Cultura

O que a universidade tem de bom? Serviços essenciais de saúde são oferecidos gratuitamente pela UEL

por Mariana Paschoal 09.08.19

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é um dos orgulhos da nossa cidade. Ao todo, são 53 cursos presenciais de graduação e 261 de pós-graduação distribuídos em nove centros de estudo. São 25 mil estudantes, professores e servidores que se beneficiam desse meio acadêmico. No entanto, a UEL extrapola os limites do campus e presta serviços para toda a comunidade londrinense e também de outras cidades e estados.

Serviços de saúde de ponta e que são referência em todo o país são alguns dos que são oferecidos pelos órgãos suplementares da UEL. O atendimento à população só é possível por causa do investimento em ensino, pesquisa e extensão.

Para você conhecer melhor alguns dos serviços prestados na área de saúde e para todos nós valorizarmos mais o que é feito dentro da nossa universidade, vamos apresentar nesta matéria alguns dos órgãos que estão abertos a todos nós sempre que a gente precisar. Confira:

Hospital Universitário (HU)

O Hospital Universitário é o maior órgão suplementar da UEL, mas mais do que isso: ele é um dos maiores e principais hospitais do estado do Paraná e um centro de referência para o SUS.

O Paraná tem 399 municípios e 250 deles são atendidos pelo HU. Esse número representa mais de 62% do estado. Mais de cem cidades país afora também são atendidas pelo Hospital, principalmente de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Além dos atendimentos de urgência, emergência, cirurgias e internação, o HU ainda conta com:

1. Ambulatório de Especialidades do HU

O Ambulatório de Especialidades do HU (AEHU) fica no campus da UEL, onde funcionava o antigo Hospital das Clínicas (HC). O AEHU tem como objetivo prestar atendimento ambulatorial dos pacientes, que são os aqueles atendimentos em consultórios. 

As informações sobre encaminhamentos e agendamentos de consultas podem ser conferidas neste link.

2. Centro de Informações Toxicológicas (CIT)

O Centro de Informações Toxicológicas presta assessoria e orientação em casos de intoxicação ou exposição a agentes tóxicos. As principais formas de intoxicação atendidas são por animais peçonhentos e plantas tóxicas.

No CIT, uma equipe técnica de profissionais de diversas áreas está a postos para informar sobre agentes tóxicos, dar apoio ao atendimento clínico do paciente do HU, dar suporte laboratorial, oferecer banco de soros e antídotos e identificar animais peçonhentos e plantas envolvidos em acidentes. O atendimento no CIT é feito 24 horas.

3. Hemocentro

O Hemocentro Regional de Londrina é referência no atendimento a pacientes portadores de doenças hemorrágicas hereditárias. Ele atende as demandas de transfusão sanguínea da rede pública de saúde de Londrina e outros hospitais públicos da 17ª Regional de Saúde, com 22 hospitais. Além deles, o Hemocentro também dá suporte às unidades de coleta e transfusão das cidades de Cornélio Procópio e Jacarezinho.

Hospital Universitário (dados de 2019)

10.368 cirurgias
13.986 internações
182.414 atendimentos

Para mais informações sobre o HU, acesse o site do hospital.

Endereço: Av. Robert Koch, 60
Telefone: (43) 3371-2000

Bebê Clínica

A Bebê Clínica, do Núcleo de Odontologia da UEL, trabalha com a prevenção à cárie de recém-nascidos, bebês e crianças. Ela presta serviços odontológicos a crianças de zero a cinco anos através do Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos são feitos no âmbito educativo-preventivo e de pronto-atendimento. Alguns dos exemplos de atendimentos são: curativos em dentes cariados, restaurações de resina ou amálgama, procedimentos preventivos, traumatismos dentários, endodontia, drenagem de abscessos, diagnóstico e tratamento de lesões e doenças de boca e tratamentos odontológicos de alta complexidade.

O objetivo da Clínica é prevenir doenças buco-dentais e controlar o padrão de saúde bucal para que as crianças mantenham condições ideais de saúde odontológica.

O atendimento de pronto-socorro, além de beneficiar os pacientes do programa educativo-preventivo, recebe pacientes encaminhados de Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região de Londrina e de outras regiões do estado.

Bebê Clínica (dados de 2019)

5.691 atendimentos 
48.932 procedimentos realizados

Endereço: R. Benjamin Constant, 800
Telefone: (43) 3323-9455

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)

O CEO presta atendimentos em periodontia, endodontia, prótese, dentística, cirurgia e odontopediatria. Todos esses serviços são prestados através de agendamento pela rede pública de saúde.

O Centro faz parte da Clínica Odontológica Universitária e atende em duas unidades:

Unidade Centro
Rua Pernambuco, 540 

Unidade Campus
Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, Km 380

Pronto Socorro Odontológico: (43) 3371-6730

Clínica Odontológica (dados de 2019)

88.382 atendimentos
202.978 procedimentos ambulatoriais
47.057 procedimentos coletivos

Clínica Psicológica

O objetivo geral da terapia é tratar questões psicológicas dos pacientes. Isso traz diversos benefícios como autoconhecimento, autoestima, motivação, melhora nos relacionamentos interpessoais entre tantos outros.

As questões a serem tratadas em uma terapia podem ser emocionais e comportamentais. Ainda existe muito tabu em cima do tratamento psicológico, desde quem acredita que esse tipo de tratamento seja só para quem tem problemas mentais até quem acredita que ele seja caro e inacessível. Mas a Clínica Psicológica da UEL vem para provar o contrário: o atendimento por lá é gratuito para a comunidade interna e externa à UEL de todas faixas etárias e beneficiárias do SUS.

Os serviços oferecidos pela Clínica são: psicoterapia individual de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Outras atividades, como a avaliação psicológica, psicoterapia de grupo, casal e família são oferecidos por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. 

Para informações de como agendar seu horário, clique aqui.

Clínica Psicológica (dados de 2019)

1.077 atendimentos em grupo
5.761 atendimentos individuais

Endereço: Campus Universitário
Telefone: (43) 3371-4237

Farmácia Escola

A Farmácia Escola é um ponto de retirada de medicamentos gratuitos, também fornecidos pelas UBS e SUS. O serviço é para a comunidade interna e externa à UEL desde que as pessoas apresentem a prescrição médica. Ao todo, são 50 medicamentos gratuitos e o órgão tem como objetivo facilitar e melhorar o acesso a remédios básicos pela população de Londrina.

Farmácia Escola (dados de 2019)

2.677 vendas efetivadas
2.733 orientações quando ao uso correto de medicamentos
800 atendimentos pelo SUS/Prefeitura de Londrina

Endereço: Campus Universitário
Telefone: (43) 3371-5611

Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário atende animais de toda a região metropolitana de Londrina 24 horas por dia.

Os atendimentos são destinados a animais de companhia e de grande porte. Para realizá-los, o HV conta com profissionais da dermatologia, cardiologia, neurologia, radiologia, teriogenologia, oncologia e outras especialidades. O Hospital também trabalha com diagnóstico laboratorial e pronto-socorro para casos de urgência e emergência.

Para mais informações, clique aqui.

Hospital Veterinário (dados de 2019)

73.570 exames
7.429 procedimentos
1.452 cirurgias
7.602 diárias de animais internados
18.201 consultas e retornos

Endereço: Campus Universitário
Telefone: (43) 3371-4269

Quando a gente soma e analisa todos esses números, dá para ter uma noção de quantas pessoas são beneficiadas e, muitas vezes, têm suas vidas salvas pelos serviços prestados gratuitamente através da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Vale lembrar que esses atendimentos só são possíveis por causa de pesquisas científicas, estudantes e profissionais que estão dentro da instituição de ensino com um objetivo final: melhorar a qualidade de vida dos londrinenses.

Dados e fotos: Universidade Estadual de Londrina

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais