Eventos

Setembro com Propósito: programação mensal conscientiza londrinenses sobre hábitos alimentares e sustentabilidade

por Mariana Paschoal 03.09.19

A maneira como o nosso alimento é produzido e como essa produção impacta o ambiente em que vivemos virou pauta de discussões acaloradas nas últimas semanas, principalmente impulsionadas pelo incêndio na Floresta Amazônica que abastece, com suas árvores e rios, muita gente no planeta. Foi pensando em aprofundar essa discussão que a produtora cultural e cozinheira Tamiris Eusébio de Souza teve a iniciativa de promover o Setembro com Propósito: um mês comemorativo que oferece aos londrinenses três eventos sobre hábitos alimentares e sustentabilidade.

"A iniciativa surgiu porque o Café com Propósito está mudando o cardápio para um cardápio sazonal, ou seja, que esteja alinhado com as ofertas de alimentos de cada época e que, portanto, podem ser produzidos sem uso de agrotóxicos e de forma sustentável", explica Tamiris. É, inclusive, no Café com Propósito que serão realizados os eventos do mês. "Vamos deixar de ter um cardápio fixo no Café para termos um cardápio sazonal, que varia conforme os ciclos da natureza e que é montado de acordo com o que o produtor local tem", conta Tatiana Bittencourt, uma das sócias do estabelecimento.

Que alimento é esse?

Um dos objetivos da programação é informar a população de Londrina sobre como se dá a produção de alimento convencional e de alimento agroecológico e orgânico. “O primeiro é produzido com agrotóxicos que prejudicam a natureza e a nossa saúde. O segundo é produzido de forma sustentável para a natureza e que garante a nossa saúde e bem-estar”, esclarece Tamiris. Esse objetivo será atendido com o primeiro evento do mês, que é a roda de conversas com o tema “Que alimento é esse?”. A roda contará com a participação de agricultores locais que produzem alimentos de maneira agroecológica, ou seja, sustentável e sem venenos. O bate-papo é gratuito e será no dia 7 de setembro, às 15h, no Café com Propósito (R. Espírito Santo, 1123).

"Sabemos que conscientizar as pessoas é importante, porém não é suficiente. Por isso, conversaremos sobre caminhos possíveis para essa necessária mudança de consumo e hábitos alimentares, apresentando aos participantes as diversas opções de comprar alimentos de verdade em Londrina, que valorizam os agricultores locais e os alimentos sem veneno", argumenta a produtora.

Oficina de Jardins Comestíveis

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Conecte Plante - Cufa (@conecteplante) em

Outro objetivo deste mês com propósito é aproximar a população dos alimentos agroecológicos já que eles ainda são pouco consumidos por aqui. “Em Londrina é possível encontrar esses alimentos a partir de diversas fontes. Em relação aos preços, algumas vezes podem ser até mais baixos que os convencionais”, esclarece a produtora. 

Esses tipo de alimento pode ser, inclusive, produzido em casa. Para mostrar como se faz jardins comestíveis, por exemplo, o Setembro com Propósito vai promover uma oficina com integrantes do Conecte Plante, clube que conecta o público ao consumo consciente e que pretende democratizar a alimentação saudável. A oficina será no dia 14 de setembro, às 15h, também no Café com Propósito. O valor de troca é de R$ 40.

"A oficina é uma ótima oportunidade porque eu vejo muita gente que quer começar uma horta ou produzir algum tipo de alimento em casa e não sabe por onde começar", conta Tamiris. A oficina é destinada a pessoas que moram em casas ou apartamentos. 

Feira da Estação

É claro que, em um evento como esse, não poderia faltar uma feira para que a população possa adquirir produtos sustentáveis. Por isso, no dia 21, é a vez da feira com produtores e profissionais ligados à sustentabilidade nas áreas da alimentação, produtos naturais e artesanato. "A Feira da Estação será mais uma oportunidade para se adquirir alimentos de qualidade e produtos naturais e artesanais na cidade", convida Tamiris.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Conecte Plante - Cufa (@conecteplante) em

Para organizar toda essa programação, Tamiris uniu as profissões de cozinheira e produtora cultural. Para ela, a produção de cultura se dá o tempo todo, de todas as formas, e realizar um evento também é uma forma de produzir cultura, assim como a construção de hábitos e condutas. "Ter um evento como esse no momento que estamos vivendo é de fundamental importância para a população, porque se quisermos garantir a sobrevivência das futuras gerações no planeta, precisaremos mudar muitos hábitos com urgência”, diz.

Segundo a produtora cultural, discussões sobre como a produção do nosso alimento impacta a nossa saúde e o meio ambiente ainda são raras. “Neste ano, por exemplo, mais de 250 agrotóxicos foram liberados no Brasil e pouco se fala sobre isso”, diz. Muitos desses agrotóxicos, de acordo com Tamiris, são banidos em outros países por serem cancerígenos e por matar insetos fundamentais para a existência da flora do planeta. “Nesse sentido, falar de alimentação é também falar de cultura, e nesse evento debateremos sobre como podemos construir uma cultura tão urgente para a natureza e nossa saúde, com o consumo de alimentos realmente saudáveis, sem venenos e produzido por produtores locais”, conclui.

Vai lá:
Setembro com Propósito
Quando: 7, 14 e 21 de setembro
Onde: Café com Propósito (R. Espírito Santo, 1123)

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais