Ainda é muito difícil para a sociedade falar e ouvir sobre saúde mental e, principalmente, sobre o suicídio. No entanto, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS): mais de 800 mil pessoas dessa faixa etária tiram a própria vida a cada ano. E é só falando sobre o assunto que é possível conscientizar a população e prevenir o suicídio. E são esses os objetivos do evento “Suicídio e Uso de Drogas: ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”, que será realizado em Londrina no dia 7 de setembro.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Chá Biscoito e Comportamento (@biscoitoecomportamento) em

A iniciativa é do grupo londrinense Chá com Biscoito e Comportamento, projeto destinado à disseminação do conhecimento sobre psicologia à comunidade em geral. A psicóloga Simoni Oliani e a psiquiatra Maísa Norcia serão as palestrantes do evento, marcado para setembro devido à campanha Setembro Amarelo de conscientização sobre a prevenção do suicídio. As profissionais irão discutir o suicídio, o uso de drogas e a relação entre os dois em diferentes áreas da vida. O evento é aberto para todos os interessados e gratuito, porém, o Chá com Biscoito e Comportamento pede a doação de R$ 5 dos participantes. O valor total arrecadado será doado para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que promove o apoio emocional e a prevenção do suicídio através do atendimento voluntário e gratuito por telefone, e-mail e chat. 

Setembro Amarelo

A campanha de conscientização Setembro Amarelo foi criada pelo CVV, Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em 2015. A proposta é associar a cor amarela (iluminação) ao mês de setembro devido ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

De 2015 até agora, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento. A intenção é que todos divulguem a causa com ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito. Pequenas atitudes como essas já conseguem chamar a atenção e conscientizar a população sobreo assunto.

Para mais informações sobre a campanha, clique aqui

Dados sobre suicídio (OMS)

A cada dez suicídios, houve de 40 a 60 tentativas.

Estimativas indicam que a depressão será a segunda maior causa de afastamento do trabalho em 2020.

90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos.

75% dos casos de suicídio no mundo ocorrem em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.

O Brasil é o país com maior prevalência de transtorno de ansiedade no mundo.

Sobre o Chá com Biscoito e Comportamento

O Chá com Biscoito e Comportamento é um projeto destinado à disseminação de conhecimento. A iniciativa tem a missão de criar espaços onde as pessoas possam obter conhecimento e refletir sobre as possibilidades de agir no mundo.

A equipe trabalha em parceria com diversos profissionais, visando aproximar e facilitar o acesso do conhecimento científico à comunidade em geral, através de um ambiente informal e acolhedor.

Vai lá: 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Chá Biscoito e Comportamento (@biscoitoecomportamento) em

Palestra Suicídio e Uso de Drogas: ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro
Quando: 7 de setembro, das 14h às 19h
Onde: Av. Ayrton Senna da Silva, 550 (Torre Montello) e transmissão ao vivo pelo YouTube
Inscrições: clique aqui (vagas limitadas)

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais