Cultura

O que a universidade tem de bom? UEL oferece serviço de aconselhamento genético gratuito

por Mariana Paschoal 16.08.19

O Serviço de Aconselhamento Genético da Universidade Estadual de Londrina (SAG - UEL) é oferecido gratuitamente com o objetivo de atender pessoas que tenham suspeita de alteração genética. Essas pessoas podem ser encaminhadas por três vias: encaminhamento por clínica psicológica, por um médico, ou por busca espontânea. No caso do encaminhamento médico, é necessário que o paciente o tenha por escrito e levá-lo à Secretaria Municipal de  para ser autorizado. Só aí será possível entrar em contato com o SAG para o agendamento da coleta de sangue. O serviço é um projeto de extensão do departamento de biologia geral da UEL e é colocado em prática por uma equipe multidisciplinar de médicos, psicólogos, biólogos e outros profissionais da área da saúde.

Etapas do atendimento

  1. Coleta

Depois de agendar o entendimento com o SAG, a primeira etapa é a coleta de sangue. Nessa fase, o paciente vai coletar o sangue no Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário, que fica no campus da UEL. A coleta pode ser feita das 7h30 às 9h e não precisa estar de jejum. Vale lembrar que é importante chegar no horário para que todos os procedimentos sejam feitos com a atenção que merece.

  1. Entrevista e acolhimento

Um colaborador do SAG da área de psicologia vai fazer uma entrevista com o paciente e com familiares no dia da coleta de sangue. Essa etapa tem como objetivo coletar dados pessoais, histórico médico e dinâmica familiar para que as próximas fases do atendimento sejam mais precisas. Esse colaborador também vai estar disponível caso o paciente tenha qualquer dúvida quanto ao atendimento.

  1. Resultado

Quem avalia o sangue coletado é o Laboratório de Citogenética da UEL. O resultado leva aproximadamente 30 dias para ficar pronto e, em alguns casos, pode ser necessário que o paciente tire sangue mais de uma vez nesse tempo.

  1. Devolutiva

É na fase da devolutiva que o paciente vai saber qual é a mutação genética que tem, caso realmente tenha. Essa fase é agendada previamente e participam dela um biólogo geneticista, um psicólogo e outros colaboradores do projeto. Todos eles ficam à disposição caso o paciente ou os familiares tenham dúvidas sobre os resultados. É nessa etapa também que encaminhamentos para outras especialidades médicas podem ser feitos.

  1. Suporte psicológico

Para lidar e entender os resultados e o que pode vir com a mutação genética, o SAG oferece aos paciente o suporte psicológico necessário. A duração desse atendimento varia de acordo com a necessidade do paciente. O objetivo dessa etapa é esclarecer dúvidas e avaliar o potencial e as dificuldades do usuário do serviço diante do resultado dos exames. Caso seja necessário, o projeto, em parceria com a clínica psicológica da UEL, também oferece acompanhamento à longo prazo.

  1. Apoio psicológico

Se o usuário do serviço ou a família aceitar receber o suporte psicológico, quem vai fazer o acompanhamento são colaboradores do projeto. Esse apoio funciona como uma psicoterapia, sem limite de sessões e independentemente do resultado do exame. O apoio tem a finalidade de ajudar o paciente e família e aderir aos tratamentos necessário e a se adaptar ao novo estilo de vida com a presença das alterações genéticas.

Para mais informações sobre o Serviço de Aconselhamento Genético da UEL, é só acessar os canais de comunicação do projeto:

Facebook: https://www.facebook.com/aconselhamentogeneticouel
Site: https://lapiweb.wordpress.com/blog
E-mail: [email protected]
Telefone: (43) 3371-4180

Com informações de SAG - UEL

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais