Londrinando, mostrando o que Londrina tem de melhor!

Clube Londrinando

Empreendedorismo feminino: estilista londrinense traz o novo luxo à cidade

19.08.2019 14:19 / POR Mariana Paschoal

Empreendedorismo feminino: estilista londrinense traz o novo luxo à cidade

Uma criança que adora ler e que sempre ia atrás de livros e revistas de moda para conhecer a história de grandes estilistas só poderia se tornar o que quando crescesse? Estilista! Foi isso o que aconteceu com Isabela Pagnan. 

A intenção era cursar design de moda e se especializar em jornalismo de moda. Trabalhar com criação não estava nos planos iniciais de Isabela que, à princípio, queria aprender sobre o universo da moda de uma forma mais ampla. Porém, com o passar do tempo na faculdade, a aspirante à designer encontrou sua paixão ao exercitar mais o lado criativo. “Quando chegou o momento de fazer o trabalho de conclusão de curso (TCC), escolhi trabalhar com vestidos de festa de uma forma mais clean e moderna, pois era um estilo de vestido que eu não encontrava em lugar nenhum, não me identificava com aquela moda festa que a maioria já conhece. Era um anseio meu e que resolvi explorar mais a fundo”, relembra. E foi com um trabalho acadêmico que a marca Isabela Pagnan nasceu, trazendo à Londrina o conceito do novo luxo. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por ISABELA PAGNAN (@isabelapagnan) em

A marca

A marca surgiu de fato em 2017, mas o que daria início à história dela - o TCC - foi feito em 2015. “Desde essa época já notava essa lacuna na área em Londrina e então fui construindo a marca no decorrer do projeto, estudando melhor o mercado e desenvolvendo a minha identidade visual”, conta a estilista sobre a falta de variedade em roupas de festas na cidade. 

O grande diferencial das peças Isabela Pagnan é a identidade fresh, mais atemporal e que prioriza uma cadeia de produção mais sustentável. “Todos os processos são feitos em Londrina, de forma local e feito exclusivamente por mulheres”, conta a estilista. Não poderia ser diferente com o objetivo central da marca: criar peças que fazem as mulheres se sentirem livres, leves e autênticas.

 Inspiração e processo criativo

Com foco em roupas para festas, a empreendedora londrinense usa como inspiração formas da natureza, botânica, obras de arte, silhuetas femininas, viagens e filmes para oferecer às mulheres uma opção mais livre, confortável e que reflita a personalidade de cada uma que utilizar.

Segundo Isabela, o propósito da marca é criar e desenvolver um olhar mais fresco a partir da roupa de festa, focando no conceito do novo luxo. “O novo luxo foi o estudo principal do meu TCC e o conceito é basicamente unir a sofisticação desse tipo de roupa com a ideia do consumo consciente, desenvolver uma ideia do luxo mais jovem, leve e versátil e que leve em conta o cotidiano da mulher de hoje”, esclarece.

Para Isabela, unir o consumo consciente às necessidades da mulher atual é criar peças que não fiquem paradas no guarda-roupa. Pelo contrário: o objetivo da marca Isabela Pagnan é oferecer roupas que possam ser usadas em várias ocasiões, de formas diferentes e que façam as pessoas que as usam se sentirem bem.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por ISABELA PAGNAN (@isabelapagnan) em

“Para criar as peças, meu processo criativo sempre começa com algo que me inspira e desperta. Pode ser desde uma frase que li de uma escritora, até uma viagem que fiz ou alguma exposição de arte que fui”, explica Isabela. Dessas inspirações, a designer constrói uma prancha de temperamento na qual ela define uma paleta de cores, tecidos e texturas que traduzem o que ela quer passar com a coleção. “O processo criativo nunca é linear, então procuro inspirações a todo momento. Gosto de tudo que é simples e ao mesmo tempo belo”, conta.

Empreendedorismo feminino

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por ISABELA PAGNAN (@isabelapagnan) em

Aos 26 anos de idade, Isabela se sente privilegiada por poder trabalhar com o que ama. “Sinto que o empreendedorismo é um exercício de autoconhecimento. Todos os dias surgem desafios, situações que saem do seu controle e que só você pode solucionar, não existe alguém para te dizer o que fazer, então sinto que amadureci muito nesses dois anos de marca, como empreendedora e como mulher”, comemora. A estilista também incentiva outras mulheres a empreender, a se tornar independentes e a seguir os próprios sonhos. 

Como adquirir as roupas Isabela Pagnan

A Isabela trabalha com aluguel, venda de peças prontas e encomendas sob medida. Em Londrina, o atendimento é feito com hora marcada. Para combinar, é só entrar em contato com a estilista pelo formulário disponível no site ou pelo e-mail contato@isabelapagnan.com. A marca conta também com um ponto de venda em São Paulo (Rua Emanuel Kant, 58) e com a loja online que realiza entregas em todo o Brasil.