o médico receitou um atendimento fisioterápico.

Todos os atendimentos são gratuitos e feitos de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h com horário agendado por alunos que estão no último ano de fisioterapia, supervisionados pelos professores específicos de cada área.

Para marcar um horário, é só ligar no (43) 3373-7367.

Clínica de Psicologia

A Clínica recebe pacientes da comunidade externa e também interna (alunos e funcionários da Faculdade). Não existe restrição de idade: há pacientes de dois anos até 70 anos de idade. No caso dos menores é preciso autorização dos pais. As terapias que a Clínica oferece são: terapia infantil, terapia de grupo, de casal, tratamento para problemas de aprendizagem e outros distúrbios de comportamento como depressão e agressividade.

Todas as solicitações de atendimento passam por uma triagem. É feito um cadastro com as informações de cada paciente e os casos urgentes têm preferência. As sessões na clínica duram 50 minutos e normalmente acontecem uma vez por semana.

Os valores dos atendimentos são simbólicos e de acordo com a situação financeira de cada paciente. O dinheiro arrecadado é gasto em materiais utilizados nos atendimentos, como lenços de papel, folhas, tintas, testes psicológicos e canetas para desenho, etc...

A Clínica de Psicologia da Pitágoras fica na esquina da R. Nepal com a Madre Leônia e o telefone para agendamento é o 3373-7329.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais