O Brasil vive a maior onda de queimadas desde 2014, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Entre o começo de janeiro até o dia 18 de agosto, foram mais de 71 mil focos de incêndio. Esse número é 82% maior do que o mesmo período do ano passado. Florestas nos estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e da Bolívia e do Paraguai queimam há dias. A Floresta Amazônica é uma das mais atingidas e também uma das mais importantes do mundo. Saiba o porquê:

1. A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo e abrange 6,7 milhões de km² (o que corresponde a duas vezes o tamanho da Índia). 

2. A Floresta Amazônica abriga pelo menos 10% de toda a biodiversidade conhecida no mundo, incluindo fauna e flora que correm risco de extinção.

3. Estima-se que mais de 30 milhões de pessoas vivem em toda a extensão da floresta.

4. Existem 350 grupos étnicos diferentes vivendo na Amazônia e mais de 60 permanecem isolados da civilização.

5. A Floresta Amazônica produz 20% de todo o oxigênio da Terra.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Roberto Arellano (@beto.arellan) em

6. As árvores da Floresta Amazônica ajudam a regular a temperatura e a umidade de todo o mundo. Devido à enorme quantidade de carbono armazenada na floresta, existe um grande potencial de alteração de todo o clima do planeta se não for administrado adequadamente como, por exemplo, se houver desmatamentos e queimadas.

7. A Amazônia contém entre 90 e 140 bilhões de toneladas métricas de carbono e a liberação de até mesmo uma parte disso aceleraria significativamente o aquecimento global. (Atualmente, a conversão de terras e o desmatamento na Amazônia liberam até 0,5 bilhão de toneladas métricas de carbono por ano, sem incluir emissões de incêndios florestais).

8. O Rio Amazonas é responsável por 16% da vazão total dos rios nos oceanos.

9. O Rio Amazonas flui por mais de 6.600 km e, com suas centenas de afluentes e riachos, contém o maior número de espécies de peixes de água doce do mundo.

10. Cientistas acreditam que menos de 1% das espécies de plantas foram estudadas detalhadamente levando em consideração seu potencial medicinal. Com a redução do bioma da Floresta Amazônica, as chances de se conhecer o potencial medicinal de plantas e animais também diminuem.

O mundo inteiro reconhece a Amazônia como o principal repositório de elementos naturais do mundo. Ela é também a única floresta tropical que resta em termos de tamanho e diversidade. O que você acha que deveria ser feito para preservá-la? 

Dados: WWF

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais