Gastronomia

Mês da Cerveja: conheça o bar que trouxe o conceito de tap house a Londrina

por Mariana Paschoal 22.08.19

O Dia Internacional da Cerveja foi no começo do mês, mas uma das bebidas mais populares do país merece o mês todo de comemorações. Para marcar a data, vamos falar sobre o bar que trouxe o conceito de chopps servidos em torneiras a Londrina: a Nação Bretta.

 

A Nação Bretta nasceu com a chegada de Simara e Luiz Oliveira a Londrina. O intuito do casal era espalhar a boa cerveja pela cidade, tal como faz a levedura cujo apelido dá nome ao estabelecimento: a Brettanomyces. Essa levedura participa do processo de fermentação da cerveja e tem a característica de se reproduzir a ponto de dominar todo o ambiente em que está. E, felizmente, a Nação fez o mesmo aqui na região.

Quando começou a funcionar, em 2016, Londrina não tinha nenhum outro bar com sistema de tap house, ou seja, de servir cerveja nas torneiras. A Nação Bretta foi pioneira e, depois dela, outras pessoas se inspiraram e abriram estabelecimentos que servem a bebida dessa maneira.

“Mudamos de Curitiba para Londrina e sentimos que a cidade precisava de um bar de torneiras. Até então, os chopps eram servidos apenas em chopeiras elétricas que têm uma vida útil mais curta”, explica Oliveira, que também é sommelier de cerveja artesanal. Segundo ele, depois que o barril de uma chopeira elétrica é aberto, todo o seu conteúdo precisa ser utilizado em sete dias. Passado esse tempo, a cerveja pode perder a qualidade. “A cerveja é um organismo vivo. A levedura continua trabalhando nela sem parar”, esclarece. No sistema de torneiras usa-se a câmara fria que preserva o sabor da bebida por dois a três meses sem qualquer perda de qualidade.

E o pioneirismo não estava presente apenas no ato de abrir um local que serve cervejas artesanais em torneiras. Ele permanece até hoje: atualmente, a Nação Bretta é o espaço que mais tem torneiras de chopp em Londrina. As duas unidades do bar (na Avenida Madre Leônia e no Shopping Aurora) somam 36 torneiras, ou seja, 36 tipos diferentes de cerveja para os clientes apreciarem e conhecerem.

E conhecer novas cervejas é uma premissa da Nação Bretta: a lista de torneiras muda toda semana. Quem já foi tomar uma lá, deve voltar, pois o cardápio de cervejas certamente será outro. “A gente sempre traz as cervejas que não são vendidas na cidade, desde nacionais até as importadas. Algumas cervejas são carro-chefe e mantemos na lista, como a Bodebrown, por exemplo, mas o nosso grande diferencial é que sempre vai ter uma novidade”, apresenta Oliveira.

“A cerveja preferida dos clientes é a IPA e suas variações, que são cervejas mais amargas e aromáticas devido à concentração de lúpulos”, conta oliveira. Mas aqueles que não entendem muito da bebida e aqueles que querem experimentar novos sabores também têm seu lugar na Nação: o bar tem uma régua de degustação e os clientes podem escolher até cinco tipos diferentes de cerveja da lista semanal de sabores para provar. Quando você escolher as que mais gosta para beber, vai pagar de R$ 5 a R$ 30 o copo de 415 ml. “Tem cerveja para todos os gostos e bolsos”, afirma Simara.

A maior cozinha de Londrina

Por ser um bar focado em apresentar à população Londrina o melhor da cerveja, os cardápios de comidas ficam sob a responsabilidade de restaurantes vizinhos parceiros. "Deixamos os cardápios dos restaurantes vizinhos na entrada para que os nossos clientes escolham o que quiserem. Eles também podem pedir comida por delivery de outros lugares, ou até mesmo trazer de casa. Por isso que falamos que a Nação tem a maior cozinha de Londrina: você pode comer o que quiser", expõe Simara. Clientes que não tomam cerveja também podem levar outras bebidas, como o vinho, por exemplo. A Nação Bretta não cobra rolha.

Vai lá:
Nação Bretta Madre Leônia
Endereço: Av. Madre Leônia Milito, 1400
Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira, das 17h30 à meia noite; sexta-feira, das 17h30 à 1h; sábado, das 15h à meia noite; domingo, das 18h às 23h

Nação Bretta Shopping Aurora
Endereço: Av. Ayrton Senna, 400 (piso térreo do Shopping Aurora)
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 13h às 23h; sábado, das 11h às 23h; domingo, das 11h às 20h

Site | Facebook | Instagram

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais