Londrinando, mostrando o que Londrina tem de melhor!

Dicas de decoração para apartamentos pequenos

11.07.2019 14:54 / POR Mariana Paschoal

Dicas de decoração para apartamentos pequenos

Apartamentos pequenos têm suas vantagens: o valor costuma ser mais em conta e eles costumam ser mais aconchegantes - se for decorado da maneira correta.

Um dos erros que as pessoas cometem ao tentar decorar esse tipo de imóvel é pensar apenas nas funcionalidades dos móveis e outros itens de decoração ao invés de também levar o design em consideração. Para que ele fique bonito, funcional e passar a sensação de ser mais espaçoso, é preciso encontrar o equilíbrio perfeito entre as duas coisas. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas:

Delinear áreas separadas

É normal pensar que o conceito aberto de apartamento seja a melhor opção para apartamentos pequenos, afinal, quanto mais espaço aberto, mais espaço, certo? Bem... Errado! Decorar um apartamento com esse tipo de conceito pode fazer com que ele pareça bagunçado por não haver áreas separadas.

Definir áreas separadas e delimitar cada espaço ao seu propósito específico é uma maneira de manter o espaço organizado e, consequentemente, fazê-lo parecer maior.

Se você mora em uma kit net, ou em algum apartamento cujo cômodos não tem uma divisória bem definida, os biombos podem ser uma boa opção. O Biombo de Madeira com Espelho Ammy, por exemplo, além de separar uma área da outra, exerce o famoso truque do espelho para dar a ilusão de mais espaço.

 

Utilizar móveis e itens de decoração como utilitários 

Para manter o espaço organizado, uma boa dica é colocar um cabide para casacos e uma sapateira perto da porta. Isso vai evitar que você largue suas peças por aí depois de chegar em casa.

Um cabideiro multifuncional para paredes ou portas como esse é útil e ainda serve como detalhe na decoração.

As sapateiras também são úteis pra gente não deixar os sapatos todos jogados pela casa ocupando espaços. Opções como a Sapateira Retrô Plus podem ser escolhidas para dar aquele charme no mobiliário e para manter os calçados sempre escondidinhos.

Use linhas verticais em itens de armazenamento

Quando se trata da melhor maneira de usar um espaço, os móveis de armazenamento altos e estreitos são sua melhor aposta ao tentar obter o máximo de utilidade com a menor quantidade de espaço.

Um exemplo de como fazer isso é o seguinte: coloque duas estantes de livros idênticas em cada lado de uma porta para atingir uma aparência interna de prateleiras. Esse é um bom exemplo de estante para isso:

Nesse sentido, armários multiuso que vão do chão ao teto também podem ser usados e servem como um divisor de cômodos. Eles são especialmente úteis quando não é divisão entre as áreas de estar e dormir no apartamento. Para esse propósito, um armário como o seguir é o ideal:

Escolha uma paleta de cores clara

Opte por alternativas leves ao escolher as cores do seu apartamento. Cores mais fortes e escuras têm a tendência de fazer os espaços parecerem menores aos olhos. Já os tons claros têm o poder de ampliá-los. 

Ao escolher sua paleta, concentre-se em usar três cores, sendo que duas devem ser leves e vivas. Essas vão decorar a maior parte do espaço. Em seguida, adicione uma cor para acentuar alguns detalhes que você queira. Essa cor pode ser mais escura para garantir que as coisas permaneçam visualmente interessantes.

Se você fizer questão de toques de ousadia nas cores, pode corrigir os tons claros das paredes com cores fortes na mobília. Escolha uma cor principal e compre ou pinte todos os móveis para essa área no mesmo tom. Mas vale lembrar: muitas cores em um espaço pequeno pode encolhê-lo ainda mais. Então limite esse realce na paleta a uma seção pequena do seu apartamento, como no home office com uma cadeira amarela, por exemplo:

Adicionar curvas através dos móveis e decoração

Já que a maioria dos apartamentos pequenos costuma ser "quadradões" em relação ao seu formato, o uso de curvas em móveis e objetos de decoração pode fazer com que ele fique menos monótono. Para isso, você pode investir em uma mesa de jantar redonda, ou um sofá com linhas arredondadas, como esses exemplos:

Os apartamentos só se tornam lar quando eles têm a nossa cara e quando tudo é bem pensadinho para proporcionar o maior conforto pra gente. Que outras dicas de decoração e de como mobiliar um apê você gostaria de ver aqui? Conta pra gente no redacao@londrinando.com