Cultura

UEL contribui para a elevação de Londrina à categoria A do Mapa do Turismo Brasileiro

por Londrinando 30.08.19

A produção e a disseminação da ciência atraem para Londrina milhares de visitantes todos os anos, fortalecendo-a como polo de eventos de grande porte em diversas áreas de conhecimento. A elevação do município à categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro (2019-2021), divulgado no início desta semana, reflete os resultados deste turismo de eventos, com grande participação da UEL, por meio de congressos, debates e palestras. Estimativa do Londrina Convention Bureau aponta que em 2019 serão realizados 3 mil eventos na cidade. Somente este ano a UEL já realizou ou tem cadastrado 416 eventos, totalizando mais de 24 mil participantes. Destes, 22 são internacionais e 38 nacionais, que deverão atrair palestrantes renomados e pesquisadores interessados em acompanhar os debates científicos. Os dados foram levantados junto à Assessoria de Tecnologia da Informação da UEL (ATI), com base nos eventos oficiais cadastrados na Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX).

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por londrinando.com (@sitelondrinando) em

Considerando o biênio 2018/2019, o volume de eventos cadastrados aumenta em grande proporção, chegando a 984, com 64.779 inscritos. São 44 eventos internacionais, 471 locais, 107 nacionais, 316 regionais e 46 estaduais. A diretora de turismo da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Maite Uhlmann, confirma que a elevação para a categoria A se deve à atração de turistas para eventos e negócios, já que a cidade não conta com atrativos naturais como praia, quedas e montanhas.

O que fortalece Londrina, explica ela, é oferecer uma série de atrativos para o visitante a partir de um roteiro de compras, restaurantes, bares, lanchonetes e lazer bem próximos durante a estadia local. Ela explica que a partir desta inserção, o município passa a ter condições de disputar recursos oficiais do Ministério do Turismo, juntamente com Foz do Iguaçu e Curitiba. "Entendemos que a UEL é um celeiro de eventos e mais do que isso, um grande banco de talentos. A Universidade tem participação gigante neste resultado", define a diretora.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por londrinando.com (@sitelondrinando) em

O nível A é conferido aos municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. O levantamento nacional apontou 2.694 cidades de 333 regiões turísticas no país, validadas pelo Ministério do Turismo e incluídas na atualização da plataforma. No Paraná, são 14 regiões turísticas, segundo o novo mapa.

O presidente executivo do Convention Bureau, Arnaldo Falanca, detalha que o maior volume dos eventos da cidade está ligado à área acadêmica com grande participação da UEL e das demais Universidades e faculdades existentes. Outras áreas de eventos estão relacionadas aos setores de saúde, agronegócio, sociais (casamentos, formaturas e festas), além dos eventos corporativos e religiosos.

Ele considera a UEL como o maior captador dos eventos acadêmicos e defende que professores e servidores se envolvam cada vez mais nas ações do setor. O objetivo é equipar Londrina, tornando-a mais atrativa para quem vem de fora. "Esta elevação somente aumenta a nossa responsabilidade, pois necessitaremos preparar melhor a cidade para concorrer com as demais que estão na mesma categoria", define o executivo.

Rede hoteleira - Além das centenas de eventos realizados anualmente, a UEL realiza o vestibular, que historicamente ultrapassa a casa dos 20 mil inscritos, colaborando com o calendário de eventos fixos de grande importância para a rede hoteleira. Considerando ainda os acompanhantes dos candidatos, calcula-se que milhares de pessoas de outras cidades vêm para Londrina para realização da prova da 1ª fase, realizada no mês de outubro.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por londrinando.com (@sitelondrinando) em

 

Outro evento de grande proporção é a Feira das Profissões, que em junho deste ano reuniu mais de 15 mil estudantes em visitas agendadas ao Campus Universitário para conhecer a estrutura dos 53 cursos de graduação. Segundo a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), os participantes da edição deste ano vieram de 193 escolas de 67 municípios - 51 do Paraná e 16 do estado de São Paulo.

Entre os grandes eventos já realizados em 2018 e 2019 se destacaram o Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: desafios contemporâneos, com 1062 participantes; Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 622 inscritos; Congresso Paranaense de Microbiologia e Internacional Symposium of Mycology com 602 inscritos; Congresso Internacional de Educação - contextos educacionais, que ainda está com inscrições abertas e já conta com 415 inscritos; e o Congresso Brasileiro de Educação Sexual com 321 inscritos.

Somente esta semana estão sendo realizados diversos eventos na UEL, entre eles, o 4º Simpósio Nacional de História Militar, que trouxe à Londrina participantes de mais 30 instituições do país. Outro evento de grande porte é o 14º Workshop do Projeto Atlas Linguístico do Brasil, que reúne pesquisadores e estudantes de oito instituições brasileiras, todas Universidades Federais, além de pesquisadores da UEL.

A Universidade sedia ainda nestes dias a Jornada Internacional Brasil e Argentina (JIBA), que debate as formações de professores da área das Ciências Humanas, envolvendo especialmente as licenciaturas de Ciências Sociais e Letras-Espanhol. O evento busca também consolidar as ações de internacionalização entre a UEL e a Universidade Nacional de Córdoba, reunindo pesquisadores brasileiros e argentinos.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por londrinando.com (@sitelondrinando) em

Outra ação relacionada à atração de visitantes decorre dos convênios, programas e acordos que a Universidade mantém com 136 Instituições de Ensino Superior de 28 países, segundo dados repassados pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI). Destes acordos, 86 são para a chamada mobilidade acadêmica, que permite a vinda e o envio de pesquisadores. Há ainda o recebimento de profissionais que vêm de outros locais para etapas de pesquisas e eventos, sem qualquer formalização ou acordo de mobilidade. 

Com informações de Agência UEL

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais